Buscando Empréstimo

Empréstimo com garantia: Tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

Veja um guia completo sobre esta que é considerada uma das opções mais baratas do mercado

Se você possui um bem, seja imóvel, veículo ou até mesmo o FGTS (que também pode ser usado como garantia), e está precisando de um empréstimo, este conteúdo é perfeito para você! Com uma das taxas mais baratas do mercado, o empréstimo com garantia é uma das melhores opções para conseguir crédito no Brasil.

Por isso, nós do site Notícia Oficial, preparamos este conteúdo especial sobre essa modalidade de empréstimo que é considerado bastante vantajoso, em um país que possui as maiores taxas de juros do mundo.

Isso acontece porque como há algum bem ofertado ao banco ou a uma instituição financeira, é normal que as taxas de juros sejam mais em conta, e o cliente ainda consiga obter um prazo maior para o pagamento.

Mas cuidado, em caso de inadimplência, seu bem pode ser usado pela instituição financeira para quitar a dívida. Então, antes de contratar este tipo de serviço é importante que você leia esta publicação para saber todos os detalhes do empréstimo com garantia.

O que é empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia, basicamente, funciona assim. A garantia é um bem anexado ao contrato do empréstimo, que pode ser vendido pela instituição credora para quitar a dívida, em caso de inadimplência por parte do cliente.

Este tipo de crédito permite que taxas de juros menores sejam oferecidas, uma vez que o risco para a instituição financeira é considerado bastante reduzido.

Como funcionam os empréstimos com garantia?

O empréstimo com garantia funciona de uma forma muito simples. O tomador de crédito deve oferecer um bem como garantia de que o débito será pago à instituição financeira que liberou tal empréstimo. A vantagem deste tipo de operação é que a instituição credora assume um risco menor e, dessa forma, diminui as taxas de juros cobradas aos clientes.

No Brasil, além de casa e carro, os tipos de empréstimos com garantia mais comuns, outros bens também podem ser oferecidos. Dentre estes bens, estão: celulares, joias e até mesmo o salário ou o FGTS são aceitos na negociação.

Tipos de empréstimos com garantia

Dentre os tipos de empréstimos com garantia mais comuns no Brasil, destacam-se:

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel é considerada a linha de crédito que, sem sombra de dúvidas, possui as menores taxas de juros do mercado. Nessa modalidade, que também é conhecida como home equity ou refinanciamento de imóvel, você cliente disponibiliza a sua propriedade como garantia da operação. Vale lembrar que a quantia requerida está relacionada ao valor do imóvel, estipulado pela avaliação de um profissional de uma empresa especializada no assunto.

O processo de avaliação de crédito é bem detalhado, já que a instituição a qual você solicitou o crédito, quer diminuir ao máximo os riscos de prejuízos. Sendo assim, a segurança dos bancos neste tipo de operação é percebida na forma das excelentes condições de pagamento, que são oferecidas ao cliente.

Como um imóvel tende a se valorizar com o tempo, as condições de pagamento permitem o parcelamento do crédito em até 240 meses, o que corresponde a 20 anos. Mesmo com a propriedade em garantia, é preciso que você comprove sua renda, uma vez que é necessário provar a capacidade que você tem de arcar com as parcelas ao longo do período estabelecido em contrato.

Empréstimo com garantia de veículo

Nesta modalidade de empréstimo, você utiliza seu automóvel como garantia. Apesar de ter uma taxa de juros um pouco maior do que a do empréstimo de imóvel, esta ainda é uma garantia de crédito mais vantajosa do que o empréstimo pessoal, por exemplo.

Vale lembrar que a documentação solicitada é mais simples do que na operação com imóvel e o cliente consegue o valor solicitado mais rapidamente. Este prazo dura, em média, uma semana.

