Buscando Empréstimo

0%

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil está suspenso

Saiba tudo sobre o cancelamento do crédito Auxílio Brasil da Caixa e o que fazer!

Bolsonaro não recomenda pegar empréstimo do Auxílio Brasil

Desde que foi anunciado no mercado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o crédito consignado para os beneficiários do programa tem gerado bastante discordância. Contudo, oficialmente, agora o empréstimo do Auxílio Brasil está suspenso.

Cartão de crédito

Caixa Tem

  • Sem anuidade
  • Fácil aprovação
VER COMO SOLICITAR

A decisão foi dada pelo TCU, que é o Tribunal de Contas da União, que já vinha pedindo a suspensão temporária do empréstimo.

Os motivos são muitos, como as taxas de juros altas, ser atrativo para o endividamento das famílias de baixa renda devido a facilidade na aprovação e desconto das parcelas automático do benefício todos os meses e, principalmente, por ser interpretado como “moeda de troca” nesta reta final das eleições presidenciais.

Então, se você estava pensando em solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ou já deu andamento no seu pedido na Caixa Econômica Federal, veja a seguir o que fazer após essa decisão do TCU!

Tribunal de Contas da União suspende o empréstimo do Auxílio Brasil

Semana passada noticiamos aqui no portal que o TCU já tinha mostrado sua insatisfação com o crédito consignado do Auxílio Brasil, depois que muitos beneficiários do programa estavam reclamando sobre a demora de mais de 15 dias na liberação do valor quando solicitado pela Caixa.

Além disso, o TCU também registrou que muitos clientes estavam descontentes com as taxas praticadas, uma vez que os bancos estariam cobrando taxas abusivas, como seguro prestamista e juros de acerto.

Frente à isso, no dia 18/10 o TCU entrou com um pedido junto ao Ministério Público solicitando a suspensão do empréstimo.

A decisão foi acatada, ou seja, o empréstimo do Auxílio Brasil está suspenso temporariamente e a Caixa tem 24h para dar explicações sobre as reclamações dos clientes.

O pedido de suspensão do crédito do Auxílio Brasil foi assinado pelo Ministro Aroldo Cedraz e trata-se de uma decisão liminar, ou seja, como é urgente, passa a vigorar na mesma hora.

Segundo Cedraz, é importante que a Caixa apresente documentos, resoluções, notas técnicas e decisões colegiadas que esclareçam:

  • Critérios de concessão
  • Taxas de juros
  • Inadimplência esperada
  • Rentabilidade
  • Aprovação da linha de crédito relativa à modalidade de empréstimo

Não vai mais ser possível pedir empréstimo do Auxílio Brasil por enquanto

Enquanto a decisão do TCU estiver em vigor, o empréstimo do Auxílio Brasil está suspenso, o que significa que novas contratações não podem ser feitas na Caixa.

De modo geral, até que a Caixa prove ao tribunal que não há irregularidades na contratação do crédito, a modalidade de empréstimo não pode mais ser liberado aos clientes.

Para quem estava com o pedido em análise ou aguardando liberação, também não receberá o valor, pelo menos até a Caixa resolver a pendência.

Onde contratar o crédito do Auxílio Brasil?

A suspensão do empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil foi especificamente na Caixa, que é um banco público.

Por isso, se você está precisando do crédito, saiba que poderá solicitar nos outros 10 bancos que estão fazendo o empréstimo do Auxílio Brasil!

VEJA AQUI OS BANCOS QUE FAZEM EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL