O Pix é uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil, pois você paga e recebe dinheiro em segundos e sem custo, ao contrário das transferências via TED e DOC. Contudo, desde que os servidores do Banco Central (BC) anunciaram que entrarão em greve, a preocupação é que o Pix possa ficar fora do ar.
A paralisação dos funcionários do Banco Central começa no dia 1° de abril e vai durar por tempo indeterminado, onde os servidores estão reivindicando o não reajuste salarial e a falta de reestruturação de carreira.
Por isso, se você é um dos brasileiros que ama fazer um Pix, continue conosco para saber como a greve no BC pode afetar o funcionamento desse serviço a partir de sexta-feira!
É verdade que o Pix pode ficar fora do ar?
Com a greve dos funcionários no Banco Central, alguns serviços bancários serão afetados. De acordo com o pronunciamento oficial do presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal), a paralisação não irá afetar o funcionamento dos serviços essenciais.
Entretanto, o Pix não se enquadra na Lei de Serviços Essenciais Bancários, ou seja, é bem provável que a partir do dia 1° de abril de 2022 tenha seu funcionamento suspenso temporariamente.
- Leia mais: Aprenda como fazer Pix com cartão de crédito
O Pix é um sistema de pagamentos que funciona sempre, isto é, 24 horas por dia, durante sete dias da semana, o ano todo.
E, com a greve no BC, a falta de servidores irá prejudicar o funcionamento do serviço, já que são milhões de pessoas transferindo dinheiro a todo momento, seja em finais de semana, na madrugada e até mesmo durante feriados.
Mas, segundo o próprio Banco Central, tudo será feito para que se mantenha o funcionamento de todos os serviços financeiros, como Pix, Selic, STR, entre outros.
Além disso, outro serviço que pode ficar instável ou fora do ar é o Registrato, que é o programa para fazer a consulta de dinheiro esquecido no banco.
Assim, quem tem dinheiro a receber é preciso ficar atento, pois o sistema de consulta e agendamento para saque pode ficar instável a partir desta data.
Sem contar que a paralisação abre brechas para o ataque de hackers no sistema, bem como o atendimento ao cliente também será prejudicado.
A greve no Banco Central será por tempo indeterminado, até que os pedidos dos servidores sejam atendidos. Caso contrário, a partir do dia 1° de abril mais de 60% dos funcionários irão paralisar suas atividades!
O que fazer com o Pix fora do ar?
Se você usa bastante esse sistema para realizar pagamentos em seu dia-a-dia, é preciso saber o que fazer caso o Pix fique fora do ar.
Algumas alternativas para “substituir” o Pix são:
- Transferir dinheiro via conta digital (geralmente a TED não tem custo entre contas do mesmo banco)
- Usar as carteiras virtuais para fazer transferências sem custos
- Pagamentos via cartão de débito