Mastercard, Visa e Amex suspendem transações na Rússia

Veja todos os impactos do fim do uso de cartões nas bandeiras Mastercard, Visa e American Express em território russo!

nota de dólar ao fundo e a frente bandeira da rússia com a palavra Sanção, simbolizando o fim das operações das bandeiras de cartão Mastercard, Visa e Amex na Rússia

O conflito entre Rússia e Ucrânia está gerando consequências em todo o mundo. No Brasil os efeitos na economia e no bolso do brasileiro já são notados, como aumento nos preços dos combustíveis, alimentos mais caros (principalmente os derivados de milho e trigo), energia elétrica vai subir ainda mais, enfim.

Em respeito ao país que está sendo atacado pelas tropas russas mais de 400 empresas estão fechando seus negócios na Rússia, como o PayPal, Apple e Mc Donald’s. As bandeiras de cartão Mastercard, Visa e Amex decidiram não realizar mais transações em território russo.

Confira todos os detalhes conosco e veja o impacto disso para os usuários de cartão de crédito e débito não só na Rússia, mas também ao redor do mundo!

Mastercard, Visa e Amex suspendem transações na Rússia

O cartão de crédito e o cartão de débito é uma das principais formas de pagamento ao redor do mundo e as bandeiras são as responsáveis por aprovar a transação, visto que intermediam a compra entre o cartão e a maquininha.

Assim, em comunicado oficial, as principais bandeiras de cartão de débito e crédito do mundo anunciaram que não irão mais realizar operações financeiras com cartões emitidos por bancos russos ou de outros países dentro da Rússia. Veja a seguir a posição de cada empresa!

Mastercard

Em nota oficial, a bandeira de cartão mais aceita ao redor do mundo anunciou que tanto os cartões emitidos por instituições financeiras russas quanto os com cobertura internacional não irão mais funcionar neste país.

Dessa forma, nem o pagamento de contas e compras e nem o saque em dinheiro será mais permitido em bancos, caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais na Rússia.

A Mastercard, que tem um dos programas de benefício mais completos do mercado (Mastercard Surpreenda), divulgou que não compactua com os ataques devastadores à Ucrânia e por isso, enquanto a Rússia estiver em guerra e provocando massacres humanos, a bandeira suspenderá seus serviços no país.

Visa

A Visa, que é uma bandeira aceita em mais de 210 países ao redor do mundo e tem o programa de fidelidade Vai de Visa, também anunciou que seus cartões deixarão de funcionar na Rússia.

O posicionamento da bandeira em encerrar suas atividades no país se deve ao fato de que os atos praticados pelos russos contra os ucranianos são imperdoáveis e ameaçam a paz mundial.

Por isso, em respeito aos valores que a bandeira preza, a operadora anunciou o fim do funcionamento dos seus cartões em território russo, seja dentro do país ou em compras internacionais.

American Express

A Amex é a bandeira de cartão mais utilizada fora do Brasil e também anunciou a suspensão de suas operações na Rússia e Bielorrússia.

Leia mais: Santander irá emitir cartões na bandeira American Express

Em posicionamento oficial, a bandeira acredita que o ataque contínuo da Rússia contra os ucranianos é injustificável e ameaça a vida humana.

Por isso, os cartões emitidos na bandeira American Express não serão mais aceitos em estabelecimentos e caixas eletrônicos russos.

Todas as três bandeiras sentem muito o transtorno causado aos seus clientes de cartões que moram na Rússia ou que utilizam esse meio de pagamento no país, em compras online, por exemplo.

Mas, infelizmente, esse “boicote” das empresas é uma forma pacífica de tentar forçar Vladimir Putin a cessar os ataques à Ucrânia e que já estão prejudicando diversos outros países ao redor do mundo, com o aumento da inflação, suba nos preços, taxas de juros elevadas, enfim.