Pagamento DAS MEI: Prazo para quitar dívidas é até amanhã!

Quem é empreendedor MEI e está com o pagamento das guias DAS atrasadas, têm até o dia 31 de agosto para regularizar os débitos!

Pagamento DAS MEI

Os brasileiros que atuam no sistema MEI (Microempreendedor Individual) têm até amanhã (31 de agosto) para quitar seus boletos de contribuição atrasados, pois caso contrário o débito será encaminhado para a Dívida Ativa na Receita Federal.

A notícia pegou muitos empreendedores de surpresa, afetando principalmente aqueles que estão devendo impostos ao governo federal, visto que o DAS (Documento de Arrecadação Simples Nacional) inclui tributos como ISS, ICMS e INSS.

As guias de pagamento MEI atrasadas poderão ser quitadas à vista ou de forma parcelada. A partir do mês de setembro a Receita irá encaminhar os débitos para a inscrição em Dívida Ativa, que será cobrada com juros e outros encargos na Justiça.

Como realizar o pagamento DAS MEI atrasado

Para impedir que as dívidas apuradas nas Declarações Anuais Simplificadas (DASN-Simei) sejam encaminhadas para a Dívida Ativa, os empreendedores brasileiros precisam regularizar sua situação até esta terça-feira (31 de agosto).

Nesses casos, basta emitir a guia DAS do seu CNPJ, através do Portal do Simples Nacional, seção PGMEI.

ACESSE AQUI SUAS GUIAS MEI

Para acessar as suas guias de pagamento basta informar o número do seu CNPJ. Após fazer o login, é só clicar em “Consulta Extrato/Pendências”, depois em “Consulta Pendências no Simei”.

Feito isso, é só gerar as DAS dos meses em atraso e realizar o pagamento até a data prevista.

Se a dúvida é onde pagar DAS MEI, não se preocupe, pois é simples e rápido, como qualquer outro boleto. Inclusive, a guia pode ser paga com PIX.

Consequências de não fazer o pagamento guia MEI atrasada

A maior consequência de não pagar suas guias em atraso é que você terá a dívida cobrada pela Receita Federal na Justiça.

Mas, além disso, o não pagamento da contribuição MEI pode lhe gerar os seguintes transtornos:

  • Perder o direito aos benefícios previdenciários MEI, como aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e etc.
  • Ser excluído do regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, ou seja, perder o seu CNPJ
  • Não conseguir crédito empresarial no mercado, isto é, ficando sem acesso a linhas de crédito como empréstimos e financiamentos para a sua empresa

MELHORES EMPRÉSTIMOS PARA MEI

Então, não se arrisque! Regularize o pagamento DAS MEI da sua empresa, para evitar transtornos maiores a partir de setembro de 2021.