Buscando Cartão

0%

Qual a diferença entre cartão de crédito PJ e PF?

Veja o que diferencia um cartão para empresa de um cartão para pessoa física!

Qual a diferença entre cartão de crédito PJ e PF?

Empresas, microempresas e Microempreendedores Individuais (MEIs) podem ter cartões de crédito próprios, vinculados ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Estes são os cartões de crédito destinados às Pessoas Jurídicas (PJ). Você sabia disso? Conhece quais as diferenças entre o cartão de crédito PJ e PF ou mesmo o que é uma pessoa jurídica?

O Notícia Oficial preparou um guia descomplicado para você que tem uma empresa ou é MEI entender a diferença entre cartão de crédito PJ e o cartão de crédito “tradicional”, que é vinculado à pessoa física e se vale ou não vale a pena para você ter um cartão de crédito desta modalidade.

Continue conosco para saber as diferenças e entender como funcionam estes cartões de crédito nessas duas modalidades e assim escolher a melhor opção para você! Vamos lá?!

O que é Pessoa Jurídica?

Pessoa Jurídica é uma entidade, seja ela uma empresa, sociedade, organização e outros modelos. É formada por uma ou mais Pessoas Físicas, com propósitos e finalidades específicos, e direitos e deveres próprios e característicos da atividade em que estão envolvidas.

O termo Pessoa Jurídica é um dos mais ouvidos por quem está abrindo o próprio negócio ou se tornando MEI.

Isso porque quando se tem um negócio ou é um Microempreendedor Individual, a pessoa terá que seguir a regulamentação deste modelo para estar em dia com o Governo e a Receita Federal.

A formalização de um negócio ou empresa traz direitos e deveres específicos, com opções de cartões, empréstimos e até contas bancárias com condições diferenciadas.

O que é Pessoa Física?

Basicamente, todas as pessoas que nascem são identificadas por um número, que é aqui no Brasil é conhecido como Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Esse documento é registrado pela Receita Federal uma única vez por cidadão, sendo o número do CPF particular e intransferível.

O CPF é muito utilizado em nosso dia a dia, seja na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, movimentar sua conta bancária ou contratar produtos financeiros.

Assim, Pessoa Física é todo cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil que possui o cadastro de pessoa física.

Não é obrigatório o porte deste documento, mas sim seu o cadastro junto ao governo. Pessoas que nunca foram registradas e não tem CPF ficam à margem da sociedade, não podendo usufruir de vários direitos.

Os estrangeiros que vêm morar no Brasil também devem ter o documento para ter acesso à serviços públicos, bancários e outros. E, para isso, basta que solicitem à Receita o registro.

Pessoa Física pode ter cartão de crédito PJ?

As pessoas físicas podem ter cartões de crédito PJ sim, desde que as mesmas sejam formalizadas como Microempreendedores Individuais (MEI) ou tenham empresa registrada.

Isso permite que elas possam solicitar cartões de crédito para MEI ou PJ, já que possuem CNPJ ativo junto à Receita Federal.

Já as pessoas físicas que não tem empresas e nem são microempreendedoras individuais, não conseguem ter acesso a este tipo de cartão.

Hoje em dia há inúmeras opções de bons cartões de crédito simples, Internacional, Gold, Platinum e Black/Infinite, de bandeiras como Elo, Mastercard e Visa, que oferecem diversas vantagens e benefícios exclusivos para o negócio.

E atenção, o ideal é ter um cartão PJ para os gastos da sua empresa e um cartão “tradicional” para suas despesas enquanto Pessoa Física.

Isso ajuda no controle financeiro, bem como propicia um melhor uso, considerando que, normalmente, os benefícios oferecidos são diferentes.

Por exemplo, um cartão de crédito para Pessoa Física pode ser sem anuidade e oferecer ganho de pontos e milhas, enquanto que um cartão de crédito para Pessoa Jurídica oferecerá maquininha de cartão e descontos em marcas parceiras.

Cartão de crédito para empresa é a mesma coisa que cartão para pessoa física?

Existem muitas similaridades entre o funcionamento dos cartões de crédito para empresas e para MEIs com aqueles feitos para Pessoas Físicas.

Mas eles são diferentes, começando pela finalidade, pois, enquanto um é para os gastos da pessoa, o outro é para pagamentos feitos pela empresa.

O cartão empresarial é uma ferramenta importante também para que seja feita uma divisão do que é gasto da empresa e do empresário.

