Conta Digital: Quais são as taxas? É seguro? Entenda aqui

Fácil e simples de serem usadas as contas digitais vieram para ficar e evitam a necessidade de ir até as agências e até mesmo antigas burocracias

Conta digital o que é e como funciona

Uma conta digital é aquela que você utiliza sem a necessidade de ir a uma agência física. Ela pode ser de um banco ou de uma fintech, na qual você, o cliente, pode se valer de todos os serviços de forma totalmente digital, seja pelo site ou pelo aplicativo da instituição financeira.

Você sabia que 25% da população brasileirapossui uma conta digital? Estes dados foram levantados por uma pesquisa encomendada pela Fiserv, uma empresa global de tecnologia de serviços financeiros, e realizada pela Toluna Insights.

Além de haver um crescimento no número de bancos ou fintechs que apostam em contas digitais, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impulsionou ainda mais este tipo de modalidade não apenas aqui, mas por todo o planeta.

E como funciona uma conta digital? Qual a diferença entre ela e uma conta bancária tradicional? As taxas são realmente menores? Conta digital é segura? Saiba estas e outras respostas, a seguir, com o Site Notícia Oficial.

O que é conta digital?

A conta digital é aquela que te permite realizar todo o procedimento bancário, da abertura ao fechamento da conta, sem a necessidade de se comparecer a uma agência. Dessa forma, tudo é feito de forma 100% online, seja pelo site ou pelo aplicativo do banco ou fintech.

Como a conta digital é feita de forma online, a burocracia é bem menor, bem como a exigência de toda aquela papelada! Você envia tudo de forma digitalizada, pelo seu computador ou smartphone.

Outro detalhe bastante interessante: as contas digitais não cobram taxa de manutenção e, quando há cobrança de tarifas, como a transferência para outras instituições, por exemplo, elas são bem menores do que as cobradas pelos bancos tradicionais.

Como funciona uma conta digital?

A conta digital funciona, basicamente, como uma conta tradicional, com a diferença que tudo é feito de forma online.

Conta digital é corrente ou poupança?

De forma geral, uma conta digital se encaixa, conforme determinação do Banco Central (BC), como conta de pagamento. Ainda de acordo com o BC, uma conta de pagamentos podem ser utilizada para:

  • Pagamentos de contas ou de transações realizadas, seja por cartão de débito ou de crédito;
  • Realização de saques;
  • Realização de transferências para outras contas, seja da mesma ou de outra instituição financeira.

Apesar disso, como não há uma definição clara, as contas digitais podem também ser enquadradas como corrente ou poupança, desde que cumpra seu requisito básico: elas devem ser controladas 100% através de meios eletrônicos.

Transações que podem ser feitas

Dentre as movimentações que podem ser realizadas, destacam-se:

  • Acompanhar seu extrato;
  • Guardar e/ou movimentar seu dinheiro;
  • Fazer e receber transferências bancárias;
  • Depositar dinheiro;
  • Realização de saques (o que geralmente ocorre na rede Banco 24Horas);
  • Solicitar cartão de crédito ou débito;
  • Pedir empréstimos;
  • Pagar boletos;
  • Realizar recarga de celular.

Taxas

As taxas em contas digitais são, em muitos casos, eliminadas ou bastante reduzidas. Isso se dá, dentre outros motivos, porque, como não há gastos com a manutenção de um local físico para o atendimento dos clientes, fica mais fácil se descartar ou cobrar tarifas bem mais em conta do que ocorre em bancos físicos tradicionais.

Tipos de conta digital

Como cada público tem sua necessidade de atendimento, a conta digital não te deixa na mão. Por isso, você tem a opção da conta digital pessoa física e conta digital pessoa jurídica.

Conta digital pessoa física

A conta digital pessoa física é mais comum delas. Nesta conta, você, pessoa física, administra seu próprio dinheiro, podendo realizar transações como saques, pagamentos, enfim, outras possibilidades, como já vimos mais acima.

