Tudo o que você precisa saber sobre as bandeiras de cartão de crédito

Um guia completo com todas as informações sobre as bandeiras de cartão de crédito, que vai muito além de Visa, Mastercard e Elo

cartões de crédito empilhados ao fundo e mais a frente algumas bandeiras de cartão de crédito

Uma dúvida bastante comum entre os usuários dos cartões de crédito é com relação à bandeira e a operadora. Mas, você sabe qual é a diferença real entre as bandeiras de cartão de crédito existentes no mercado?

Bom, a bandeira é a responsável por definir onde seu cartão será aceito ou não, dependendo das maquininhas nos estabelecimentos. Além disso, as bandeiras oferecem vantagens exclusivas aos clientes.

Vale lembrar que cada cartão pode ter apenas uma bandeira e sendo assim, você não pode ter no mesmo cartão a Mastercard Elo ou Elo Visa, por exemplo.

Então, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, acompanhe com o Site Notícia Oficial tudo sobre as principais bandeiras de cartões de crédito existentes no mercado! Vamos lá?!

O que são bandeiras de cartão de crédito?

Como já mencionado, a bandeira de cartão de crédito é quem vai definir se seu cartão é aceito ou não em um certo estabelecimento. A maquininha (aquela em que você insere o seu cartão) é quem lê a bandeira. 

Assim, no momento da compra, a leitura da maquininha se comunica com a administradora do cartão de crédito, que, por sua vez, valida ou não a transação.

Como funcionam as bandeiras de cartões de crédito?

Confira a seguir como funcionam as bandeiras de cartão de crédito mais comuns no mercado!

Como identificar a bandeira do cartão de crédito?

A bandeira do cartão de crédito sempre estará indicada na direita no canto inferior do seu cartão, representando a empresa escolhida.

Para que servem as bandeiras de cartão de crédito?

Para cumprir um papel social de intermediação e de facilitação do processo de compra e venda, as bandeiras são responsáveis pelo aceite dos cartões nos estabelecimentos comerciais.

Quais são as bandeiras mais comuns do mercado?

Basicamente, há no mercado, seis principais bandeiras de cartão de crédito. Dentre as bandeiras de cartão de crédito mais comuns, destacam-se:

  • Visa
  • Mastercard
  • Elo
  • American Express

Além dessas, existem outras bandeiras de cartão de crédito que também estão disponíveis para a contratação. São elas: Hipercard; Maestro; Diners Club, entre outros.

Mastercard

A bandeira Mastercard conta com aproximadamente 720 milhões de cartões espalhados em 210 países.

A Mastercard é a líder do mercado e sendo assim, sua aceitação é ampla, seja em lojas físicas ou até mesmo em estabelecimentos que atendem de forma virtual.

Da mesma forma, a união entre 25 mil instituições financeiras permite que o crédito seja utilizado na maioria dos estabelecimentos ao redor do mundo.

Tipos

  • Standard: Este modelo se encaixa perfeitamente com o estilo do seu primeiro cartão. Sendo assim, é uma ótima forma para controlar os gastos diários;
  • Gold e Platinum: essas categorias ofertam benefícios extras para você, em comparação ao modelo standard, como, por exemplo, proteção de preço e de compra;
  • Black: os cartões Black da maior bandeira do mundo ofertam um generoso poder de compra, com benefícios exclusivos a você cliente.

Benefícios

Os benefícios oferecidos são bem interessantes, tais como: compre um produto e leve outro (o famoso Mastercard Surpreenda) e o modelo de pagamento rápido Masterpass. Acompanhe os detalhes:

  • Mastercard Surpreenda: a cada nova compra que você fizer utilizando seu cartão Mastercard, automaticamente você ganha 1 ponto. A partir de 5 pontos, troque por benefícios, como comprar um produto em uma loja parceira e levar outro totalmente gratuito. Além disso, desfrute de ingresso para cinema em dobro, recargas para celular, perfumes e muito mais. Para participar, cadastre seu cartão de crédito, cartão pré-pago ou de débito no site do Mastercard Surpreenda.
  • Masterpass: o próprio modelo de pagamento colabora com você e facilita seu dia-a-dia durante as compras online. É só se cadastrar no Masterpass e pronto, durante o pagamento, escolha essa opção e está pago, tudo com praticidade. 

