Conta Salário: Entenda de uma vez por todas

Tire todas as suas dúvidas sobre a conta salário, que é diferente da conta corrente!

mulher sorridente segurando plaquinhas de conta salário, taxas, benefícios e melhores bancos

A conta salário é a aliada do trabalhador brasileiro que sabe bem que os serviços bancários podem ser sim um diferencial até quando se utiliza de uma conta mais limitada. E, ao contrário do que muitos pensam, a conta salário não possui os mesmos benefícios de uma conta corrente, por exemplo.

Embora a conta salarial ofereça tudo que o cliente precisa para movimentar seu salário, ainda assim é importante conhecer as diferenças e entender o que pode ser feito, visto que os serviços são basicamente pagamento por cartão de débito, limites para saques e transferências via DOC, TED e PIX.

Ou seja, conta salário embora não tenha nenhum custo ao cliente, também não conta com recursos mais avançados, como cartão de crédito e limite do cheque especial, que são dois produtos financeiros muito utilizados pelos brasileiros.

Portanto, para entender de uma vez por todas como funciona e os benefícios de uma conta salário, continue conosco que vamos tirar suas principais dúvidas sobre o assunto!

O que é uma conta salário?

Todo trabalhador no Brasil já deve ter tido uma conta salarial. Esse tipo de conta bancária é bastante conhecida pela função de receber o salário mensal, bem como depósitos de aposentadorias e pensões.

A solicitação de abertura é feita somente através da própria empresa que pagará os vencimentos de seus funcionários, de forma que sejam depositados via conta salário, um tipo de conta corrente mais limitada. Esse tipo de conta é somente voltado para remuneração mensal.

Diferenças entre conta salário e conta corrente

No dia-a-dia entre pessoas que acordam cedo para os seus respectivos empregos é comum que todos utilizem de caixas eletrônicos para efetuar saques ou que passem em estabelecimentos para fazerem compras.

Com isso, uma das formas de pagamento e saque mais utilizadas no Brasil é o uso do cartão de débito, que é a maneira mais prática de movimentar o dinheiro na sua conta corrente ou salário.

Contudo, há algumas diferenças nesses dois tipos de contas bancárias. De modo geral, na opção de conta salário (que é gratuita), os serviços são mais simples, visto que não há a possibilidade de:

  • Talão de cheques
  • Cartão de crédito
  • Limite do cheque especial
  • Receber depósitos que não sejam feitos pelo empregador, ou seja, você não pode adicionar dinheiro à sua conta

Já a conta corrente pode oferecer todos esses serviços e produtos financeiros, mas, em contrapartida, geralmente há a cobrança da taxa de manutenção (exceto algumas contas digitais que isentam seus clientes dessa tarifa).

No resto, ao que diz respeito às movimentações na conta, salário e corrente são iguais, isto é, o cliente pode:

  • Fazer saques
  • Consultar seu saldo
  • Tirar extrato da conta
  • Ter cartão de débito
  • Realizar serviços de transferência
  • Fazer recargas de celular

Como funciona a conta salário?

A conta salário é um serviço bancário destinado ao recebimento dos vencimentos de um trabalhador vinculado à uma empresa.

Basicamente, o empregador tem um convênio/contrato com a instituição financeira escolhida, para que todos seus funcionários recebam na conta salário do mesmo banco, por exemplo.

Na prática, é necessário que numa conta salarial serviços como saques, consulta de saldos e extratos, transferências e um cartão de débito estejam à disposição desse funcionário, para que possa ter controle de seus rendimentos e assim consiga movimentar seu dinheiro.

Taxas da conta salário

Talvez essa seja a sua maior vantagem de uma conta salário, visto que essa não possui taxas e todos os tipos de serviços são limitados como, por exemplo, TED, DOC e saque.

Assim, o funcionário tem acesso ao pacote de serviços básicos sem custo algum, ou seja, não existem juros e nada é cobrado.

Limite da conta salário

Muitos se perguntam quanto é possível receber em uma conta salarial e saiba que a regra é basicamente o valor do salário ou benefício.