Neste tipo de modalidade, vale ressaltar que o cliente não pode ter o nome sujo, ou seja, não pode estar com restrições no CPF (Cadastro da Pessoa Física). Ao realizar o procedimento, o usuário permanece com seu carro normalmente, podendo até vendê-lo, mas, atente-se ao detalhe, caso haja uma venda, o valor deve ser destinado a quitar a dívida.

Vale destacar, que o automóvel tem que estar no nome do solicitante, ficando alienado à instituição até o pagamento total da dívida.

Empréstimo com garantia do FGTS

O empréstimo com garantia do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) surgiu como uma excelente opção para quem precisa de crédito com juros baixos e nem sempre consegue disponibilizar algum bem, como casa ou carro, como garantia.

O dinheiro existente no fundo de garantia poderá cobrir o saldo devedor, uma vez que o FGTS funciona como uma precaução, caso o trabalhador não consiga honrar com o pagamento do empréstimo. Por conta disso, o empréstimo com uso do FGTS possui um baixo risco para os bancos e, dessa forma, permite com que as taxas de juros sejam mais baixas, se comparadas com as taxas de outros empréstimos, como o pessoal ou o rotativo do cartão de crédito, por exemplo.

O empréstimo com uso do FGTS possui juros de até 3,5% e um prazo de 48 meses para pagar. Esta modalidade de crédito é direcionada para trabalhadores com carteira assinada. O consignado FGTS é descontado direto de sua folha de pagamento. Além disso, o valor da prestação não pode ultrapassar 30% do salário que você recebe.

Quando contratar um empréstimo com garantia

Você pode contratar um crédito com garantia em algumas situações específicas, tais como: quitar uma dívida maior, construir ou reformar o tão sonhado lar ou, ainda, para investir em sua empresa. Confira, com o Site Notícia Oficial:

Quitar dívidas mais caras

O empréstimo com garantia é uma excelente alternativa de crédito para que você quite aquela dívida mais cara, como os empréstimos pessoais, o rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial, dentre outros exemplos.

Como o empréstimo com garantia apresenta taxas de juros menores, além de um prazo de pagamento bem vantajoso, vale sim a pena trocar outras dívidas por esta que, ao final, pode sair mais em conta, caso você a administre bem.

Investir em um negócio próprio

Você tem a veia empreendedora? Deseja empreender nestes tempos de crise que estamos passando para, lá na frente, colher os frutos de uma economia em expansão. Então, saiba que o Crédito com Garantia de Imóvel também pode ser uma ótima opção para você!

Você que é (ou pretende ser) empresário ou profissional liberal, pode apresentar seu imóvel particular e utilizar o crédito para investimento na sua empresa, seja em projetos de expansão, em novos negócios ou mesmo como capital de giro.

E você que busca  crédito para investir em franquias, saiba que possui ainda mais vantagens, como a carência maior para pagamento da primeira parcela.

Construir ou reformar

Sabia que o próprio imóvel que você pretende reformar pode ser utilizado como garantia, para que você possa obter crédito?

O financiamento ou crédito para reforma é dirigido para quem está construindo ou reformando um imóvel. Este tipo de crédito é oferecido pelas instituições financeiras com taxas de juros mais baixas, se comparadas a outros tipos de empréstimos mais tradicionais. Além disso, pode cobrir até 100% do valor correspondente à obra.

Casamento ou viagens

Contratar um empréstimo com garantia para aquele casamento dos sonhos ou aquela viagem adiada tantas vezes pode sim ser uma boa medida. Apesar disso, coloque tudo na balança! Faça um bom planejamento financeiro, verifique se, após a realização do casamento ou daquela viagem que sonhava há tempos, você vai, de fato, conseguir pagar aquela dívida.

Caso conclua que sim, o empréstimo com garantia passa a ser considerada uma boa pedida, já que, como vimos anteriormente, as taxas de juros são mais baixas do que as de outros empréstimos, como o pessoal, por exemplo, além de as condições e prazos para o pagamento serem muito vantajosas!

Como é feita a análise de crédito para conseguir um empréstimo com garantia?