Isso ajuda demais na organização, principalmente dos pequenos empresários e dos microempreendedores individuais, pois juntar o dinheiro da atividade com o pessoal pode trazer muitos problemas.

Outra diferença é que o cartão PJ vai estar vinculado ao CNPJ e nisso tudo muda, como o limite que é oferecido, se será preciso pagar anuidade, os benefícios, a conta PJ, enfim.

Além disso, os cartões para empresas possibilitam maior acesso ao crédito do que cartões que estão atrelados à renda pessoal.

O cartão PJ funciona pela conta da Pessoa Física?

Via regra geral, não é possível usar um cartão de crédito PJ vinculado a uma conta corrente de Pessoa Física, afinal, são duas “coisas” diferentes.

Para ter um cartão de crédito PJ antes é necessário que se tenha uma conta corrente como Pessoa Jurídica.

Não se preocupe, pois é bem mais simples abrir uma conta PJ, desde que sua empresa ou MEI esteja regularizado, com toda documentação em dia.

Esse tipo de conta é oferecida em diversas instituições financeiras, incluindo os bancos digitais, ou seja, mais uma facilidade para você.

O que acontece em muitos casos é o acesso simultâneo no mesmo aplicativo, ou seja, o cliente pode no mesmo lugar só trocar sua conta PF e PJ.

Principais diferenças entre cartão PJ e PF

Os cartões de crédito PJ têm algumas diferenças importantes em relação aos cartões que você, como pessoa física, utiliza.

Vamos começar pelas similaridades: assim como os cartões PF, os PJs são emitidos nas bandeiras Elo, Mastercard e Visa, sendo aceitos em praticamente qualquer lugar.

Além disso, o cartão de crédito PJ geralmente tem limite de crédito mais alto, variando conforme a análise de crédito do emissor e as movimentações na conta PJ.

No mais, é tudo igual, ou seja, serve para realizar pagamentos e compras, inclusive permite o parcelamento.

Quanto às diferenças, os cartões PJ possibilitam um limite de crédito bem maior, dependendo do faturamento e das movimentações mensais do negócio.

Sem contar que essa separação do cartão PJ do tradicional para PF (principalmente nos casos de micro e pequenos empresários), ajuda na organização financeira pessoal e do negócio.

Este tipo de cartão permite um melhor controle do fluxo de caixa da empresa ou da sua atividade, além de ter taxas e tarifas diferentes em relação aos cartões de crédito tradicionais.

Controle de fluxo de caixa

Usando cartões de contas e cartões de crédito separados para o seu negócio ou atividade do pessoal, facilita muito o controle do fluxo de caixa, com acompanhamento de todo o valor gasto, investido e recebido pelo seu negócio.

Taxas e tarifas

As contas e os cartões PJ têm taxas diferentes em relação aos de pessoas físicas. Isto porque as tarifas são pensadas pesando o volume de movimentações feitas pela empresa ou pelo microempreendedor, que costumam ser bem acima da média de Pessoas Físicas.

Personalização de serviços

Os serviços oferecidos foram feitos pensando nas necessidades das empresas. Com cartão de crédito PJ e conta PJ, você terá vantagens como menor taxa para um maior número de movimentações, crédito e limite maiores, acesso facilitado a linhas de crédito e muito mais.

Bancos que oferecem cartão PJ e PF no mesmo aplicativo

Existem bancos que oferecem uma facilidade a mais para você que é MEI ou pequeno empresário, que é o gerenciamento dos seus cartões PJ e PF dentro de um mesmo aplicativo. Além disso, estão bancos permitem que você tenha conta corrente pessoal e PJ neles.

Para ficar ainda melhor, separamos uma lista com bancos digitais que oferecem esses e outros serviços com taxas muito vantajosas em relação a outros presentes no mercado.

Se você deseja um cartão PJ ou quer trocar o seu, vale muito a pena ficar atento à lista abaixo. Confira!

C6 Bank

Cartão de Crédito

C6 Business

  • Limite alto
  • Sem anuidade

Saiba como solicitar

O C6 Bank traz a praticidade e desburocratização de um banco digital, junto com uma enormidade de serviços.

O C6 disponibiliza conta corrente grátis, sem cobrança de taxa de manutenção e nem para envio de DOCs e Pix, por exemplo.

O banco digital, ainda, oferece opções diversificadas de investimentos, linhas de crédito voltadas para diversos públicos e cartões de crédito cheio de vantagens e sem anuidade, como os casos dos cartões C6 e C6 Carbon.

