Economizar com taxas e tarifas é sempre muito bem vindo em qualquer orçamento, não é mesmo? Esse tipo de corte de gastos é muito vantajoso para o seu bolso, ajudando a manter as finanças em dia.
São pequenos gastos que podem fazer a diferença no final do mês, como a taxa de manutenção da conta, o valor para tirar o extrato bancário, a taxa de anuidade do cartão de crédito, enfim.
Por isso, decidimos montar esse guia rápido com oito serviços bancários gratuitos que você tem direito e provavelmente não sabia, afinal, as taxas de banco são uma das que mais incomodam no bolso, concorda? Vamos lá?!
Afinal, o que são serviços bancários gratuitos?
Os serviços de banco gratuitos são todos aqueles em que não precisamos pagar nada para utilizar e por mais que seu banco não lhe informe isso, todas as instituições bancárias múltiplas são obrigadas a oferecer tais serviços a seus clientes.
Mas, atenção, pois no caso desses tipos de contas bancárias isentas de taxas, como é o caso da conta salário, conta poupança e conta digital, são impostas algumas restrições.
Com relação à restrição, estamos falando de movimentações que são ou não permitidas, número limitado de operações em custo, como transferências e saques, enfim.
Quais os serviços de bancos são oferecidos gratuitamente?
De acordo com a legislação brasileira e regulamentação do Banco Central, todos as instituições bancárias precisam oferecer sem custo os seguintes serviços a seus clientes:
1 – Cartão na função débito
Qualquer instituição bancária é obrigada a dar um cartão de débito para seu cliente, para que esse consiga fazer a movimentação do saldo em sua conta.
Além disso, também é uma exigência que a instituição forneça gratuitamente a segunda via do cartão quando necessário, com exceção de casos de perda, furto ou danificação proposital.
2 – Quatro saques gratuitos no mês
Outro direito bancário que temos e a maioria das pessoas não sabem é que o banco precisa liberar gratuitamente quatro saques mensais em dinheiro para seu cliente.
O saque pode ser feito em guichês da rede bancária, através de cheques ou em terminais de atendimento do banco.
3 – Dois extratos bancários gratuitos por mês
Na nossa lista de serviços bancários gratuitos não podemos deixar de mencionar os famosos extratos bancários, visto que em muitos casos chega-se a pagar R$10,00 pelo serviço.
Por isso, saiba que é um direito seu pedir sem custo até 2 extratos bancários da sua conta mensalmente, em terminais de autoatendimento do banco.
4 – Até dez folhas de cheque
Por mais que os talões de cheque não sejam tão utilizados hoje como há anos atrás, saiba que sim, muitos brasileiros ainda fazem uso desse recurso em suas finanças.
Sendo assim, saiba que um dos serviços bancários gratuitos que você tem direito é para receber de até dez folhas de cheque durante o mês.
Mas, para isso é preciso que o cliente atenda às condições exigidas pela instituição para poder usar o cheque como meio de pagamento, que se assemelha à liberação de cartão de crédito, por exemplo.
5 – Fazer consultas online da conta
Na era digital, a grande maioria dos brasileiros ou já tem uma conta digital ou usa o aplicativo do banco para acompanhar sua conta em tempo real.
No entanto, fique sabendo que esse é mais um dos serviços bancários gratuitos que você tem direito, ou seja, é dever do banco fornecer uma plataforma segura e confiável para que seus clientes possam consultar online via computador ou celular seu saldo e movimentações na conta.
6 – Duas TED’s gratuitas entre bancos ao mês
Sim, é grátis enviar dinheiro através de transferência bancária de uma conta para outra da mesma instituição bancária.
A instituição é obrigada a liberar até duas TED’s mensais para você usar quando quiser durante o mês.
7 – Compensações de cheque
Qualquer compensação de cheque feita em sua conta bancária deve ser grátis, ou seja, você não deve pagar nenhuma tarifa bancária por realizar esse serviço mensalmente.
8 – Extrato bancário consolidado e detalhado do ano
Por fim, o último serviço bancário gratuito que é seu de direito é o extrato bancário consolidado, que detalha as tarifas cobradas na sua conta no ano anterior.
Além disso, saiba que existe prazo, pois o documento deve ser enviado ao cliente até 28 de fevereiro de cada ano.
Conclusão
Viu só quanta tarifa bancária dá para economizar só com esses serviços gratuitos? E por mais inacreditável que seja, dá sim para ser cliente bancário sem pagar tarifas.
Qualquer pessoa pode ter conta em banco somente com acesso aos serviços essenciais e aí você consegue reduzir ainda mais os gastos.
Para isso, basta entrar em contato com a sua instituição e solicitar o pacote de serviços essenciais, ao invés do tarifado.
Assim, você terá conta bancária normal, mas sem um monte de tarifas desnecessárias, pagando apenas por tarifas avulsas quando preciso!