Score Serasa 2.0: Tudo que você precisa saber sobre essa nova ferramenta

Veja o que mudou na ferramenta da Serasa Experian que calcula a pontuação das pessoas, com base no seu comportamento financeiro

Um punhado de cartões ao fundo, com as pontuações de score de crédito por cima, no formato de velocímetro

Principal bureau de crédito do Brasil, ao lado do SPC, a Serasa Experian atualizou seu método de análise de crédito. Com isso, a ferramenta que calcula a pontuação das pessoas, com base no seu comportamento financeiro, passou a se chamar Score Serasa 2.0.

O serviço é uma atualização na fórmula que calcula o ranqueamento de risco de crédito para brasileiros. A partir de agora, a ‘famosa’ análise de crédito passa a ter um peso maior para hábitos financeiros positivos.

Quer saber tudo sobre esta novidade, siga conosco, pois nesta publicação iremos mostrar, nos mínimos detalhes, como passa a funcionar essa ferramenta que é tão importante para o mercado financeiro.

O que é o Serasa Score?

O score é uma pontuação de crédito que varia entre 0 e 1000, sendo que quanto mais próximo seu número estiver do topo, maiores são suas chances de ter aprovado alguns serviços financeiros como cartões de crédito, empréstimo, financiamentos, entre outros.

Assim como a maioria dos medidores de score funcionam, o Serasa Score também trabalha com uma pontuação que variam de 0 a 1000, indicando para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia.

Por que o Score Serasa 2.0 ficou melhor?

O serviço é uma atualização do ranqueamento de risco de crédito para os brasileiros que tem um peso maior para hábitos financeiros positivos. Dessa maneira, o Serasa Score 2.0 acredita que as análises passem a ser mais justas e transparentes tanto para quem oferece crédito quanto para quem precisa dele.

O novo método para o cálculo de pontos, diminuirá o peso de dívidas passadas, e passará a levar em maior consideração os bons hábitos financeiros dos brasileiros. Dessa maneira, as contas pagas em dia terão um peso maior na sua pontuação de crédito.

Mas como isso será feito? É bem simples, de forma resumida, a partir de agora o Cadastro Positivo passa a valer mais pontos que antes.

Além disso, atualmente quando uma pessoa paga suas dívidas, é preciso aguardar até 10 dias para que o sistema deixe de pontuar negativamente.

Com o Serasa Score 2.0, a atualização passa a ser feita de forma imediata, deixando de refletir na pontuação do score.

Veja o comparativo: Serasa Score 1.0 x Serasa Score 2.0:

Comparativo Serasa Score 1.0 x Serasa Score 2.0

Como o cadastro positivo vai ajudar no score 2.0

Como falamos anteriormente, o Cadastro Positivo passará a ter um peso maior no cálculo do Score Serasa 2.0, mas você sabe o que é esse Cadastro Positivo?

Trata-se de um banco de dados, que é alimentado pelos principais bureaus de crédito do Brasil como SPC, Serasa, Boa Vista e Quod.

Na prática, o cadastro positivo determina a inclusão automática dos consumidores ao banco de dados com informações de bons pagadores. Porém, para que isso seja feito é preciso realizar um cadastro no site de uma das empresas supracitadas.

Dessa maneira você mesmo passará a alimentar seu histórico financeiro com as contas que forem sendo pagas. Assim, as empresas poderão analisar seu perfil de crédito como um todo, e não apenas se seu nome está negativado ou não.

A ideia do Cadastro Positivo é promover uma análise de crédito mais personalizada. Com ela, bancos e instituições financeiras poderão analisar melhor o perfil de cada solicitante, o que diminui a chance de inadimplência.

Por que o Cadastro Positivo é bom pro Score?

A partir do momento em que esses bureaus (birôs) possuem acesso aos seus dados, eles conseguem fazer um levantamento mais fidedigno do seu comportamento como consumidor, o que influenciará diretamente no seu score.

Quanto maior for seu Serasa Score 2.0, maior a chance de você ter crédito aprovado.

O que é e como funciona o cálculo do Score?

O score de crédito nada mais é quem uma tabela de pontuação que varia de acordo com o comportamento. A métrica varia de 0 a 1000, sendo que quanto maior for a classificação, melhor é a capacidade de pagamento da pessoa e que ela será menos suscetível a ficar inadimplente.

Quais são as pontuações do score?

  • Score de crédito baixo: 0 a 300 pontos
  • Score de crédito médio: 300 a 700 pontos
  • Score de crédito alto: 700 a 900 pontos
  • Score perfeito/quase perfeito: 900 a 1000 pontos

Como é calculado o Score de crédito do Serasa?

Cada bureau (ou birô) de crédito faz seu próprio cálculo, mas, geralmente, esse número é calculado com base nas suas negativações, consultas realizadas com seu CPF, histórico financeiro, de crédito e de pagamentos.

No caso da ferramenta do Serasa, ela é calculada por meio de Inteligência Artificial, e leva em conta seis critérios:

  • Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito
  • Crédito contratado
  • Histórico de dívidas
  • Pagamento de crédito
  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Cada uma dessas categorias tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral.

Como aumentar seu score?

Várias informações circulam na internet sobre como aumentar o score.

Resolvemos elencar quatro mitos e verdades para você não cair mais nelas.

  • Atualizar dados cadastrais aumentam o score;
  • Pagar as contas em dia ajudam no processo;
  • Ter poucos cartões de crédito;
  • Ter poucos financiamentos.

Como consultar meu score de crédito?

Para consultar seu score, geralmente você precisará fazer um cadastro informando seus dados pessoais como CPF, data de nascimento, nome completo e identidade, além de associá-lo a um e-mail. Fazendo isso, já poderá consultar sua pontuação.