Aprenda como funcionam carteiras digitais e como você pode ter uma

Grande facilidade tecnológica, as carteiras digitais são uma solução para quem quer organizar suas finanças

Carteira digital o que é, como funciona e como ter uma

No mundo moderno é possível conhecer formas novas de pagamentos que tendem a mostrar que não existem limites e as opções são vastas e caberá cada empresa utilizar de tecnologias como aliada na vida humana e as carteiras digitais estão aí para provar que podem somar.

As carteiras ou e-Wallets são também ferramentas digitais que um usuário de cartão de crédito ou débito pode fazer compras, pagar ou transferir dinheiro. Essas carteiras são na verdade aplicativos que podem ser utilizados desde um computador moderno até na palma da mão com um smartphone ou pelo pulso por meio de um relógio que tenha essa tecnologia.

As carteiras digitais permitem também que usuários deixem os cartões em casa e utilizem dos seus celulares ou relógios para pagar via aproximação numa maquininha, num restaurante, por exemplo. É a modernidade passando na frente da população e dizendo que tudo pode ser seguro e fácil, desde que tenhamos consciência nos gastos e com senhas de acesso.

O que são carteiras digitais?

As conhecidas e-Wallets ou carteiras digitais são mais uma forma de dispositivos digitais num computador ou celular que permitem o usuário poder consumir sem o uso de dinheiro, cheques ou até mesmo os cartões de crédito.

Esses dispositivos digitais são comuns em aparelhos de celular de determinadas marcas que já deixam instalados nos aparelhos para usos em transações financeiras, de maneira online, feitas pela conta pessoal do usuário e o estabelecimento tudo com a devida segurança e agilidade.

Como as carteiras digitais funcionam?

O cliente deverá no cadastro, ligar as contas digitais pessoais (bancárias) com a do aplicativocelular ou desktop do computador, para o uso de cartões na função débito ou crédito e assim efetivar compras – tudo fica registrado em uma fatura virtual.

É bastante comum também no Brasil e em países na Ásia ou Europa utilizarem da tecnologia do Near Field Communication (comunicação de campo próximo) ou NFC que são via aproximação e que podem ser feitas pelo cartão ou pelos aparelhos em smartphones e smartwatches (relógios). Além também do QR Codescanner por foto.

Taxas

Vai depender da carteira digital escolhida pelo cliente. Algumas carteiras digitais isentam o usuário da cobrança de taxas. Já outras, oferecem um certo limite mensal para que o dono da conta tenha acessos exclusivos e pacotes de somente o dito “vip” poderá ter.

Tipos de transferência permitidos

Os tipos de transferências nas carteiras digitais podem se resumir entre as próprias dos usuários que possuem e-Wallet e também por meio do PIX – pagamento eletrônico instantâneo, ou TED (transferência bancária). Ambos trabalham com o envio e recebimento de dinheiro.

Tipos de carteiras digitais

Dentro das possibilidades para se ter carteiras digitais existem modos diferentes mas que podem auxiliar e traçar o mesmo objetivo na hora de enviar ou efetuar pagamentos. Confira abaixo a lista de exemplos:

Carteiras digitais desktop

Quando falamos em desktop, lembramos do computador, notebooks ou netbooks que possuem uma “área de trabalho” e que necessitam do download de aplicativos de e-Wallet. Feito a instalação o usuário poderá usufruir de compras e transferências.

Carteiras digitais Mobile

As carteiras digitais de mobile costumam já estar instaladas em determinadas marcas de celular. As empresas costumam fazer parcerias ou até mesmo possuírem a sua própria marca de e-Wallet. Nos tablets ou Ipads tendem a seguir o modelo do smartphone.

Hardware

Os modelos de hardware são físicos e para isso precisam estar com o usuário no momento em que ele for efetuar algum pagamento ou transferência. É comum esses aparelhos serem iguais aos tokens liberados pelos bancos ou financeiras. A sua função é como de um pendrive criptografado (segurança digital) e são inseridos nos computadores.

Online

Esse tipo de carteira digital é necessário acesso à internet e um navegador para adentrar ao e-Wallet tanto para dispositivos móveis ou não. Basta somente de um login ou senha para ter acesso.

Onde é possível usar carteiras digitais?

