Buscando Cartão

Cartão de débito: Tudo o que você precisa saber sobre

Tire todas as dúvidas com este guia completo com todas as informações sobre o famigerado cartão de débito

Cartão de Débito Quando e como usá-lo

Grande aliado dos brasileiros, o cartão de débito vem facilitando o dia a dia ao agilizar compras de forma física e até mesmo virtuais, sem a necessidade de precisar carregar dinheiro em espécie.

Esse status que o transformou de “dinheiro de plástico” para um dos melhores amigos da vida financeira do brasileiro passa por um grande processo que não envolve somente o de facilitador de compras, mas, também, por conceder benefícios aos clientes e lojistas.

Abaixo, vamos mostrar o porquê disso e tudo sobre essa modalidade. Então, continue conosco e confira nosso guia completo sobre o cartão de débito.

O que é cartão de débito

Cartão de débito é um tipo de cartão em que o cliente realiza uma compra e o valor é descontado instantaneamente de sua conta corrente. Ou seja, ele funciona como dinheiro, mas com toda a praticidade de um cartão, sem precisar carregar notas e moedas e, claro, sem precisar de troco.

É uma maneira muito prática de pagar por suas compras, já que é aceito na maioria dos estabelecimentos hoje em dia.

Características de um cartão de débito

O cartão de débito é um plástico retangular com medida aproximada de 8 x 5cm. Sua cor pode variar de acordo com a instituição emissora e também com o tipo de conta do cliente e, em alguns casos, pode ter até mesmo uma imagem personalizada de acordo com o desejo do usuário.

Além disso, os cartões de crédito vêm com algumas informações em seu corpo. Veja abaixo quais são elas, em sua maioria (que podem variar de acordo com o banco emissor).

Parte frontal:

  • Número do cartão;
  • Nome do proprietário;
  • Validade do cartão;

Parte traseira:

  • CVV
  • Tarja para assinatura (praticamente extinta após a implementação do chip).

Diferença entre cartão de crédito e débito

O cartão de débito é um tipo de cartão em que, ao pagar pela compra, o dinheiro é retirado diretamente da sua conta corrente. É como se fosse um “dinheiro de plástico”, portanto, ele só existe atrelado a uma conta e você só consegue usar se essa conta tiver saldo suficiente para pagar por aquele valor.

O cartão de crédito, por sua vez, funciona como uma espécie de empréstimo. Quando você compra com esse tipo de cartão, o valor é adicionado a uma fatura que só chegará uma vez por mês com o vencimento pré-estabelecido. Outro diferencial é que com o cartão de crédito você pode parcelar o valor da compra, o que não é possível com o de débito.

Cartão de débito virtual

O cartão de débito virtual é uma modalidade nova disponibilizada por alguns bancos e funciona da mesma maneira que o cartão de débito comum, com a diferença de não ser um cartão físico, mas um cartão digital gerado por meio do aplicativo do banco.

Ele pode ser usado para pagar por compras e serviços no ambiente online, seja em e-commerces ou para pagar por serviços de streaming, aplicativos de comida e transporte, dentre outros.

O grande diferencial é que você consegue criar e apagar o cartão virtual quantas vezes forem necessárias, o que faz com que um novo número ou código de segurança seja gerado para ele dando mais segurança para suas transações.

Como funciona o cartão de débito

O cartão de débito funciona como dinheiro, mas com toda a praticidade e segurança de um cartão. Com ele, você paga por suas compras e o valor é debitado diretamente de sua conta.

Sendo assim, o cartão de débito está sempre associado a uma conta corrente ou poupança, que precisa ter saldo para que a transação seja concluída no momento do pagamento.

Limite do cartão de débito

Diferente do cartão de crédito, que tem um limite pré-estabelecido no momento da contratação e que pode ser alterado de acordo com seu perfil de gastos, no caso do cartão de débito, o limite é o saldo de sua conta.

Isso porque, conforme comentamos acima, todos os gastos pagos com ele serão diretamente debitados da conta a qual ele seja atrelado.

Cuidado com o limite do cheque especial

Apesar de existir essa limitação de gastos com relação ao seu saldo bancário, caso você passe seu cartão de débito para pagar por uma compra de valor maior que esse saldo, alguns bancos tendem a liberar de forma automática o limite do cheque especial.

Isso quer dizer que ele funcionará como uma aprovação de limite emergencial do cartão de crédito, e, ao realizar essa compra, seu saldo ficará negativo e o valor devido será descontado no próximo depósito que sua conta receber.

Pode parecer tentador, mas é necessário ter muita cautela quanto ao uso do cheque especial, pois seus juros são considerados os mais altos do mercado e o principal fator para que ocorra o chamado “superendividamento”. Portanto, fique atento e só use em caso de real necessidade.

Parcelamento

Os cartões da modalidade débito não oferecem a opção de parcelamento. Isso porque o cartão de débito é uma forma de pagamento à vista, já que cada gasto é debitado automaticamente da conta vinculada. Caso seja um valor que você deseje parcelar, opte pela modalidade crédito.