A análise de crédito para se conseguir um empréstimo com garantia funciona como as demais análises, realizadas de forma criteriosa pelos bancos e instituições financeiras, para que reduza ao mínimo os riscos de inadimplência.

Sendo assim, a análise de crédito levanta todas as informações relevantes de uma determinada pessoa ou empresa, para que a instituição financeira possa conceder ou não o limite de crédito ao qual ela está precisando.

Dentre os critérios analisados, são avaliados os valores pedidos e a real capacidade de pagamento que a pessoa ou empresa possui. Dessa forma, a instituição financeira se protege dos prejuízos e do aumento de inadimplência, com o objetivo de manter um fluxo de caixa estabilizado. A empresa de crédito deve ter uma política forte, com conceitos e parâmetros muito bem definidos, para que isso, de fato, ocorra.

Quem pode fazer um empréstimo com garantia?

De modo geral, qualquer pessoa pode solicitar o empréstimo com garantia, inclusive quem está com o nome sujo, ou seja, está negativado.

Documentos necessários

Alguns documentos, como de costume, serão solicitados quando você for pedir sua liberação do empréstimo com garantia. Serão pedidos documentos, tais como:

  • RG
  • CPF
  • comprovante de residência
  • comprovante de renda
  • certidões de nascimento ou de casamento.

Além disso, ainda serão solicitados alguns documentos referentes ao bem em questão. No caso do imóvel, por exemplo, são requisitados documentos tais como:

  • pagamento do IPTU
  • Certidão Negativa de Débito
  • Matrícula

Custos de um empréstimo com garantia

De forma geral, as taxas de juros das modalidades de crédito são os principais vilões para o acúmulo de dívidas e uma consequente inadimplência. Apesar disso, no caso do crédito com garantia de imóvel, os juros baixos são uma de suas principais vantagens, uma vez que, em se tratando de uma garantia real ao banco, os valores são menores.

Nesta modalidade de empréstimo, as taxas de juros são de até 2%. Já o empréstimo com garantia do FGTS possui uma taxa de juros de até 3,5% e um prazo de 48 meses para pagar.

Vantagens de pedir um empréstimo com garantia

Dentre as principais vantagens de se solicitar um empréstimo com garantia, estão:

  • Os juros são bem menores do que os de outros empréstimos mais tradicionais;
  • Contratação do empréstimo é simplificada;
  • Você não precisa ter uma finalidade específica para o dinheiro;
  • Você pode usar até a metade do valor da garantia;
  • Melhores condições de pagamento, com prestações bem acessíveis;
  • Prazos de pagamento bem estendidos.

Desvantagens

Dentre as desvantagens do empréstimo com garantia, destacam-se:

  • Burocracia elevada, para a comprovação de que o solicitante possa pagar o crédito;
  • Prazo curto para o pagamento, no caso do empréstimo com garantia de veículo, que pode chegar a no máximo cinco anos.

Onde fazer empréstimo com garantia?

Confira, a seguir com o Site Notícia Oficial, cinco instituições financeiras que permitem que você solicite um crédito com garantia:

Santander

Santander

O Santander também oferece empréstimos com garantia para imóvel e veículo. No caso do primeiro, o banco espanhol afirma que o cliente – ou terceiros com o qual ele tenha vínculo – deve ter um bem avaliado, em no mínimo, R$70.000. O dinheiro a ser liberado é limitado a 60% do valor do imóvel e o prazo máximo para o pagamento é de até 240 meses (ou 20 anos).

Agora, para o empréstimo com garantia de veículo, os automóveis que serão colocados como garantia devem ter, no máximo, cinco anos de fabricação e o cliente pode conseguir até 70% do valor de mercado do bem. Além disso, a primeira parcela pode ser paga em até 59 dias e o parcelamento total para a quitação pode ser estendido até cinco anos.