Visa

Atualmente, existe aproximadamente um bilhão de cartões da bandeira Visa em todas as partes do mundo.

Essa bandeira atua em mais de 200 países e atualmente é considerada a segunda bandeira de cartões mais aceita ao redor do mundo. Sem sombra de dúvidas, os clientes com cartões Visa não tem problemas com aceitação, seja nas compras aqui no Brasil ou no exterior.

Além do mais, a bandeira Visa é formada por uma junção de mais de 20 mil instituições financeiras de todo o planeta, sendo que o cartão é aceito em mais de 24 milhões de estabelecimentos em diferentes partes do mundo.

Tipos

  • Classic: essa modalidade é ideal para as compras básicas do cotidiano, seja de forma física ou pela internet;
  • Gold: Esse tipo de cartão de crédito oferece vantagens especiais, além de te ofertar um maior poder de compra;
  • Platinum: Essa modalidade oferece a você mais serviços e benefícios durante suas viagens, de forma exclusiva;
  • Infinite: esse é considerado o cartão de crédito mais completo da bandeira Visa, visto que oferece exclusividades incríveis e um maior poder de compra.

Benefícios

Você é daqueles que adora um desconto e vantagens únicas? Então, escolher a bandeira Visa pode ser bastante interessante para a sua carteira. 

Veja com o Notícia Oficial como ter descontos exclusivos ao usar o seu cartão Visa:

  • Programa Vai de Visa: nessa plataforma de descontos da bandeira Visa, você paga menos na compra de produtos e serviços, em restaurantes, hotéis, locadoras de veículos e muito mais. Para desfrutar desses benefícios é só se cadastrar no “Visa Checkout” e depois escolher essa opção de pagamento durante sua compra.
  • Visa Passfirst: você já pensou em comprar ingressos para assistir o jogo de futebol do seu time preferido sem precisar sair de casa? E melhor ainda, sem enfrentar filas em bilheterias… Isso é possível, basta comprar seus ingressos com seu cartão da bandeira Visa no site do futebolcard.

Elo

Existe uma bandeira exclusivamente brasileira: A Elo! Embora ainda seja nova no mercado (lançada em 2011), a Elo é uma das mais completas hoje em dia, no qual foi criada por uma parceria entre três bancos nacionais: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

Mas, saiba que apesar do mito de essa bandeira não é bem aceita durante as compras, isso não é verdade, pois grande parte das maquininhas de cartão já a aceitam, inclusive nas compras feitas pela internet.

Atualmente, a bandeira Elo tem ganhado destaque no mercado e vem sendo bem recebida pelos estabelecimentos.

Tipos

  • Básico: Com esse modelo de cartão você pode fazer compras do seu cotidiano, tanto nas lojas físicas quanto nas online, em estabelecimentos nacionais e internacionais;
  • Mais: esse modelo de cartão oferece benefícios exclusivos, tais como uma pontuação bastante elevada, Wi-Fi gratuito em diversos estabelecimentos ao redor do mundo e muito mais;
  • Grafite: nessa modalidade você tem um maior poder de compra, bem como desfruta de vantagens e benefícios incríveis.
  • Nanquim: Esse é o cartão de luxo da bandeira Elo. Com ele, você tem muito mais comodidade durante suas compras, ganha benefícios especiais, tem direito a seguros e mis conforto durante a viagem.

Benefícios

Usuários da bandeira Elo ganham descontos bem atrativos nas compras, como:

  • Outback;
  • Frete 100% gratuito no site da Havaianas;
  • Benefícios na rede de hamburgueria Tradi;
  • Até 12% de desconto no aluguel de carros na empresa Movida;
  • Até 10% de desconto na rede L’occitane.

Além desses descontos, também é possível aproveitar de vantagens exclusivas, dependendo do banco emissor do seu cartão com a bandeira Elo.

American Express

O American Express, também conhecido como Amex, conta com 57 milhões de usuários. Para ter o cartão mais básico da bandeira American Express, a renda mínima exigida é de R$5 mil, ou seja, essa é bandeira voltado para o público com maior poder de compra.

Com relação à aceitação, todos os cartões da Amex são aceitos em mais de um milhão de estabelecimentos aqui no Brasil, além de mais de 13 milhões em outros países.

