A greve dos servidores do Banco Central do Brasil (BC), mesmo suspensa no último dia 19 de abril, ainda traz consequências, como a instabilidade na utilização do Pix por alguns usuários e agora o adiamento da segunda fase do Sistema de Valores a Receber (SVR), para quem tem “dinheiro esquecido” no banco.
Segundo a previsão, o sistema de consulta dos valores esquecidos teria retorno para o próximo dia 02 de maio de 2022, mas em decorrência da greve dos funcionários, o cronograma não será mais mantido.
Continue conosco e veja mais sobre a notícia e se há uma nova data para a volta do Sistema de Valores a Receber do Banco Central!
Detalhes sobre o adiamento da segunda fase do Sistema de Valores a Receber
O Sistema de Valores a Receber está off-line desde o dia 17 de abril para que melhorias fossem feitas, onde a previsão de volta seria no dia 02 de maio. Entretanto, a greve dos servidores do BC prejudicou o cronograma.
Segundo o Banco Central, ainda não há uma nova data para o retorno das consultas sobre dinheiro esquecido em bancos e financeiras, pois é preciso primeiro normalizar o trabalho interno, acumulado em decorrência da greve.
Dinheiro esquecido no banco
O Banco Central estima que o total em valores esquecidos pelos brasileiros gira em torno de R$8 bilhões, como no caso de quem tem algum dinheiro que ficou rendendo na poupança e nem sabe, por exemplo.
Durante a primeira etapa do sistema (finalizada no dia 16 de abril), foram disponibilizados R$4 bilhões em devoluções de dinheiros esquecidos e o restante ficou para a segunda etapa.
Cabe destacar que na 1° fase a grande maioria das pessoas solicitou a transferência do dinheiro via Pix, já que essa é uma forma de pagamento instantânea e gratuita.
Esses valores podem ser provenientes de:
- Conta bancária (corrente, poupança ou salário) encerrada, mas com saldo disponível
- Recursos não procurados relacionados a consórcios encerrados
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
- Parcelas, obrigações ou tarifas referentes a operações de crédito cobradas de forma indevida (desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC)
Por isso, os especialistas do Procon de São Paulo alertam que o consumidor deve fazer uma comparação entre preços praticados por diferentes estabelecimentos, ainda que em lojas virtuais, considerando a relação entre qualidade, peso e preço do item a ser adquirido.
Mudanças para a segunda fase dos Valores a Receber do BC
- Não será mais necessário fazer o agendamento do saque/transferência, onde bastará solicitar o resgate dos valores na primeira consulta
- O SVR atualizado contará com novas informações, repassadas pelas instituições financeiras, onde será preciso que todos acessem novamente o sistema
Então, se você perdeu o prazo de “repescagem” ou nem sabia que podia consultar para ver se tinha dinheiro esquecido no banco, fique atento à segunda etapa do Sistema de Valores a Receber, onde o Banco Central irá anunciar com antecedência à volta!