CONHECER O EMPRÉSTIMO SANTANDER

Creditas

Creditas

A fintech de empréstimos Creditas oferece as modalidades de empréstimo de imóvel e veículo. Vale lembrar que todo o processo é feito de forma online, ou seja, 100% digital.

As taxas de juros para que você consiga crédito por meio do imóvel são a partir de 1,09% ao mês e o valor mínimo para que você possa realizar sua solicitação é de R$30.000. Nessa modalidade, é possível tomar emprestado um montante de até 60% do valor do imóvel dado como garantia.

Agora, se você pretende usar um carro como a garantia da operação, a solicitação deve ser de, no mínimo, R$ 5.000, com juros que partem com uma taxa de 1,69%. O valor do empréstimo solicitado pode chegar até 90% do valor real do automóvel.

CONHECER O EMPRÉSTIMO CREDITAS

Banco Inter

Banco Inter

O Banco Inter oferece aos clientes apenas a alternativa de empréstimo com garantia de imóvel. Assim como ocorre na Creditas, todo o processo com o Banco Inter também ocorre de forma totalmente digital. As taxas de juros são a partir de 1,15% ao mês, mais a correção da inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

A instituição financeira aceita imóveis residenciais e comerciais (com exceção aos lotes, galpões e qualquer outro sem habite-se), que estejam quitados e que tenham um valor mínimo avaliado em R$200.000. O cliente pode conseguir um crédito de até 50% do valor do imóvel colocado na garantia.

CONHECER O EMPRÉSTIMO BANCO INTER

Itaú

Itaú

O Banco Itaú oferece duas opções de empréstimo com garantia: investimento e imóvel. A modalidade empréstimo com garantia de imóvel, vale ressaltar, só está disponível para clientes Itaú Personnalité.

O cliente do Itaú que pretende colocar um investimento como segurança na operação de crédito precisa ter um limite pré-aprovado e aplicações que são elegíveis para tal. A contratação ocorre pelo serviço de internet banking da instituição, entre 20h e 7h.

Por sua vez, para tomar o crédito com garantia de imóvel, é preciso que o bem, seja residencial ou comercial, esteja quitado e não entre na lista de restrições da instituição (como edículas e galpões, por exemplo).

Esta modalidade permite que o cliente tome um empréstimo que chegue, no máximo, até 60% do valor do imóvel. O prazo para amortização da dívida é de dez anos. Você só poderá compor renda com outra pessoa para a análise de crédito desde que ela também seja proprietária da garantia.

Banco do Brasil (BB)

Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) oferece, a seus clientes, dois tipos de empréstimos com garantia: imóvel e veículo.

Na modalidade em que o imóvel é dado como garantia, a instituição financeira não determina um valor mínimo de mercado para que o bem seja elegível. Entre os requisitos exigidos pelo banco estatal, estão: que o imóvel seja próprio e residencial; que esteja localizado em área urbana e edificado em alvenaria; tenha documentação em um cartório de registro de imóveis; e que esteja em boas condições de uso.

Agora, para que você consiga o crédito com a utilização de seu automóvel neste processo, o bem deve ter, no máximo, dez anos de fabricação. Além do mais, o veículo deve ser quitado, não ser objeto de nenhum processo ou ter algum ônus, como licenciamento atrasados ou multas, por exemplo.

O Banco do Brasil também informa que o crédito liberado aos clientes pode chegar a 80% do valor do automóvel e o parcelamento máximo para quitar o empréstimo é de cinco anos. O pagamento da primeira parcela pode ser efetuado em até 59 dias após o recebimento do dinheiro.

Como solicitar um empréstimo com garantia

A instituição financeira vai solicitar documentos como RG, CPF, comprovantes de renda, comprovante de residência, certidões de nascimento ou de casamento. Além disso, alguns documentos do bem oferecido como garantia (imóvel, carro, enfim) também serão pedidos.

Você pode solicitar seu empréstimo com garantia tanto de forma presencial, nas agências bancárias, como também de forma virtual, quando todo o processo ocorre de forma 100% online.