Buscando Cartão

Cartão de crédito consignado: Tudo o que você quer saber

Tire todas as suas dúvidas sobre o cartão de crédito consignado neste guia completo e exclusivo!

homem aposentado olhando para o seu cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado pode ser a solução perfeita para quem quer pôr a vida financeira em ordem e até mesmo realizar sonhos, como comprar a casa própria, um carro novo ou outro bem que o satisfaça.

Além disso, esse tipo de cartão é amigo do seu bolso, pois ele tem menores taxas que os cartões de crédito tradicionais. Outro diferencial é que ele foi pensado para atender um público exclusivo, com benefícios especiais para aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas e militares das forças armadas

Por isso, se você precisa de dinheiro rápido, com juros baixos e sem a tal “burocracia”, o cartão consignado é uma excelente alternativa de uso, pois conta com bastante vantagens. Acompanhe!

O que é cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado é mais uma opção para aqueles que já fazem uso de cartão de crédito. A diferença é a forma de pagamento, visto que os descontos são feitos na folha ou benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O valor mínimo de gastos será descontado no contracheque ou beneficiário do INSS de maneira automática. Os juros são de no máximo 2,70% (mês) para INSS e 4,50% (mês) para servidores o menor do mercado. Todo o valor excedente virá sempre na fatura seguinte – no próximo mês. E a vantagem é que devido ao baixíssimo valor dos juros, não excede nas faturas subsequentes. 

Como funciona o cartão de crédito consignado?

O cartão consignado é bem parecido com o cartão de crédito habitual, porém, difere na forma de pagamento, uma vez que é mais uma opção que visa alterar o modus operandi de uso – desconto em folha ou via INSS.

Desse modo, esse produto é ofertado pelas instituições financeiras. Os aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas e militares das forças armadas podem fazer o uso por meio de suas contas-salário e das contas cadastradas no INSS.

Vale destacar que de acordo com a lei, uma pessoa só pode utilizar de 30% do que recebe de maneira líquida para garantir o empréstimo. O restante dos 5% são do cartão, o que totaliza 35% do uso.

Qual a diferença do cartão consignado e um tradicional?

A grande diferença do cartão consignado é que ele é um produto financeiro voltado para o funcionalismo público, bem como para aposentados e pensionistas do INSS, com desconto em folha.

No mais, é bem semelhante aos demais que são utilizados em comércios, considerando que as funções de saques e pagamentos parcelados se mantém.

Mas, o ponto positivo e que torna esse tipo de cartão de crédito tão interessante é que os riscos de inadimplência são baixos comparados com outros modelos.

O cartão de crédito tradicional ou também o digital – bem comum nos tempos de hoje, é pedido RG, CPF/CNPJ, comprovante de residência e comprovante de renda do titular da conta. Qualquer pessoa pode fazer o cadastro. As taxas de juros variam de acordo com os dados atuais que são de 301,9% a 311,7% ao ano. Recebimento de faturas estão inclusas.

A diferença também será nos benefícios que cada cartão (bandeira ou banco/financeira) vão oferecer para cada cliente.

Alguns exemplos virão de programa de pontos, descontos em lojas, juros baixos, zero anuidade, viagens, exclusividade em salas de embarques nos aeroportos, aprovação do uso com nomes negativados e etc.

Vantagens

No que se refere ao cartão consignado as vantagens podem sim ganhar adeptos, principalmente por que, normalmente, aceitam pessoas com o “nome sujo”, o que é mais difícil de acontecer nos cartões tradicionais.

Além do mais, esse cartão é liberado para qualquer natureza de uso. Ah, sem anuidade! E na medida que o salário aumenta o valor do limite poderá também aumentar.

Um outro ponto é que não importa o score de crédito do solicitante, visto que não são feitas consultas aos órgãos de proteção ao crédito durante a análise do pedido de um cartão consignado.

Além disso, os prazos de pagamento são maiores, tem os menores juros do mercado, permite o parcelamento em até 72 vezes, saques à vontade e sem taxas, entre outras vantagens.

Já com relação ao limite de crédito, o valor liberado tem a ver com o salário ou pensão líquida do usuário. Mas, atenção! É preciso consultar bancos e financeiras para melhor avaliar os benefícios ofertados.

Desvantagens

Mesmo que baixas as taxas de juros, o cartão consignado, assim como os demais, pode oferecer a dita “bola de neve” para aqueles usuários que acumulam parcelas – descontos em folha. Portanto, na data de vencimento de cada pagamento o ideal é quitá-lo, para assim não entrar no crédito rotativo.