No C6 Bank também há contas PJ e MEI cheias de vantagens e livre de taxas de manutenção. No caso do cartão de crédito empresarial, o banco digital oferece o cartão de crédito C6 Business, ideia para empresas e MEIs.

Ele é livre de anuidade e traz vantagens, como limite alto, aprovação simplificada, desconto de até 50% na C6 Store, cashback em parceiros C6 e maquininha de cartão com taxas baixas para o seu negócio.

Nubank

Cartão de Crédito

Nubank

  • Sem anuidade
  • Limite alto

Saiba como solicitar

Conta digital mais utilizada pelos brasileiros, Nubank também oferece cartões de crédito para Pessoas Jurídicas, com a facilidade de você gerir ele juntamente com o seu cartão PF dentro do mesmo app.

Além disso, o Nubank traz várias facilidades, tanto para gestão da sua conta corrente e cartões de crédito quanto para dentro do aplicativo, que é simples, intuitivo e sem burocracia.

Tanto o cartão de crédito PF quanto o PJ são livres de anuidade e as contas no Nubank são livres daquelas várias tarifas que são comuns em alguns outros bancos.

O Nu Business, cartão de crédito do Nubank destinado a empresas e MEIs, juntamente com a conta PJ do Nubank, é uma ótima ferramenta para você controlar seu fluxo de caixa, ajudando na organização do seu negócio.

O Nu Business tem a bandeira Mastercard, permitindo usufruir das vantagens da bandeira e realizar compras internacionais. Ainda é disponibilizado o cartão virtual, que dá mais segurança às suas compras online.

PagBank

Cartão de Crédito

PagBank

  • Limite alto
  • Sem anuidade

Saiba como solicitar

O PagBank também oferece conta e cartão PJ grátis e livre de anuidade. Com a conta empresarial do PagBank, você que tem uma represa ou é MEI tem direito a enviar e receber TEDs e Pix ilimitados, sem pagar nenhuma taxa por isso, além de emitir boletos diretamente no aplicativo.

Com o cartão de crédito PagBank PJ você pode fazer as compras e controlar o fluxo do seu negócio utilizando um cartão Visa Internacional isento de anuidade.

No aplicativo do PagBank, você pode acompanhar e controlar a fatura dos seus cartões PJ e PF em um só lugar, o que garante praticidade.

Com o PagBank PJ, a sua empresa tem acesso a crédito feito totalmente online, sem burocracia e com prazos e condições especiais para o seu negócio crescer.

Além disso, você disponibiliza maquininha de cartão sem aluguel e com taxa zero para novos clientes.

Inter

Cartão de Crédito

Inter MEI

  • Sem anuidade
  • Internacional

Saiba como solicitar

O Banco Inter é outra instituição em que você pode ter e gerir dentro do mesmo aplicativo cartões de crédito PJ e PF.

O Inter disponibiliza cartão PJ e cartão MEI com as funções crédito e débito, na bandeira Mastercard sem cobrança da anuidade.

Os saques com o cartão Inter Mastercard Microbusiness são ilimitados. Além disso, o cartão empresarial do Inter garante cashback de 0,25% da fatura.

Para isto, basta, para clientes PJ, fazer o pagamento das faturas em dia e, para os clientes MEI, colocar a fatura em débito automático.

Os cartões Inter facilitam e tornam mais seguros os seus pagamentos online, com cartões virtuais. Ah, e tem mais! Seu negócio pode ter até quatro cartões de crédito adicionais sem pagar nada a mais por isso.

Como você pode ver, a conta PJ e o cartão de crédito empresarial do Banco Inter são outras ótimas opções para o seu negócio.

Original

Cartão de Crédito

Original Internacional

  • Sem anuidade
  • Com cashback
Saiba como solicitar

Para fechar com chave de ouro a nossa lista de principais bancos que oferecem cartão PJ e PF no mesmo aplicativo, não poderia faltar o Banco Original.

Com o Original, você também pode ter contas e cartões PJ e PF centralizadas em um único app e banco digital.

No primeiro ano, a anuidade dos cartões é zero e a partir do segundo pode ser zerada dependendo da quantidade que gastar.

O cartão Original Empresas Mastercard tem um diferencial importante, que é a possibilidade de você transferir limite do seu cartão PJ para o PF e vice-versa.

Além disso, o Original disponibiliza empréstimo sem burocracia para seu negócio ter capital de giro.

Tem, ainda, a maquininha de cartão para recebimentos, emissão de boletos dentro do app e cashback nas compras tanto no cartão destinado aos MEI e às empresas quanto nos cartões de crédito de pessoas físicas.