XP compra fatia na Suno e reforça conteúdo sobre mercado financeiro

A XP anunciou a compra de uma “participação minoritária estratégica” no grupo Suno, uma das melhores plataformas de investimentos do Brasil!

XP Investimentos compra fatia minotirária da Suno

O mercado financeiro em 2022 já começou com tudo e uma das grandes novidades neste início de ano foi o anúncio nesta terça-feira (04 de janeiro) que a XP comprou uma fatia da Suno Research e Suno Asset, duas plataformas voltadas para o setor financeiro.

A XP Investimentos, uma das principais corretoras de valores do país e dona de grandes marcas, como Rico, Clear e Infomoney, informou a compra de uma “participação minoritária estratégica” da Suno, onde a fatia negociada e o valor da operação não foram divulgados.

Continue a leitura conosco que vamos te explicar mais detalhes sobre a compra da Suno pela XP e como isso irá refletir no mercado de investimentos!

Negociação entre XP e Suno

O Grupo XP é um dos mais fortes no mercado financeiro nacional, não é atoa que é tem em seu grupo de acionistas corretoras de valores de renome. Assim, dando mais um passo em direção à predominância no mercado.

Dessa forma, a XP Investimentos anunciou a compra de uma fatia da Suno Asset (plataforma de gestão de recursos) e da Suno Research (plataforma com conteúdo digital e análises sobre o mercado financeiro).

Inclusive, esse é um tipo de negócio que vem crescendo neste meio, pois os bancos de investimentos têm apostado cada vez mais na compra de empresas produtoras de conteúdo financeiro.

Ou seja, é o famoso, unir o útil ao agradável, pois de um lado oferecem soluções e investimentos e de outro dão dicas, informação e consultoria para seus investidores.

Um bom exemplo disso é o Banco BTG Pactual, que é um dos concorrentes diretos da XP no mercado e no ano de 2019 pagou o montante de R$72,4 milhões para adquirir a Revista Exame.

Cartão de Crédito

Cartão BTG+

  • Sem anuidade
  • Com cashback
Saiba como solicitar

Fora isso, em 2021, o BTG comprou a Universa, a empresa dona da Empiricus, que reúne as empresas Empiricus, Vitreo, Money Times, Seu Dinheiro e Real Valor.

O que esperar da aquisição da Suno pela XP?

A Suno foi lançada no mercado brasileiro no ano de 2016 e desde lá tem ganhado cada vez mais destaque entre seus concorrentes.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 150 mil clientes e aproximadamente 280 funcionários em seu time.

Mas, o que realmente interessou a XP na compra da Suno foi a sua audiência, pois a plataforma tem mais de 12 milhões de pessoas em seus sites e cerca de 6 milhões de seguidores nas redes sociais.

Assim, acredita-se que a ideia é ampliar ainda mais essa audiência e transformar esses leitores em investidores mais preparados para o mercado.

Atualmente, a Suno trabalha tanto com conteúdo pago quanto gratuito, bem como oferece serviços como análises, notícias, livros, cursos e relatórios com recomendações de investimentos ao seu público.

O grande objetivo da XP, acredita-se que seja fortalecer ainda mais esse vínculo e assim fazer com que mais brasileiros se sintam à vontade para sair da Poupança e se arriscar em outros tipos de investimentos, principalmente os de renda variável.