Governo aumenta taxa de juros do empréstimo consignado

A partir de janeiro de 2022 o empréstimo consignado irá passar a custar mais caro para o consumidor. Confira todos os detalhes aqui!

aumento da taxa de juros do empréstimo consignado para 2022

O empréstimo consignado é um dos tipos de crédito mais solicitados pelos brasileiros e isso decorre do fato de ser o mais barato, comparado a outras opções como cheque especial, empréstimo pessoal e empréstimo via cartão de crédito.

Contudo, com a Selic subindo cada vez mais (atualmente em 9,25%), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) deliberou esta semana o aumento na taxa de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS.

Assim, a partir de janeiro de 2022, a taxa que era de 1,80% passa para 2,14% ao mês. Mas, mesmo assim, ainda fica mais em conta que os juros do cartão de crédito, que passará para 3,06% ao mês. Confira todos os detalhes a seguir!

Novo aumento da taxa de juros do empréstimo consignado

Segundo o CNPS, os juros do crédito consignado, a partir do próximo mês, voltam ao patamar que estavam antes da pandemia, isto é, 2,14% mensais.

Contudo, como reforça Leonardo Rolim, Secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, esse é o teto base, ou seja, o máximo de juros que pode ser cobrado em um empréstimo consignado, mas isso não quer dizer que todas as instituições apliquem essa taxa aos seus clientes.

Como mencionado acima, o motivo para o aumento nos juros do consignado é basicamente devido aos crescentes reajustes na Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.

Como a inflação está alta (custo de vida caro), o Copom aumenta a Selic na tentativa de diminuir a inflação.

Só que quanto mais se aumenta a Selic, mais caro fica o crédito para os brasileiros, como, por exemplo, quem contrata empréstimos, parcela no cartão de crédito, entra no cheque especial, realiza compras no crediário, solicita financiamentos e etc.

Além disso, é importante salientar que a margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS também foi alterada.

Assim, a partir de janeiro passará ao patamar de 35% da renda mensal do beneficiário, sendo 30% da margem para empréstimo e 5% para uso no cartão de crédito consignado.

Fora isso, como anunciado aqui no Notícia Oficial anteriormente, o prazo de parcelamento do crédito consignado também mudará, onde o cliente terá até 72 meses para quitar o empréstimo contratado e não mais 84 meses.

Posição das instituições financeiras sobre o aumento da taxa de juros do empréstimo consignado

Em comunicado oficial, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), informou que o aumento na taxa de juros do empréstimo consignado irá facilitar a contratação de linhas de financiamentos.

Isso porque com o consignado mais caro, a tendência é que o público migre para o financiamento, que possui um custo mais baixo, devido à garantia de pagamento de desconto das parcelas automaticamente da conta do cliente consignado.

Cabe salientar que os bancos já estavam solicitando reajustes na taxa do consignado, devido ao aumento recorrente na taxa Selic.

De acordo com dados da Febraban e do Banco Central, o número de empréstimos consignados diminuiu nos últimos meses, passando de R$9,37 bilhões em abril para R$7,18 bilhões em outubro de 2021.

Então, se você faz parte do público consignado, fique atento, pois nos próximos dias a contratação deste tipo de crédito terá mudanças, onde basicamente os juros vão aumentar e o prazo de parcelamento e a margem consignável vão diminuir!