Buscando Empréstimo

0%

Empréstimo com garantia do FGTS: Tudo que você precisa saber

Confira neste guia o que é, como funciona, quais são as taxas e bancos que trabalham com empréstimos com garantia do FGTS!

notas de cem reais espalhadas na mesa e uma carteira de trabalho em cima, com o dizer empréstimo FGTS

O empréstimo com garantia do FGTS é uma modalidade bastante procurada por pessoas que precisam de um valor extra para sanar dívidas com juros baixos. Assim, como o brasileiro sabe bem que pagar as contas em dia é algo que deixa todo mundo aliviado, a utilização do FGTS é uma solução bem prática e barata na hora do aperto financeiro.

Mas, e quanto a você? Sabe como funciona esse tipo de empréstimo? Será que as taxas cobradas valem a pena? Quem está com o nome sujo consegue crédito com garantia do FGTS? São todos os bancos que oferecem essa modalidade?

Bom, preparamos este artigo exclusivo para esclarecer todas essas dúvidas a você leitor, bem como falaremos da importância de avaliar com cautela o uso do saldo da sua conta do FGTS para fazer um empréstimo! Vamos conferir?!

O que é empréstimo com garantia do FGTS?

Todo trabalhador titular de uma conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá usufruir dos empréstimos consignados, mesmo estando com o nome negativado.

Basicamente, trata-se de mais uma alternativa para oferecer crédito aos brasileiros, mas com a grande vantagem de ter juros baixos (até 3,5% ao mês) e um bom prazo de pagamento (até 48 meses).

Além disso, é um tipo de empréstimo que aprova com facilidade, visto que como você deixa o seu dinheiro do FGTS como garantia de pagamento, os bancos e financeiras enxergam um baixo risco em oferecer o dinheiro a você e caso venha a não pagar as parcelas, o saldo da sua conta do FGTS servirá para abater o saldo devedor do empréstimo.

É empréstimo ou crédito consignado?

É um empréstimo/crédito que poderá no máximo comprometer 10% do saldo de uma conta vinculada ao FGTS, conforme estipulado pela Lei 13.313/2016.

Assim, por ser um empréstimo que se encaixa na categoria Consignado FGTS, o valor liberado é menor, não podendo ultrapassar 10% do saldo disponível na sua conta, mais os 40% da multa rescisória, pagos pelo empregador.

Como funciona o empréstimo com garantia do FGTS?

O trabalhador no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que desejar usar seu FGTS para conseguir um empréstimo com juros baixos pode fazer isso de forma muito rápida e prática.

Basta procurar uma Instituição Consignatária (de sua preferência e que possua convênio com o empregador) e solicitar o empréstimo da modalidade consignado, utilizando o benefício do FGTS como forma de pagamento.

Vale destacar que o pagamento das prestações desse empréstimo não vem em fatura, como no cartão de crédito, e sim descontadas diretamente da sua conta bancária ou do seu FGTS, caso venha a atrasar o pagamento.

Ou seja, você não pega emprestado um valor da sua conta do FGTS, mas sim, pede um empréstimo e paga com desconto em folha. Caso venha a não pagar, o saldo do FGTS é utilizado como garantia.

Qual o valor do empréstimo?

O valor liberado no crédito consignado do FGTS, segundo a regulação brasileira, é estipulado com base na remuneração de cada cliente, onde o valor das prestações não pode passar de 30% do salário base.

Contudo, é importante destacar que, independentemente do valor liberado, a taxa máxima para garantia usando seu FGTS não pode passar de 10% do saldo disponível na conta, mais os 40% da multa rescisória, em casos de demissão sem justa causa.

Qual a taxa de juros?

Assim como outras modalidades de empréstimo com garantia, o do FGTS também tem uma das menores taxas de juros do mercado.

Nesse caso, a sua taxa de juros é bem pequena e chamativa aos olhos dos clientes, onde não poderá passar de 3,5% ao mês. Ah, é importante também lembrar que o número máximo de parcelas é de até 48 meses.

Como simular as condições do empréstimo?