Conta digital pessoa jurídica

A conta digital para pessoa jurídica está vinculada a empreendedores e foi desenvolvida para facilitar a vida de você que empreende. Esta modalidade possui recursos voltados especialmente para o pequeno e médio empresário, oferecendo um maior limite de emissão de boletos bancários e TEDs, emissão e envio de cobranças, dentre outras possibilidades ligadas ao setor.

Diferenças entre conta digital e banco tradicional

Em relação aos serviços prestados, os bancos digitais e os tradicionais se assemelham bastante. A diferença básica entre eles é que o banco digital atua de forma online, sem a necessidade de você ir a uma agência bancária para resolver qualquer questão referente à sua conta.

Inclusive há uma diferença entre banco digital e banco digitalizado. Este, apesar de oferecer App ou Internet Banking aos clientes, além de possuir uma agência física, o cliente ainda necessita comparecer a uma delas para a realização de alguns serviços ou até mesmo para desbloquear o acesso ao aplicativo oi site, por exemplo.

Outra diferença clara entre o banco digital e o tradicional está nas taxas cobradas. Como o banco digital costuma ter um custo menor com sua operação, justamente por não possuir uma agência física com toda uma estrutura para o atendimento do cliente, ele costuma oferecer serviços mais baratos ou até mesmo gratuitos, como cartão de crédito sem anuidade ou conta sem aquelas chamadas tarifas de manutenção.

Outra diferenciação importante entre uma conta digital e uma tradicional é que, naquela, tudo é feito 100% online, como pagamento de contas, transferências de recursos, realizar alguma alteração cadastral, enfim, tudo é realizado de forma online, pelo site ou aplicativo de sua instituição financeira.

Outra vantagem importantíssima de uma conta digital é a falta de burocracia. Como tudo é feito de forma online, você não precisa levar aquela papelada toda na hora de abrir sua conta bancária!

Como usar uma conta digital

Como não há uma agência física para a utilização de sua conta digital, você deve abri-la e utilizá-la de forma online, seja pelo site ou pelo aplicativo do banco ou fintech que você escolher. Basicamente, para abrir sua conta, siga os seguintes passos:

  1. Faça o download do aplicativo da instituição em seu smartphone ou acesse o site no computador;
  2. Envie uma cópia dos documentos solicitados na hora da abertura;
  3. Faça uma selfie segurando sua RG ou um documento com foto;
  4. Cadastre suas informações pessoais;
  5. Assine tudo de forma digital.

Vale destacar, ainda, que até mesmo negativados podem abrir uma conta digital. Apesar disso, o cartão de crédito e empréstimos podem ser negados a quem está com o nome sujo (embora tenham instituições que facilitem este tipo de serviço para negativados).

Melhores bancos digitais do mercado

Acompanhe, na sequência, com o Site Notícia Oficial, alguns dos melhores bancos digitais do mercado e suas principais vantagens.

Nubank

A conta digital do Nubank, o “queridinho” dos brasileiros, é 100% digital, gratuita, rende mais do que a poupança e te dá total autonomia para o controle de seus gastos, tudo isso pelo App do Nubank. Acompanhe outras vantagens:

  • Conta totalmente gratuita;
  • Rendimento maior do que a poupança;
  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • Atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, por telefone, aplicativo, redes sociais ou chat.

Digio

O Digio, controlado pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco, é um banco digital que oferece um cartão de crédito sem anuidades. Com aplicativo grátis, a instituição tem a proposta de facilitar a vida de você usuário e evitar aquelas burocracias chatas de um banco tradicional. Acompanhe outras vantagens da conta digital Digio:

  • Cartão de crédito sem a abertura de conta em banco;
  • Cartão internacional com bandeira Visa, que é aceito em milhares de estabelecimentos do Brasil e do exterior;
  • Controle total de seus gastos pelo App Digio;
  • Adiantamento ou parcelamento de suas faturas.

