PIX pelo WhatsApp e outras redes sociais

A partir do mês de agosto será possível fazer um PIX pelo WhatsApp e outras redes sociais/aplicativos. Veja aqui como vai funcionar!

imagem de notas de dinheiro em real ao fundo e a frente dois celulares mostrando a tela de quem envia e quem recebe pix pelo whatsapp

O mundo moderno pede mais praticidade, principalmente quando é para lidar com o nosso dinheiro, não é mesmo? Por isso, pensando em facilitar a vida dos consumidores brasileiros, foi anunciado que a partir de agosto será possível fazer um PIX pelo WhatsApp, dentre outras redes sociais e aplicativos utilizados em nosso dia-a-dia.

O anúncio divulgou que a partir do dia 30 de agosto, todas as pessoas que possuem o PIX (sistema de pagamento instantâneo e gratuito) vão poder acessar suas contas bancárias para pagar contas ou transferir dinheiro sem precisar sair dos apps de mensagens que estão utilizando.

Dentre as redes sociais escolhidas para a nova funcionalidade estão: WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook. Já os aplicativos de controle financeiro, o Guia Bolso foi um dos escolhidos.

No entanto, a nova ferramenta só funcionará se essas empresas decidirem aderir ao pagamento via PIX e ao sistema Open Banking.

Afinal, vai poder fazer um PIX pelo WhatsApp?

Um dos principais impasses ainda é o Open Banking, o novo sistema do Banco Central (BC), que objetiva o compartilhamento de dados dos clientes e serviços entre bancos, financeiras e instituições autorizadas.

Basicamente, se o cliente autorizar que seus dados fiquem “open”, as instituições poderão compartilhá-los com outras empresas.

Por isso, para o PIX no WhatsApp e outros aplicativos começar a valer é preciso que o sistema Open Banking entre em funcionamento no Brasil.

Além disso, mesmo que as redes sociais, aplicativos de mensagem e apps de controle financeiro não sejam instituições financeiras, saiba que eles estão autorizados pelo BC para realizar transações financeiras.

Inclusive, há pouco tempo atrás começou a funcionar o envio de dinheiro pelo WhatsApp, transformando o mercado financeiro, visto que é uma forma muito mais rápida e fácil de comprar e pagar.

Por isso, na prática, para saber como enviar PIX pelo WhatsApp é necessário primeiro que essas instituições estejam liberadas pelo BC e grande parte disso depende do Open Banking.

Mas, atenção, as empresas que tiverem interesse em oferecer essa nova funcionalidade do PIX via aplicativo, deverão se cadastrar a partir do dia 2 de agosto no BC. As instituições aprovadas terão que fazer testes entre os dias 9 e 23 de agosto.

Como vai funcionar o PIX pelo WhatsApp

No momento, o sistema PIX só funciona por meio dos aplicativos e canais de banco, via internet banking ou caixa eletrônico.

Contudo, com a nova mudança, será possível que o cliente faça um PIX sem precisar sair do aplicativo que está usando.

Na prática, de acordo com Breno Lobo, consultor da gerência de gestão e operação do PIX, esses aplicativos poderão cobrar alguma tarifa do cliente para o envio de dinheiro.

Porém, a expectativa é que o serviço seja oferecido de forma gratuita, pois, caso contrário, perderia a essência do que é o PIX, um sistema de pagamento rápido e sem custos.

Empresas de venda também vão começar a oferecer o serviço

Não é só o PIX pelo WhatsApp que fará sucesso no mercado, visto que as empresas de venda online também estão autorizadas a oferecer o novo serviço. Contudo, para essas instituições o sistema só começará a funcionar a partir de 30 de setembro.

Mas, a expectativa é que facilite bastante o processo de pagamento durante as compras pela internet, uma vez que hoje em dia para pagar uma compra online via PIX só é possível se a empresa gerar o QR Code e o cliente copiar o código e ir até o app do seu banco para realizar a transferência do valor.

Com a nova funcionalidade, tudo será feito de forma mais prática e rápida, pois o cliente não precisará sair do site ou app da empresa online para efetuar o pagamento com PIX.

Então, se você é fã do sistema de pagamentos instantâneos que conquistou o Brasil, fique atento, pois vem muita novidade boa por aí, para facilitar ainda mais a sua vida financeira!