Com isso, seja você trabalhador ou beneficiário do INSS, saiba que não pode receber depósitos extras em sua conta salário e o cheque especial não existe.

Quando o empregado firma acordo com a empresa fica estabelecido que aquela conta é somente para receber vencimentos dentro daquele mês e com isso o limite já é definido.

Banco

Todo e qualquer trabalhador brasileiro ao ser efetivado dentro de uma empresa sabe bem que o funcionário do departamento de Recursos Humanos (RH) vai perguntar sobre possuir conta num outro banco ou se deseja aderir à instituição financeira parceira daquela empresa.

Mas, vale lembrar que em muitas empresas é obrigatório aderir à conta salário oferecida pelo empregador, mesmo que depois de receber seu salário você transfira para a sua conta corrente normal.

Além disso, é possível pedir a portabilidade de conta, podendo escolher o banco de sua confiança e que ofereça mais vantagens para você enquanto cliente.

Cartão de crédito

Ao aderir à conta salário já fica estabelecido em contrato que a opção crédito não poderá ser oferecida ao cliente.

Isso porque a conta é voltada somente ao uso de depósitos salariais e movimentos via função débito – TED, DOC, saques e pagamentos descontados diretos na conta criada pelo banco.

Rendimentos

Ao contrário de muitos bancos e da conta poupança, o dinheiro parado na conta salário não tem rendimentos do CDI.

Portanto a sua utilização é limitada apenas ao uso de movimentações financeiras que utilizarão da modalidade débito, ou seja, se você deixar seu salário parado na conta ele não irá render juros, ao contrário do que acontece com muitas contas digitais hoje em dia, que chegam a render 120% do CDI, como é o caso da conta PicPay.

O que dá para fazer com uma conta salário?

  • Os serviços bancários são limitados e sem juros para todos
  • O uso de TED, DOC e saques existem e são bem limitados ao mês
  • A abertura de conta é por intermédio da empresa e não há consulta de CPF no Serasa e SPC, ou seja, mesmo negativado você pode abrir a conta salário
  • O cliente terá à sua disposição um cartão de débito com funcionalidade para consultas em terminais, aplicativos e efetuar transferências
  • É possível fazer recargas para celulares variados no país
  • Se precisar consultar extratos um terminal bancário poderá ajudar no serviço

Melhores contas salários do Brasil

No Brasil as contas de salários são divididas entre os mais variados bancos, mas existem aqueles que são os mais populares e estão entre os preferidos das empresas contratantes.

Inclusive, nesse mercado tão disputado, muitas instituições costumam oferecer benefícios, oportunidades e bônus especiais aos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, como MEI’s.

Então, para conhecer melhor o que cada banco oferece em sua conta salarial e quais são as particularidades, confira a seguir a lista com os mais procurados no Brasil!

Conta salário Itaú

O Banco Itaú é o maior da América Latina e está no posto 20ª de maior influência no mundo. Somente aqui no Brasil são mais de 55 milhões de clientes.

Por possuir uma ampla cartela de funcionários e clientes, é conhecido por oferecer uma conta salário cheia de benefícios, permitindo aos seus clientes:

  • Até 5 saques/mês
  • 2 consultas de extrato/mês
  • 2 consultas de saldo/mês
  • Pagamentos de títulos e boleto
  • Cartão de débito com a primeira via gratuita

Conta salário Banco do Brasil

O Banco do Brasil é a instituição bancária mais antiga no país e conta com mais de 54 milhões de clientes.

Esse é um banco público e que também oferece conta salarial, com os mesmos serviços do que o concorrente Itaú.

Contudo, seu diferencial é a sua influência no mercado, bem como a oferta de aplicativo moderno e funcional, que incentiva seus clientes a mudarem as práticas para o novo mundo digital.

Conta salário Bradesco

Seguindo o modelo de atendimento dos seus concorrentes BB e Itaú para conta salário, o diferencial do Bradesco está em incentivar os seus clientes a fazerem pagamentos por meio de agendamentos via conta salário.

Inclusive o banco pede que contas simples de casa sejam pagas via débito automático, por meio da opção agendamento, que poderá ser feita no seu também aplicativo como um facilitador de serviços.

Conta salário Caixa Econômica Federal

A principal vantagem da conta salário da Caixa Econômica está em seu modus operandi, que conta com uma rede fortíssima de terminais, sem falar dos serviços prestados dentro das lotéricas.

Todo usuário de conta salário na Caixa poderá usufruir dos serviços exclusivos já citados acima e ainda ter a sua disposição diversos pontos de saques e locais para o pagamento de contas, como as Lotéricas Caixa.

Conta salário Santander

Para finalizar, os espanhóis do Santander, que há anos estão no Brasil com serviços e oportunidades para clientes, também oferecem dentro do seu portfólio as oportunidades para todas as contas de salário que aderem.

Repete os mesmos serviços dos seus concorrentes e o seu diferencial está no atendimento e aplicativo, que são funcionais e práticos.

Vale a pena ter uma conta salário?

Por ser uma conta simples e por pouco oferecer, vai muito da cabeça do cliente em querer ter serviços limitados aos ganhos mensais.

Geralmente, como é uma obrigação ter a conta salarial naquela instituição, o cliente fica somente para receber o salário e depois transfere o dinheiro para sua conta corrente de uso pessoal.

Isso porque a conta corrente oferece benefícios extras e que são indispensáveis no cotidiano do consumidor, como cartão de crédito, empréstimos, cheque especial e afins.

Vantagens

A principal vantagem aqui são os juros zero e as taxas abolidas. Mesmo que o cliente não tenha acesso aos produtos financeiros do banco, é uma forma de ter mais controle de seu dinheiro, ou seja, sem cartão de crédito, sem fatura e consequentemente menores as chances de endividamento.

Além disso, dependendo do seu perfil, a conta salarial atende todas as suas necessidades, pois você pode sacar valores, transferir e até mesmo pagar contas e compras com o cartão de débito.

Desvantagens

Um dos contras está na limitação. Mas, isso não impede que o cliente possa fazer uma portabilidade para um banco que ofereça mais recursos, melhor ainda se for um banco digital, para não ter custos extras.

Além disso, como ressaltamos, o grande porém da conta salário é que não há a possibilidade de ter cartão de crédito.

Portabilidade do salário

Se você não está satisfeito com a sua atual conta bancária, seja ela salário ou corrente, saiba que é possível pedir a portabilidade para outra instituição.

De modo geral, você transfere a sua conta para outro banco, que pode oferecer benefícios mais interessantes, como empréstimos com taxas de juros mais baixas, cartão de crédito sem anuidadee com mais limite, enfim.

Quem pode fazer a portabilidade de salário?

Todo trabalhador que esteja vinculado na conta salário poderá agora mesmo procurar um banco que tenha no seu portfólio oportunidades para clientes ousados.

Basta apenas ser maior de idade, ter RG, CPF e comprovante de residência e de preferência estar com o nome limpo, para solicitar a portabilidade de conta para o banco escolhido.

Como fazer a portabilidade da conta salário?

Se for num banco digital fica mais fácil fazer a portabilidade de conta salário, visto que tudo pode ser feito no site ou aplicativo da instituição.

Clicando no botão abaixo você será direcionado para uma lista de bancos que trabalham com excelentes oportunidades, sendo eleitos os melhores de 2022.

RANKING COM OS MELHORES BANCOS DIGITAIS DE 2022

Entretanto, caso seja um usuário mais conservador e não goste de realizar esses serviços pela internet, saiba que é possível pedir a portabilidade de conta diretamente em uma agência física do banco escolhido.

Conclusão

A conta salário é amiga de todos os trabalhadores e oferece aquilo que ela promete. Mesmo limitada em questão de produtos financeiros, não deixa a desejar no que diz respeito às movimentações básicas que precisamos, como sacar dinheiro e realizar pagamentos.

Mas, caso deseje algo mais inovador e com reais possibilidades ao uso de créditos e serviços, é mais aconselhável ter um banco/financeira que entenda seus desejos, pedindo assim a migração para um novo tipo de modalidade de conta, que tenha bonificações e melhores serviços, quando comparado a conta salário!