Nesta quarta-feira(26) o birô de crédito Serasa Experian lançou um novo modelo para dar nota de crédito ao consumidor brasileiro. Atualmente, essa é considerada a maior empresa de proteção ao crédito de pessoas e empresas aqui no Brasil.
O Serasa Score 2.0 funcionará semelhante ao modelo que já conhecemos, mas com duas diferenças que prometem gerar transformações na pontuação dos brasileiros: 1) Peso maior para quem paga suas contas em dia; 2) Peso menor para os endividados, ou seja, quem está com débitos pendentes ou propriamente com o nome negativado.
As mudanças passam a valer a partir desta quarta no Score de crédito Serasa, onde ao decorrer das próximas semanas os mais de 55 milhões de consumidores na base de dados da empresa já estarão fazendo parte do novo modelo.
De acordo com Lucas Lopes, diretor de produtos do birô de crédito, a justificativa para os ajustes na nota de crédito score refletem as mudanças nos hábitos dos brasileiros economicamente ativos.
O consumidor brasileiro está mais participativo no mercado, isto é, o poder de consumo aumentou no país. Por isso, a ideia é incentivar os bons pagadores, dando mais peso então para o Cadastro Positivo.
O que muda no novo Score 2.0 da Serasa?
Com essa notícia, você deve estar se perguntando: “Meu score de crédito vai aumentar ou diminuir com a mudança?”… Bom, com relação à pontuação tudo permanece igual. A nota de crédito da Serasa continua entre 0 e 1.000 pontos.
Assim, quanto mais perto do zero você ficar, maior o risco de ter crédito no mercado negado, visto que a chance de inadimplência é alta.
Quanto mais próximo à pontuação 1.000, maiores as chances de conseguir crédito no mercado, pois a segurança em oferecer crédito a esses consumidores é maior.
No entanto, segundo o diretor da Serasa, no score de crédito 2.0 teremos as seguintes mudanças:
- Pagamento das contas em dia: antes o peso na pontuação era de 13,9% e no novo score passa a ser de 43,6%
- Tempo que o consumidor utiliza o crédito e que mantém suas contas sem atraso: o peso era de 8,4% e agora será de 10,1%.
- Crédito que a pessoa possui no mercado: tínhamos um peso de 3,6% no score de crédito e será de 7,9%
- Histórico de dívidas não pagas, mesmo as antigas (o famoso calote): o peso antes era de 30,2% e agora passará a valer apenas 13,7%
Como se pode perceber, a intenção é “beneficiar” os bons pagadores, para que se incentivem cada vez mais a continuar pagando suas contas em dia.
Prepare-se para as mudanças em sua pontuação de crédito da Serasa
Com os novos pesos na pontuação de crédito dada aos brasileiros, algumas notas poderão mudar nas próximas duas semanas.
O score de crédito do Serasa atualizado irá variar muito de pessoa para pessoa, considerando que cada uma tem um hábito de consumo e pagamento diferente.
Com o novo modelo, haverá pessoas que terão sua pontuação rebaixada, mas muitos brasileiros que irão se beneficiar, visto que as dívidas pesarão menos.
Mas, não se preocupe, pois conforme relatou o diretor da Serasa, todos aqueles que tiverem seu score afetado, receberão uma notificação para esclarecer os parâmetros usados.
Renegociação das dívidas
Acredita-se que com o Serasa Score 2.0, muitos consumidores irão procurar como melhorar o score de crédito.
Inclusive, a empresa estima que este ano mais de cinco milhões de dívidas sejam renegociadas.
Com a nova rodada do auxílio emergencial já foram notadas mudanças no mercado brasileiro.
Desde que o benefício começou a ser pago aos brasileiros este ano, a Serasa notou um maior movimento dos clientes para renegociar débitos pendentes.
Por isso, a tendência é que os consumidores brasileiros comecem a priorizar cada vez mais o pagamento das contas em dia e menos o hábito de “deixar a dívida caducar”.