Basta entrar agora mesmo no site da Caixa ou de outros bancos que trabalham com a modalidade para fazer a sua simulação sem precisar sair de casa, basta ter acesso à internet.

Mas, é importante ter em mente que na hora da efetivação do cadastro, os valores serão com base na sua remuneração mensal, não podendo comprometer mais do que 30% da sua renda, bem como o valor dado como garantia é de 10% do FGTS.

Quem pode pedir o empréstimo com garantia do FGTS?

As pessoas adeptas da CLT poderão pedir o seu empréstimo com garantia FGTS. Basta que o cliente vá até uma instituição que ofereça crédito consignado ou nos sites das empresas que possuem em seu portfólio esse tipo de atendimento e escolha fazer o empréstimo, lembrando que precisam estar dentro dos parâmetros que a Lei nº 13.313/2016 oferece aos usuários.

Assim, via regra geral, qualquer trabalhador que tenha saldo na conta do FGTS pode solicitar esse tipo de empréstimo com juros mais baixos.

Negativado pode?

Normalmente, o empréstimo consignado não exige consulta aos birôs de crédito, como SPC e Serasa e por isso, quem está com o nome sujo pode conseguir a aprovação.

Além disso, um facilitador e que aumenta as chances de aprovação do crédito é que o cliente precisa comprovar renda e deixa como garantia de pagamento seu saldo do FGTS.

Assim, quem está com o nome sujo ou o score de crédito baixo pode sim solicitar o empréstimo com garantia do FGTS, sem burocracia e com mais agilidade para receber o valor.

Quais bancos fazem empréstimo com garantia do FGTS?

Os bancos entenderam que é possível fazer negócios com base na utilização do FGTS e com isso resolveram facilitar a vida de seus clientes com a modalidade de consignado, utilizando o FGTS como garantia. Vejamos agora mesmo os bancos que oferecem esse tipo de serviço:

Vale a pena solicitar empréstimo consignado com garantia do FGTS?

Para saber se é vantajoso ou não pedir um empréstimo consignado com garantia do FGTS é preciso entender que é fundamental ser um bom pagador.

Além disso, é preciso pensar no uso do crédito, pois você estará comprometendo os valores da sua conta do FGTS, caso não pague as parcelas, como, por exemplo, se perder o emprego e ficar sem salário.

Outro ponto importante a considerar é que se trata de um empréstimo e mesmo tendo juros baixos, comprometerá parte da sua renda mensal.

Assim, se você não usar o valor do empréstimo com sabedoria e não se programar para incluir as parcelas no seu orçamento, poderá vir a se endividar.

No entanto, se for para quitar dívidas ou investir é uma boa oportunidade, visto que os juros cobrados são mais baixos e é um empréstimo de fácil aprovação, até mesmo para negativados.

Mas, para avaliar todos os prós e contras da solicitação desse tipo de empréstimo, confira a seguir as principais vantagens e desvantagens!

Vantagens

  • Fácil contratação e sem avalista
  • Liberação sem burocracia
  • Taxa de juros menor
  • Prazo estendido de pagamento
  • Valores já estabelecidos em lei
  • Aceita negativados
  • Maior controle financeiro e de dívidas
  • Bom para quitar outros débitos

Desvantagens

  • Risco de desemprego e aumento da dívida
  • Dívida de longo prazo
  • Sem chance adiar
  • Diminuir os valores do FGTS
  • Outros

Como solicitar um empréstimo com garantia do FGTS?

Se você está precisando de dinheiro rápido, com baixas taxas de juros, sem burocracia e com parcelas que caibam no seu bolso, saiba que é muito simples solicitar o empréstimo com garantia do FGTS.

Para isso, é necessário que você tenha saldo positivo no FGTS, seja maior de 18 anos e claro, procurar uma instituição bancária ou financeira que ofereça esse tipo de crédito.

Pode inclusive fazer sua simulação e contratação pela internet, visto que muitos bancos hoje em dia já trabalham com empréstimos online, como é o caso do Pan.

Conclusão

Então, chegamos ao fim do nosso guia especial sobre empréstimo consignado com garantia do FGTS e esperamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre o assunto, para que tenha conhecimento para fazer a melhor escolha financeira!