A utilização de carteiras digitais é viabilizada por meio de compras online de qualquer produto ou serviço. Os e-Wallets utilizam da tecnologia de NFC ou QR Code existentes nos componentes digitais dos smartphones, tablets e smartwatches para utilização em estabelecimentos que utilizam da dita maquininha de cartão.

Compras online

São compras feitas por meio da tecnologia da internet. Basta ter acesso a um tipo de rede com uma determinada velocidade que fará o carregamento de uma página ou aplicativo que poderá necessitar de um login e senha para autorização e forma de segurança do tipo de carteira digital.

Compras presenciais

São ações dentro de um estabelecimento que permitirá um usuário efetuar compras via carteira digital por meio da tecnologia de NFC – aproximação, ou QR Code – scanner por foto. Esse tipo de ação é permitida nos smartphones, tablets e smartwatches.

Quais são as melhores carteiras digitais

As grandes marcas do mercado observaram a possibilidade de levarem até o seu público comprador os e-Wallets ou carteiras digitais já nos aparelhos quando esses chegam nas casas dos clientes.

O usuário ao ligar o aparelho deverá fazer um cadastro prévio com login e senha, por exemplo, e também poderá anexar os dados do cartão de crédito ou débito para que o cliente, por meio do digital, possa efetuar compras de maneira online ou nos próprios locais físicos.

Ame Digital

A carteira digital do Ame Digital está diretamente ligada ao conglomerado formado pelas Americanas, Submarino e Shoptime. O e-Wallet é bem popular em lojas que o aceitam e uma das curiosidades são os cashbacks, cuja opção devolve parcialmente valores aos clientes. E o Ame trabalha com gift card.

Apple Pay

A “ maçã” não ficou de fora com a sua linha de Iphones e Ipads. Todo usuário possui uma conta de carteira digital no Apple Pay. Lá, o usuário poderá cadastrar o seu cartão de crédito ou débito e poderá pagar suas compras online ou físicas por meio do NFC. Ah, o Apple Watch – relógio, também entra nessa função.

Google Pay

A Google não poderia ficar de braços cruzados ao ver a concorrência trabalhar. Eles lançaram a carteira digital denominada Google Pay que segue a mesma função do concorrente iOS (Apple). Cartões são aceitos e formas de pagamentos em qualquer compra digital ou loja física que atenda a tecnologia NFC.

Mercado Pago

O Mercado Pago também tem o seu e-Wallet desenvolvido pela MercadoLivre. Esse tipo de carteira digital permite o cadastro de contas bancárias e todos os tipos de cartão de crédito ou débito aceitos nos estabelecimentos. É possível vender e comprar no sistema deles e é aceito NFC também.

Paypal

Bastante conhecido pelos brasileiros, o Paypal é uma plataforma digital para compras online em qualquer parte do mundo. Precisa de um cartão de crédito e comprar em qualquer loja que aceita a sua bandeira ou sites.

Picpay

Conhecido pelos juros baixos, o Picpay está com ofertas em cashback também nas plataforma de carteira digital para compras em sites ou lojas físicas o que é bastante chamativo ao público jovem.

Samsung Pay

Os sul-coreanos lançaram a carteira digital Samsung Pay que também trabalha com o NFC para cartões de crédito ou débito nas compras online e físicas.

Carteiras digitais valem a pena?

Sim, vale a pena utilizar esse tipo de tecnologia que são as carteiras digitais ou e-Wallets que trabalham com o uso de cartões de débitos ou créditos.

Quanto mais a humanidade tiver em mãos ferramentas que visam somar no bem-estar da população, agilidade e segurança podem ser sim novos meios em unir nações por meio do comércio. Práticas de pagamento são tendência no mundo moderno.

No passado fazia-se escambo. Depois veio dinheiro por meio de moedas e notas e ainda utilizamos. Logo, os cheques e notas promissórias. E agora, o boom dos cartões físicos e digitais. O e-Wallet é mais uma forma positiva de pagamento e compra e com ele é possível:

  • Adquirir cashback
  • Transferências bancárias
  • TED
  • PIX
  • NFC E QR Code

Conclusão

O novo traz impactos bons ou negativos, mas não deixa de ser uma página virada. Experimente o e-Wallet e que pode facilitar sim sua vida nas compras digitais ou em comércios físicos.

Saiba também que sempre é necessário cadastrar uma senha forte e de conhecimento próprio (não óbvio) e em casos de perdas e roubos bloqueie o aparelho e ative os serviços de seguranças dos seus aplicativos!