IPVA mais caro em 2022: Despesa vai pesar no bolso

Os donos de veículos irão pagar cerca de 25% a mais no IPVA este ano, confira todos os detalhes conosco!

Pilha de moedas; calculadora; carro de brinquedo e caneta no modelo simulando o IPVA mais caro em 2022

Não é novidade para o consumidor brasileiro que o custo de vida está mais caro, não é mesmo? Tanto a inflação quanto a Taxa Selic estão em alta, o que faz com que basicamente tudo pese mais no bolso, seja uma compra no supermercado até a contratação de um empréstimo, por exemplo.

Nas contas de início de ano isso não é diferente, visto que foi anunciado que o IPVA estará mais caro em 2022. Segundo levantamentos, os reajustes podem variar entre 20% e 30%, em comparação ao ano passado.

Então, se você é dono de veículo, saiba que essa despesa irá pesar mais em seu orçamento este ano. Confira a seguir mais sobre o assunto!

IPVA em 2022 está mais caro – Veja os detalhes

A pandemia gerou uma crise financeira não só no Brasil, mas no mundo todo e com isso, tudo ficou mais caro, desde as despesas básicas, como gastos com alimentação, aluguel e conta de luz até a contratação de crédito, como financiamento, cheque especial, crediário e afins.

No caso do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), estima-se que este ano o valor fique entre 20% e 30% mais caro que em 2021.

Motivos para o aumento no IPVA em 2022

O motivo para o aumento no valor do IPVA em 2022 é dado principalmente pelo comportamento mercado de veículos.

De acordo com dados da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), somente no último ano tivemos uma alta de 22,54% no preço dos automóveis.

Inclusive, ainda segundo a FIPE, os carros usados serão os mais impactados pelo aumento no valor do IPVA, visto que seu preço médio de mercado cresceu.

Basicamente estamos falando da lei da oferta e demanda, como os veículos novos ficaram mais caros (cerca de 32%) e na maioria das vezes exigem financiamento, os brasileiros deram preferência para a compra dos usados.

Os veículos usados, normalmente, são mais baratos e a forma de pagamento é mais acessível. Assim, com a maior procura pelos carros usados, o preço de comercialização aumenta.

Entretanto, outros fatores também impactaram o aumento nos preços dos veículos usados, como é o caso da alta na cotação do dólar, aumento das commodities e do frete marítimo.

Assim, como o valor do imposto IPVA é baseado no valor do veículo na Tabela Fipe, como os novos e semi-novos tiveram reajustes no preço, consequentemente seu IPVA ficou mais caro.

Como economizar na hora de pagar o IPVA mais caro em 2022?

Quem tem essa despesa, não tem como fugir do pagamento. Entretanto, muitos governos estaduais estão tomando medidas para tentar amenizar o custo do IPVA no orçamento das famílias.

A principal estratégia adotada é o desconto no pagamento à vista, que com certeza é bem interessante, visto que em muitos estados consegue-se mais de 20%, como é o caso da Bahia.

Além disso, para quem não tem o dinheiro à vista para aproveitar o desconto no pagamento do IPVA 2022, a dica é usar o cartão de crédito para parcelar.

É possível parcelar o valor do IPVA (antes da data de vencimento) em até 12 vezes, o que facilita bastante o controle dessa despesa no orçamento.

Não importa a bandeira do cartão, seja ela Visa, Mastercard ou Elo, por exemplo, saiba que você pode aproveitar.

Nesse sentido, a nossa dica é aproveitar cartões como o RecargaPay e Mercado Pago, que oferecem cashback e outros benefícios, ou seja, você pode conseguir dinheiro de volta ao pagar essa conta!