Taxas

Porém, é preciso ficar atento, já que os cartões dessas modalidades têm algumas taxas que são inseridas ao cliente. Essas taxas costumam ser:

Anuidade

Essa taxa só é cobrada quando o cartão também possui a modalidade crédito junto.

Compras

Qualquer operação que você faz com seu cartão de débito tem uma taxa de operação incluída no pacote. Porém, essa tarifa não costuma ser avulsa.

Saques em dinheiro

Quando você faz um saque no banco emissor do seu cartão de débito, esse valor não costuma ser taxado. Você somente paga tarifa caso realize o saque em um terminal do Banco 24 horas, ainda assim não é certeza, já que boa parte dos bancos têm convênio com a instituição.

Entretanto, alguns bancos digitais, como o Neon e o Nubank, cobram uma tarifa dessa operação, uma vez que não possuem terminais próprios e recorrem ao terminal 24 horas.

Além disso, você pode pagar por sacar dinheiro no exterior, uma vez que há conversão da moeda estrangeira. Nesse caso, a operação inclui, além do PATX, uma taxa estabelecida pelo banco e o IOF.

Principais bandeiras de cartão de débito

As principais bandeiras de débito no país são:

Quem pode ter cartão de débito

Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter um cartão de débito. Para isso, basta ter uma conta corrente ou poupança em algum banco e solicitar a modalidade ao seu gerente ou pelo aplicativo do banco.

Diferente da maioria dos cartões de crédito, o cartão de débito também pode ser conseguido sem dificuldades por pessoas negativadas.

Para abrir sua conta e conseguir um cartão de débito, escolha o banco de sua preferência, verifique a documentação exigida, se dirija à agência ou, no caso dos bancos digitais, realize as operações solicitadas pelo aplicativo.

Análise para liberar um cartão de débito

Para liberar um cartão de débito, normalmente os bancos levam em conta vários fatores de informações disponíveis no mercado, principalmente obtidas através dos bureaus de crédito. Elas se somam a outros dados para a análise, que costumam ser, em ordem:

  • Análise de documentação
  • Histórico de pagamentos
  • Histórico de crédito
  • Score
  • Aprovação da conta

O que é possível fazer com um cartão na função de débito

Com o cartão de débito é possível pagar por diversas compras de bens e serviços. Veja alguns exemplos nos tópicos abaixo.

Compras em lojas físicas

Uma das maiores facilidades que os usuários de cartão de débito têm é que a maioria das lojas físicas atualmente aceitam pagamento com essa modalidade.

Compras online

Diversos sites e aplicativos também já adotaram esse tipo de cartão como pagamento. É possível cadastrá-lo em apps de delivery, transporte, serviços de streaming e fazer compras em sites de todos os tipos usando o débito.

Compras e pagamentos via carteira digital

Outra forma de usar o débito é comprando via carteiras digitais, como PayPal, Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay, WhatsApp pay, dentre outras. Basta você cadastrar seu cartão e poderá usá-lo ao escolher a carteira digital como forma de pagamento.

Pagamentos de contas e boletos

Para pagar contas e boletos com o cartão de débito você pode se dirigir ao caixa eletrônico com seu cartão, selecionar a opção “Pagamentos”, escolher o tipo de boleto a ser pago (luz, água, telefone, etc), colocar o código de barras no campo indicado e finalizar a transação.

Realização de saque em dinheiro

Neste caso, você também deve se dirigir a um caixa eletrônico com seu cartão. Após inseri-lo, selecione a opção “saque”, escolha o valor, digite sua senha e pronto! Você terá o dinheiro vivo em mãos.

Prós e contras de um cartão de débito

Assim como qualquer cartão, a modalidade débito também tem prós e contras. Conheça abaixo.

Vantagens

Como vantagens de se usar cartão de débito, podemos citar:

  • Maior facilidade para controlar seus gastos
  • Compras sem encargos
  • Não tem necessidade de avaliação de crédito
  • Segurança por não precisar andar com dinheiro em espécie na carteira
  • Grande aceitação em lojas físicas e online

Desvantagens

Como desvantagens, podemos dizer que, na maioria das vezes, os cartões de débito não têm programas de pontos e benefícios como os cartões de crédito. Mas, como ele funciona como dinheiro, as desvantagens estão mais ligadas ao comportamento do usuário do que com a modalidade em si.

Cartão de débito é seguro?

Sim! O cartão de débito é seguro e uma ótima opção para despesas do dia a dia. Assim como o cartão de crédito, ele exige senha para efetuar a transação e, além disso, possibilita que o usuário não ande com dinheiro na carteira, diminuindo a chance de prejuízos.

Porém, é sempre recomendável que não se use cartões em lugares não confiáveis, para evitar clonagens e fraudes.

Como fazer um cartão de débito

Para solicitar um cartão de crédito basta ter uma conta corrente ou uma conta poupança e, assim, solicitar o cartão ao seu banco, seja por meio do aplicativo ou mesmo com seu gerente na agência.

