5 grandes dúvidas sobre conta digital

Ainda não sabe muito bem o que é essa tal de conta digital? Esclareça suas dúvidas neste guia com as principais perguntas sobre o assunto!

notbook aberto em cima de uma mesa e na tela vários gráficos

O brasileiro quer ter uma vida financeira mais prática e menos complicada e nesse sentido, a conta digital tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. De acordo com uma pesquisa da Quanto (plataforma pioneira em open banking aqui no país), aproximadamente 62% dos consumidores brasileiros preferem o banco digital ao invés do banco tradicional.

Além disso, um levantamento feito pela agência de marketing Cantarino Brasileiro mostrou que o número de usuários de bancos digitais cresceu mais de 130% no Brasil no ano passado.

Um bom exemplo disso é a Poupança Social Digital da Caixa, que em 2020 cadastrou mais de 40 milhões de usuários, para o recebimento das parcelas do auxílio emergencial

Mas, o fato é que as fintechs estão revolucionando o mercado e a tendência é que cada vez mais os brasileiros sintam segurança para criar uma conta digital.

Por isso, se você ainda não é adepto dos bancos digitais ou já tem uma conta, mas têm dúvidas, a hora de esclarecer tudo sobre o assunto é agora! Confira neste guia exclusivo quais são as principais respostas para perguntas sobre as contas bancárias digitais!

1 – O que é conta digital?

A conta digital nada mais é do que uma conta bancária moderna, com a diferença que só pode ser administrada de forma 100% online, ou seja, nada de agências físicas espalhadas por aí para você lidar com o seu dinheiro, é tudo via internet.

Normalmente, o usuário pode acessar sua conta bancária digital através do aplicativo ou site da instituição. Inclusive, abrir e fechar a sua conta quando quiser, sem a necessidade de levar toda a documentação até o banco.

Com isso, o brasileiro ganha tempo e torna tudo mais fácil, visto que não é preciso comparecer pessoalmente a uma agência bancária para resolver suas demandas financeiras.

Então, ter uma conta digital é uma opção mais simples e mais barata de ter acesso ao mesmos produtos e serviços que os bancos tradicionais oferecem, tais como:

2 – Como funcionam as contas digitais?

A segunda dúvida mais procurada no Google sobre o assunto é sobre o funcionamento de uma conta digital…

Bom, quanto a isso não é preciso se preocupar, pois as contas digitais funcionam da mesma forma que as contas bancárias tradicionais.

A grande vantagem é que com a conta digital você consegue realizar todas as operações sem sair de casa, tudo online.

Ou seja, adeus filas enormes nos bancos, necessidade de ir até um caixa eletrônico para validar operações, ir até a agência para assinar um documento, enfim.

Mas, é preciso ficar atento, uma vez que os serviços das contas digitais variam de instituição para instituição, principalmente com relação ao número de TEDs e DOCs para outras instituições. 

3 – Como se usa uma conta digital?

Quem já sabe o que é conta digital e como funciona, tem dúvidas sobre como usar. Mas, saiba que não há segredo e é mais fácil do que imagina.

Todas as movimentações na sua conta são feitas pela internet, via aplicativo ou site da instituição escolhida. 

Basicamente, a conta digital pode ser utilizada para:

  • Receber seu salário (inclusive pedir a portabilidade para um banco digital é muito vantajoso, considerando que não há taxa de manutenção da conta)
  • Pagar contas e boletos (aliás, o PIX só funciona no digital e é a forma de pagamentos que mais cresce entre os brasileiros) 
  • Fazer transferências, tanto para o mesmo banco quanto para outros
  • Realizar compras presenciais ou online, visto que tem conta digital com cartão de crédito e de débito 

4 – Como depositar dinheiro em contas digitais?

Outra grande dúvida dos brasileiros é como se faz o depósito de dinheiro em conta digital, uma vez que essas não possuem agências físicas com caixa eletrônico. 

Bom, embora não seja possível ir pelo método tradicional de depositar o dinheiro no envelope, há outras formas de realizar tal operação (até mais práticas e rápidas), como:

  1. Transferência de uma conta para outra: é possível transferir via TED ou DOC dinheiro de uma conta para outra, até mesmo de um banco tradicional para um digital (fique atento as taxas cobradas)
  2. Boleto de depósito: algumas instituições oferecem essa possibilidade, no qual basta gerar um boleto no app do banco digital que tem conta, pagar o valor e pronto
  3. Fazer um PIX: é possível pagar e transferir dinheiro via PIX e o melhor, tudo de forma gratuita e instantânea, no qual o dinheiro cai na hora no mesmo segundo

5 – Como funcionam os pagamentos por uma conta digital?

Por fim, a dúvida mais frequente entre os brasileiros é como são feitos os pagamentos nas contas digitais e saiba que é igual à conta convencional.

No caso de realizar o pagamento via boleto, o valor pode demorar até 3 dias úteis para cair na conta e as transferências TED e DOC podem levar até 1 dia útil (se for do mesmo banco cai na hora).

Já no PIX, como mencionado, o pagamento cai na conta instantaneamente, em até 10 segundos, o que torna todo o processo mais ágil.

Portanto, esperamos que uma dessas cinco dúvidas sobre conta digital seja a sua, para que possa acabar de uma vez por todas com essas perguntas sobre o assunto!

Os bancos digitais são incríveis, pois oferecem produtos e serviços rápidos, eficientes e sem taxas, como é o caso dos cartões de crédito sem anuidade.