7 gastos para cortar se a intenção é sobrar mais dinheiro ao fim do mês

Veja aqui quais são as despesas que podem ser cortadas do orçamento para que você feche o mês no azul e não no vermelho!

Mulher fazendo auditoria de gastos domésticos em casa

Fazer sobrar mais dinheiro durante o mês é praticamente uma missão quase impossível hoje em dia, principalmente em tempos de pandemia e inflação em alta e é por isso que milhares de brasileiros estão fechando as contas no vermelho.

Inclusive, só para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o salário mínimo atual deveria ser pelo menos 4,86 vezes maior do que é hoje, o que daria cerca de R$5.351,11.

Esse seria o valor ideal para cobrir o custo de vida das famílias brasileiras. Mas, enquanto isso não é possível, a dica é saber como gastar dinheiro com inteligência!

Então, preparamos esta lista com sete itens que podem ser eliminados do seu orçamento para que você consiga ficar com as finanças em dia, ou pelo menos não entrar o próximo mês no vermelho! Vamos lá?!

1 – Sobrar mais dinheiro cortando cartões e tarifas bancárias

Você não precisa ganhar dinheiro extra para reorganizar o orçamento, basta mudar alguns hábitos.

Assim, a primeira dica é eliminar da sua vida todos os cartões de crédito e tarifas desnecessárias que os bancos lhe cobram.

Comece pelo cartão de crédito, que é o meio de pagamento que mais endivida os brasileiros. Uma boa dica, para não ficar sem cartão é optar pelos cartões pré-pagos, como é o caso do Superdigital.

Dessa forma, você gasta apenas o que tem, já que o limite no cartão pré-pago é o saldo que você deposita nele.

Feito isso, é hora de rever as cobranças bancárias que você tem mensalmente, como a taxa de manutenção da sua conta corrente, por exemplo.

É possível reduzir bastante esse tipo de gasto do seu orçamento, seja solicitando apenas o serviço básico da conta ou ter um cartão de crédito sem anuidade.

2 – Reduza o gasto com transporte particular

No mundo moderno, solicitar um Uber ou 99 faz parte da rotina da maioria dos brasileiros, o problema é o quanto essa despesa pode pesar ao longo do mês no seu orçamento.

Por mais que o preço do combustível esteja caro, ainda está mais em conta ter e usar o próprio veículo, ao invés do transporte particular.

Além disso, o futuro é o transporte compartilhado, ou seja, colegas revezarem a carona, corridas em aplicativos de carro com viagem compartilhada, enfim.

3 – Reveja os custos com telefone e TV por assinatura

Outra forma de fazer sobrar mais dinheiro no mês é repensar a necessidade de alguns serviços em sua casa…

Por exemplo, hoje em dia vale mais a pena contratar um serviço de streaming (como a Amazon Prime, Netflix e Globo Play) do que pagar um pacote de TV a cabo.

Quer mais dicas de como economizar o salário? Corte o seu plano de telefone caso ele seja pós-pago.

Hoje em dia o que não faltam são boas opções de pacotes para telefone pré-pago, que saem bem mais em conta para o nosso bolso.

4 – Faça sobrar mais dinheiro controlando o gasto com energia e água

Tem muita sugestão de o que fazer para não gastar dinheiro e uma dessas dicas é aprendendo a reduzir o consumo de energia e água ao longo do mês.

Com pequenas mudanças em nosso dia-a-dia é possível baixar mais de 20% o valor da conta de luz e água mensal.

Troque lâmpadas antigas por outras mais econômicas, diminua o tempo no banho, não deixe os aparelhos ligados na tomada sem necessidade, entre outras dicas úteis.

5 – Economize mais com a alimentação

Uma das despesas que mais pesam no orçamento das famílias brasileiras é a alimentação.

Comer está caro devido à inflação no mercado, visto que o valor da cesta básica passa da metade do salário na maioria das capitais brasileiras hoje em dia.

Por isso, para sobrar mais dinheiro é preciso saber como reduzir o gasto com a alimentação, sem perder a qualidade.

Uma boa dica nesse sentido é aproveitar de dias de ofertas e promoções. Além disso, normalmente, os preços ficam mais baratos na segunda quinzena do mês.

Assim, você pode comprar tudo o que precisa gastando menos, o que com certeza fará a diferença no orçamento.

6 – Use e abuse dos descontos

Uma ótima forma de como gastar dinheiro de forma inteligente é aproveitando de promoções, pois assim você consegue reduzir os gastos e não entrar o mês no vermelho.

A dica então é comprar de lojas menores, em atacado ou em compras coletivas, pois assim o preço é menor.

Além disso, se você tem um cartão de crédito, veja quais são os benefícios que ele lhe oferece.

Alguns dão cashback (dinheiro de volta) durante as compras e outros oferecem descontos de até 70% em parceiros.

7 – Cuide os custos invisíveis

Para fazer sobrar mais dinheiro é essencial ficar atento a todos os custos pequenos e diários, que muitas vezes pagamos e nem notamos.

Por exemplo, ao invés de almoçar fora, porque não levar a comida pronta de casa? Em vez de comprar um doce para a sobremesa ou aquele lanche na padaria para o café da tarde, porque não economizar para pagar uma conta?

Cuide esses gastos no seu dia-a-dia e verá o quanto eles pesam no seu orçamento ao fim do mês.

Conclusão

Prontinho, agora você já sabe quais são os sete pecados capitais do seu orçamento mensal, certo?

Comece a mudar alguns hábitos de consumo e quando menos esperar verá que os gastos diminuirão e o dinheiro sobrará mais!

Você não precisa arrumar uma renda extra para complementar o salário do mês, basta gastar com consciência e de forma inteligente!