Bug no sistema: Usuários reclamam que dinheiro sumiu da conta do PicPay

A empresa PicPay se manifestou, afirmando que o problema de visualizar o saldo se trata de uma falha no sistema e que já foi corrigido

mulher mexendo no celular com semblante tenso

Muitas pessoas nem sabem o que é PicPay, mas estamos falando de um dos aplicativos mais utilizados como carteira virtual hoje em dia, já que permite o pagamento de boletos, utilizar o cartão de crédito para fazer compras, emissão de cobranças, transferência de dinheiro, fazer recarga de celularPIX parcelado em até 12x sem juros e muito mais. 

Contudo, nesta quarta-feira (13/01/2021) diversos clientes do app começaram a se manifestar nas redes sociais e no site Reclame Aqui para pedirem explicações sobre seu dinheiro que havia sumido da conta PicPay.

Esse erro acabou assustando muitos usuários da carteira digital, que, por sua vez, tem atraído cada vez mais adeptos, já que somente no último mês teve rendimento de 210% do CDI, média acima da concorrência.

O assunto “Reclame Aqui PicPay” foi um dos principais assuntos do dia, sendo realizadas mais de 350 postagens de clientes contra o PicPay no site de reclamações, somente no início do dia. 

Já na rede social Twitter, devido a alta demanda de reclamações, o robô do perfil do PicPay só conseguiu solucionar alguns dos problemas dos clientes, mas não de todos.

Em nota oficial, a fintech informou que apenas 38 milhões de usuários tiveram a visualização de seu saldo comprometida no app, alegando que o dinheiro nunca sumiu efetivamente da conta do cliente.

Ainda conforme a nota enviada pela assessoria da empresa, essa disse que houve uma pane no sistema, provocada devido a uma transferência interna de saldos.

Mas, o PicPay afirmou que o problema já foi identificado e que rapidamente a exibição do saldo seria normalizada.

Pane no PicPay já ocorreu no ano passado

É importante lembrar que não é a primeira vez que vemos esse tipo de situação acontecer no aplicativo, já que no dia 7 de Julho de 2020 outros usuários tiveram problemas semelhantes.

CARTÃO DE CRÉDITO

PicPay

  • Sem anuidade
  • Com cashback
COMO SOLICITAR

Na data, a reclamação era sobre o PicPay auxílio emergencial, visto que diversos usuários estavam reclamando que haviam transferindo o valor do auxílio para o app e que o dinheiro “sumiu”.

O que a empresa PicPay relatou na época foi que uma instabilidade no próprio sistema da Poupança Social Digital da Caixa (Caixa Tem) gerou toda a confusão na hora da transferência de valores.

Em contrapartida, a Caixa se manifestou afirmando que não haviam sido identificadas falhas no sistema interno do banco nos pagamentos e transferências entre o Caixa Tem e a fintech.

Ainda de acordo com o banco, na quarta-feira (8 de Julho) haviam sido realizados mais de 1,6 milhões de transações bem sucedidas com o cartão de débito virtual, assim como foram processados mais de 6 milhões de boletos sem quaisquer problemas.

Reclamações de usuários contra o aplicativo

A pane no sistema do PicPay desta quarta afetou milhares de usuários e um deles foi um procurador da República, que preferiu não se identificar, mas contou que foi afetado.

O procurador contou que ao entrar no app pela manhã percebeu que o dinheiro em sua conta havia sumido.

Ao tentar contactar a empresa não obteve sucesso, alegando que o PicPay não responde, tanto por meio do telefone quanto pelo chat do aplicativo, que encontrava-se desativado.

Entretanto, algumas pessoas conseguiram resposta através do canal oficial no Twitter, que foi o caso da cliente Barbara Vimiero.

Barbara disse que havia feito um Pix na segunda-feira (11/01/2021) e que ao entrar no PicPay na quarta, seu dinheiro não estava lá.

Assim como o procurador, a cliente não conseguiu resolver o problema por telefone, já que ninguém atendeu, mas através de conserva privada no Twitter, conseguiu resolver a questão. 

Um caso mais grave foi o da cliente Fabiana Baioni, que em entrevista à Veja, contou que desde terça-feira (12/01/2021) está recebendo em seu celular notificações referentes a transações feitas em sua conta PicPay.

Fabiana alega não ter feito tais transações e que ficou mais de uma hora esperando o atendimento pelo telefone.

Quando finalmente conseguiu ser atendida, lhe informaram que o caso seria repassado para o setor responsável, que retornaria o contato em até cinco dias úteis.

Ainda no Twitter, alguns usuários obtiveram respostas sobre a pane no PicPay, onde para um deles, a fintech se desculpou pela situação atípica e informou que estaria realizando atualizações, a fim de proporcionar um ambiente mais responsivo e seguro nas movimentações financeiras. 

Conclusão

Por fim, após um dia de grandes tumultos, a empresa em nota oficial que tem trabalhado incansavelmente para garantir uma melhor experiência a seus clientes.

Além disso, informou que conta com um time de relacionamento a inteira disposição, 24 horas por dia, para responder as mensagens de seus clientes.