No mercado brasileiro, os únicos dois bancos que emitem cartões da Amex são: Banco do Brasil e Bradesco.

Tipos

  • Green: Esse é o cartão de crédito mais básico da American Express, mas mesmo assim conta com benefícios incríveis;
  • Gold: Essa modalidade oferta serviços exclusivos, além de um maior poder aquisitivo;
  • Platinum: Esse cartão oferece vantagens e benefícios para clientes com um padrão de vida mais elevado, para que esses tenham mais comodidade em suas compras e viagens.

Além disso, clientes dessa bandeira podem contar com um serviço exclusivo para consultar a fatura do cartão American Express, de maneira totalmente online.

Benefícios

Dentre os benefícios oferecidos pela American Express, destacam-se:

  • Frete 100% gratuito no app de delivery Rappi;
  • Até 10% de desconto nas compras na Livraria Cultura, loja ou site;
  • Acumulo e troca de pontos em todas as compras;
  • Serviço de sala Vip em aeroportos nacionais;
  • Benefícios exclusivos no MASP (Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

Qual a diferença entre bandeira, administradora, emissora e operadora de cartões de crédito?

Em suma, a bandeira é indicada pelo símbolo no canto inferior direito do cartão de crédito. Já a operadora é a empresa que emitiu o cartão para o usuário. Dessa forma, uma bandeira de cartão de crédito é formada pela relação de instituições financeiras que administram seu crédito.

Além disso, essas instituições definem os prazos, limites e as regras para o uso do cartão. Sendo assim, as bandeiras são responsáveis por intermediar a relação envolvendo o usuário e a operadora do cartão de crédito.

Assim, a operadora (adquirente) é uma terceira instituição que tem como função determinar as taxas e os juros do cartão, nos volumes das vendas.

Por sua vez, o banco é responsável pelos limites disponibilizados para cada usuário. Além disso, algumas lojas e empresas aéreas também disponibilizam cartões de crédito para seus clientes.

Diferenças entre as bandeiras

Escolher a bandeira de cartão de crédito pode implicar em diversas vantagens ou ser motivo de dor de cabeça em determinadas situações. 

Isso porque existem diferenças entre os serviços oferecidos por cada uma delas e é preciso que você escolha uma opção que melhor se adapte ao seu perfil de consumidor.

Quanto mais vantagens uma bandeira de cartão de crédito oferece para você cliente final, maiores são as chances de obter sucesso no mercado. Por isso, você deve manter o foco nesses benefícios, a fim de conseguir atender cada vez mais seus interesses, observando, nas propostas oferecidas, a que se encaixa melhor ao seu perfil.

Qual é a melhor bandeira de cartão de crédito?

Não existe uma bandeira melhor que a outra, pois todas oferecem vantagens e benefícios exclusivos e bem interessantes. 

No entanto, algumas bandeiras acabam sendo mais solicitadas que outras, por oferecem benefícios mais atrativos aos clientes, como é o caso da Mastercard e a Visa.

Apesar disso, você deve observar, ainda, o que cada bandeira oferece, de acordo com o seu perfil de consumidor para, aí sim, definir aquela que melhor vai lhe servir.

É possível escolher a bandeira do cartão?

Em alguns casos sim, visto que dependendo do cartão, ele é emitido apenas com uma bandeira. 

No caso do emissor disponibilizar o cartão em mais de uma bandeira, aí sim existe a possibilidade de você escolher a que deseja, antes mesmo de assinar o contrato junto ao seu banco.

Mas, a dica é que você escolha o cartão de crédito com uma bandeira interessante para o seu perfil de compra e padrão de consumo.

Além disso, o emissor do cartão também é importante, uma vez que ele oferece benefícios e vantagens especiais, como as milhas aéreas, por exemplo.

Qual a bandeira de cartão de crédito mais aceita no mundo?

A bandeira de cartão de crédito mais aceita no mundo é a Mastercard. Ela é a líder de mercado, estando presente em mais de 210 países. Com isso, sua aceitação é ampla, seja em lojas físicas, como nas lojas virtuais.

Isso quer dizer que se o cartão for da bandeira Mastercard, você pode ficar tranquilo para comprar onde e quando quiser, tanto em compras nacionais, como naquelas internacionais.