Já nos saques em dinheiro é preciso ter disciplina. Por mais que seja liberado o uso de quase 90% em saques do cartão de crédito consignado, poderá acarretar o descontrole da vida financeira de cada indivíduo. Então, saiba onde começa o seu limite de uso de cartão, ou seja, poupe dinheiro e conheça as suas dívidas.

Em caso de demissão, a dívida não some, pois a cláusula de contrato enfatiza que deve se descontar até 30% da rescisão. Assim, é necessário que o cliente procure um acordo com a empresa solicitante do crédito.

Quem pode solicitar um cartão consignado? 

Primeiramente ser maior de 18 anos e estar no grupo dos aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas e militares das forças armadas que poderão fazer o uso por meio de suas contas-salário e das contas cadastradas no INSS.

Negativados

Consumidores com o nome sujo podem sim possuir os benefícios que o cartão oferece. Mas, vale destacar que o limite será com base no salário líquido. E outra vantagem é a não consulta de pontos por meio do Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).  

Aposentado

Com desconto em folha, o aposentado também poderá receber os mesmo benefícios que os “negativados” e farão uso de parcelamentos em até 72 vezes, para maiores prazos e sem anuidade.

Pensionista INSS

Terão o mesmo desconto na pensão. E também farão parte do seleto grupo que não paga anuidade, taxas baixas para o controle de gastos. 

Servidor público

Recebe o desconto em folha, zero anuidade, saque em até 90% do seu limite, juros baixos mensais.

Militares

Os militares, servidores públicos, gozam dos mesmos benefícios que os grupos já citados. Além do uso do cartão consignado fora do país e obter benefícios conforme a bandeira do cartão.

Porque cartão consignado aceita negativado? 

Em nosso país, de acordo com as últimas pesquisas, existem 61 milhões de pessoas que estão com seus CPFs “sujos”.

Assim, para “facilitar” o uso de pessoas que vão contribuir com o mercado, ao colocar crédito na praça, os bancos e financeiras aceitam que pessoas com o nome negativo possam ter acesso aos benefícios que o cartão pode oferecer.

Os riscos são mínimos para quem empresta o crédito. Vale destacar que o desconto é sempre na folha de pagamento, pensão e aposentadoria. Cada instituição financeira fará de maneira independente a avaliação criteriosa.

Como funcionam os juros

A taxa de juros no cartão de crédito consignado é a mais baixa do mercado, o que vai na contramão dos moldes tradicionais.

Pode chegar a ser até 200% menor ao ano. Com média ao mês em 2,70% para o INSS e 4,50% para os servidores públicos. 

O ideal é procurar o banco ou outra instituição que fará análise e ofertará o tipo de convênio ideal.

Qual o juros rotativo?

De acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), a média mensal de juros nos cartões de crédito consignados é de 2,70%. O que pode facilitar bastante o uso no dia-a-dia e sempre é descontado na folha de pagamento, evitando atraso e multas.

Qual é o IOF?

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), nos cartões de crédito consignados, é com base no tributo coletado em operações de crédito. É uma taxa nacional. Nas operações de crédito consignado o valor é de 0,0082% para as pessoas físicas e 0,0041% para jurídicas.

Anuidade

Não existem anuidades dos cartões consignados. O que pode acontecer é os bancos ou financeiras cobrarem um valor pela emissão do cartão.

No mais, as cobranças são feitas com base nas compras mensais feitas pelo usuário. 

Como é definido o limite de crédito do cartão Consignado?

Os limites de crédito vão seguir como base o salário ou pensão líquida de cada servidor, pensionista e aposentado.

Para que haja aumento no crédito é necessário aumento no salário, depósitos bancários e renda extra. Mas, também depender da confiabilidade entre o cliente e a empresa (bancos ou financeiras) contratadas.

É possível aumentar o limite de crédito?

Sim! Desde que ocorra o aumento nos valores em conta do servidor, pensionista e aposentados. Os depósitos bancários feitos mensalmente e a utilização de trabalhos que geram renda extra são contabilizados. 

Como solicitar um cartão de crédito consignado?

É possível solicitar o cartão de crédito consignado de maneira prática por meio de sites. E, não pense que não é confiável, pois os cartões online são seguros!

Além do mais, também é possível fazer simulações por programas em sites especializados. Mas, procure sempre buscar informação e avaliar se o cartão de crédito consignado é o ideal para você.

DESCOBRIR O CARTÃO IDEAL