De qualquer maneira, na maioria dos casos, ao abrir a conta no banco, você já recebe essa modalidade de cartão.

Melhores cartões de débito do mercado

Confira abaixo a nossa seleção de melhores cartões de débito do mercado.

Nubank

Cartão de Crédito

Nubank

  • Sem anuidade
  • Limite alto

Saiba como solicitar

O Nubank é um dos bancos digitais mais conhecidos do Brasil. Inicialmente, só oferecia a função crédito, mas, a partir de 2018, atendendo a pedidos de seus clientes, passou a oferecer também o débito. Veja características do cartão de débito Nubank:

  • Bandeira: Mastercard;
  • Taxa para saques: R$6,50;
  • Internacional: Somente versão crédito;
  • Benefícios: Por ter bandeira Mastercard, o débito Nubank acumula pontos no Mastercard Surpreenda. Porém, não acumula pontos no Nubank Rewards.
  • Disponível para todos os clientes do banco;

Banco Pan

Cartão de Crédito

Banco PAN

  • Sem anuidade
  • Limite ajustável

Saiba como solicitar

Outro banco digital que vem se destacando no mercado brasileiro, o banco Pan, antigo Panamericano, segue a tendência e oferece uma conta digital sem taxas aos seus clientes. Saiba mais sobre o cartão de débito Pan:

  • Bandeira: Mastercard;
  • Taxa para saques: 30 saques gratuitos, após isso R$2,00 por saque;
  • Internacional: somente versão crédito;
  • Benefícios: A única vantagem do Banco Pan é que você passa a fazer parte do Mastercard Surpreenda;
  • Disponível para todos os clientes do banco;

Banco Inter

Cartão de Crédito

Banco Inter

  • Com Cashback
  • Sem anuidade

Saiba como solicitar

O banco Inter oferece uma conta digital cheia de benefícios aos seus clientes. Além de ser sem taxas, oferece cashback no crédito, cartão sem anuidade, saque e TED gratuitos e muito mais. Conheça mais sobre a função débito do Inter:

  • Bandeira: Mastercard;
  • Taxa para saques: Zero
  • Internacional: Somente versão crédito;
  • Benefícios: Assim como todos os cartões Mastercard, o cartão Inter acumula pontos no Mastercard Surpreenda.
  • Disponível para todos os clientes do banco;

Agibank

Cartão de Crédito

Agibank

  • Internacional
  • Múltipla função

Saiba como solicitar

O Agibank, antigo Agiplan, é um banco brasileiro com origem no sul do país e é conhecido por ter sido o primeiro banco no mundo a transformar o número de celular do cliente no número da conta corrente. Saiba mais sobre o cartão de débito Agibank:

  • Bandeira: Mastercard;
  • Taxa para saques: Zero
  • Internacional: Somente versão crédito;
  • Benefícios: Assim como todos os cartões Mastercard, o cartão Inter acumula pontos no Mastercard Surpreenda.
  • Disponível para todos os clientes do banco;

C6 Bank

Cartão de Crédito

C6 Bank

  • Sem anuidade
  • Personalizável

Saiba como solicitar

O C6 vem ganhando espaço não somente por seu cartão de crédito com inúmeras vantagens, mas também por ter uma função de débito especialmente pensada para seus clientes. Veja abaixo suas características:

  • Bandeira: Mastercard
  • Taxa para saques: Isenta
  • Internacional: Não
  • Benefícios: Da bandeira Mastercard, o débito C6 Bank acumula pontos no programa Mastercard Surpreenda. Porém, não acumula pontos no C6 Átomo. Com o cartão de débito C6 você pode pagar suas contas no Netflix, Uber, Spotify, iFood e Deezer.
  • Disponível para todos os clientes do banco

Itaú Click

Cartão de Crédito

Click Itaucard

  • Sem anuidade
  • Limite alto
Saiba como solicitar

Dos bancos mais tradicionais do país, o Itaú também seguiu a tendência de oferecer um cartão em que não cobra anuidade dos seus clientes, o Itaucard Click. Esse benefício, porém, só consegue ser atingido se você pagar até R$ 100 por mês na fatura. Abaixo, mostraremos outros. :

  • Bandeiras: Mastercard e Visa;
  • Taxa para saques: Isenta;
  • Internacional: Sim;
  • Benefícios: Com o Itaucard Click você tem vantagens em cinemas e parceiros Itaucard, além de automaticamente participar dos programas Mastercard Surpreenda e Vai de Visa, dependendo de qual bandeira escolher.
  • Disponível para clientes com renda mínima de R$ 2.000;

Conclusão

Percebeu como o cartão de débito pode te auxiliar a melhorar sua vida financeira, desde que seja utilizado de acordo com sua renda e com segurança?

Por isso, ao solicitar um, tente fugir da tentação do “dinheiro de plástico”, sabendo quanto pode gastar mensalmente. Com isso, terá no cartão de débito um dos melhores amigos de sua vida financeira!