C6 Bank

O C6 Bank é um banco totalmente digital, fundado em março de 2018, por ex-executivos do banco BTG Pactual. Embora ainda jovem, o banco já conta com mais de dois milhões de clientes por todo o Brasil e estes números são crescentes. Acompanhe suas vantagens:

  • Oferece conta corrente sem taxas;
  • Saques gratuitos na Rede Banco24Horas;
  • Possibilidade de investimentos em renda fixa (CDBs);
  • C6 Taggy (adesivo com um QR Code, para ser usado no carro, que permite passar em pedágios sem enfrentar filas);
  • Transferência de dinheiro via boletos;
  • Programa de recompensas.

BMG

A conta digital BMG oferece cartão de crédito sem anuidade, cashback (o famoso dinheiro de volta), investimentos, TEDs sem tarifas e muito mais. Confira outras vantagens:

  • Transferência gratuita para qualquer conta;
  • Saque grátis e ilimitado na Rede Banco 24Horas;
  • Cartão de crédito sem anuidade e com cashback;
  • Cartão internacional Mastercard, aceito em milhares de estabelecimentos aqui e lá fora.

Inter

A conta digital do Banco Inter é individual e pode ser movimentada através do Internet Banking e do APP do Inter, além de ser totalmente isenta de tarifas. Quando você abe a conta, é enviado um cartão de débito, para você realizar compras e saques. Saiba mais:

  • Saque nos bancos 24Horas e Saque&Pague;
  • Transferências para outras contas, de forma gratuita;
  • Pagamentos de boletos;
  • Realização de investimentos;
  • Recarga de celular.

Iti

O Iti Itaú é uma carteira digital. Ele pode ser usado por clientes e não clientes do banco. Ao fazer seu cadastro, você pode realizar movimentações financeiras e cadastrar seus cartões para realizar pagamentos. Acompanhe outras vantagens do Iti:
Realização de pagamentos e transferências;
Recarga em sua carteira digital;
Possibilidade de se cobrar alguém pelo Iti;
Isenção de taxas para pessoas físicas (cobrança de 1% do valor recebido para pessoas jurídicas).

Banco Pan

A conta digital do Banco Pan é totalmente gratuita, libera um limite de crédito já no início e oferece cartão de crédito com anuidade zero. Saiba mais:

  • Controle total de gastos pelo App do Banco Pan;
  • Cartão de crédito com as bandeiras Visa e Mastercard, cabendo a você a escolha;
  • Cartão com pagamento por aproximação;
  • Aplicativo sem gasto dos dados móveis da Internet.

Next

O Next, banco digital do Bradesco, é uma das instituições digitais mais vantajosas da atualidade. Por padrão, a conta digital do Next oferece um cartão de débito, que também pode ter a função crédito caso o usuário seja aprovado em uma análise de crédito. Confira outras vantagens:

  • Sistema “Flow”, que permite que você gerencie seu orçamento, separando gastos por categorias;
  • Sistema de cashback para os clientes;
  • Separação de parte do dinheiro em um fundo de investimentos. Você cliente define quanto quer investir;
  • Plataforma de vaquinha online, em que clientes podem arrecadar dinheiro de amigos e parentes.

Conta digital é segura?

O Banco Central (BC) fiscaliza não apenas os bancos tradicionais, mas também os bancos digitais, com um sistema rigoroso de segurança. Dessa forma, os bancos digitais devem seguir regras específicas para continuarem operando.

Outro detalhe: o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou, em abril de 2019, novas regras de segurança para instituições financeiras operarem via internet.

De acordo com o CMN, as instituições financeiras ou fintechs precisam ter uma “política de segurança cibernética”. Com isso, o Conselho Monetário Nacional obriga os bancos a definirem “requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem”.

Como escolher um bom banco digital?

Como cada banco ou instituição oferece propostas e serviços variados, é importante que você analise bem o que cada uma oferece e opte por aquela que se encaixe melhor em seu perfil de consumidor. Dentre os quesitos a serem avaliados, destacam-se:

  • Verifique quais os pacotes de serviços são oferecidos;
  • Confira o valor das tarifas cobradas (ou se há algum que não cobre tarifas);
  • Leia a opinião de outras pessoas, em sites como o Reclame Aqui, por exemplo;
  • Avalie a nota do banco ou fintech na Google Play ou na Apple Store, caso você opte por um aplicativo.