Buscando Cartão

0%

O que fazer quando o seu cartão de crédito for descontinuado?

Responda suas principais dúvidas sobre ter o cartão cancelado pelo banco!

Homem jovem e triste, careca, segurando um telefone celular e um cartão de crédito com os olhos fechados, simbolizando um cartão de crédito descontinuado, cancelado, fim

Muitas vezes nos identificamos com o cartão de crédito que usamos, seja pelo limite alto, bom programa de pontos, benefícios exclusivos disponibilizados pelo emissor e bandeira ou até mesmo todas essas coisas juntas. Mas o que fazer quando esse cartão de crédito é descontinuado?

Com o fim do seu cartão de crédito, o cliente muitas vezes fica aflito e com várias dúvidas, principalmente com relação até quando poderá seguir usando e como ficarão os benefícios acumulados

Sabendo disso, o Notícia Oficial preparou este guia com informações sobre como e porque um cartão de crédito é cancelado pelos bancos, para que você saiba o que fazer nesses casos! Vamos conferir?!

O que é ter o cartão de crédito descontinuado?

O cartão de crédito descontinuado é aquele que, por opção do emissor, seja ele um banco ou uma financeira, é finalizado.

Isso significa que tal cartão não pode mais ser solicitado por novos clientes, assim como pode deixar de funcionar para os clientes que já o usam.

Normalmente, levando em conta os direitos dos consumidores, os emissores avisam com, no mínimo, 30 dias de antecedência quando seu cartão será descontinuado.

Como funciona o fim de um cartão de crédito?

A decisão de decretar o fim de um cartão de crédito pode passar por vários fatores, como:

  • Mudança de estratégia de mercado do banco ou empresa emissora
  • Substituição do cartão vigente por um modelo novo
  • Fim de uma parceria, no caso de cartões co-branded
  • Pouco uso do cartão no mercado
  • Entre outros motivos

Os emissores têm total autonomia para mudar seus produtos financeiros, e, dentro disso, podem sim decretar o fim de seus cartões de crédito.

Contudo, eles normalmente direcionam os clientes que faziam o uso para um cartão similar ao descontinuado, oferecendo os mesmos tipos de benefícios.

Mas como acontece esse cancelamento? Geralmente, o emissor avisa aos clientes sobre o fim de determinado cartão de crédito via canais oficiais, e-mail do titular e app do cartão.

Em alguns casos, será possível continuar usando o cartão até a data do vencimento do mesmo, mas nem sempre com todas as vantagens e benefícios, como descontos em parceiros e acúmulos de pontos, por exemplo.

Já em alguns casos, acontece do cartão já ser totalmente desativado mesmo antes do vencimento e assim o cliente não consegue mais usar.

Posso seguir fazendo compras com o cartão descontinuado?

Como citamos anteriormente, isso depende do banco! Em muitos casos o cartão deixa de ser emitido ao ser descontinuado, mas você ainda vai poder fazer comprar até a data de vencimento do seu cartão.

Nesses casos, o emissor irá informar se os benefícios do cartão continuarão valendo ou não durante as próximas compras.

Porém, em outras situações, o cartão é cancelado automaticamente na data imposta pelo emissor, não sendo mais possível fazer compras e pagamentos com ele.

Assim, para seguir tendo crédito e fazendo compras parceladas via cartão, por exemplo, será necessário solicitar outro modelo.

Frente à isso, a decisão é sua, ou seja, você pode pedir um novo cartão do mesmo banco (que provavelmente te oferecerá um cartão similar) ou pode solicitar um de outra instituição se assim achar mais vantajoso.

É bom ficar atento ao seu score de crédito e como está seu CPF no Serasa ou SPC, por exemplo, pois, na maioria dos casos, você passará por uma nova análise de crédito.

Dependendo do seu score e dívidas, pode ser que não consiga outro cartão com o mesmo limite e benefícios do anterior.

Por isso, ao ter cartão de crédito descontinuado, indicamos seguir com o mesmo banco/financeira, pois já há um relacionamento e a aprovação será mais fácil.

Limite do cartão de crédito descontinuado

Basicamente, o limite do seu cartão continuará o mesmo, caso o emissor opte pelo usuário continuar usando o cartão até a data de vencimento.

Porém, nesse meio tempo ainda é possível solicitar a avaliação de limite emergencial e também aumento do mesmo, visto que o cartão continuará funcionando normalmente até seu vencimento.

Anuidade do cartão de crédito descontinuado

Será que é preciso pagar anuidade de um cartão que foi cancelado pelo banco? Por exemplo, seu cartão foi descontinuado em julho e a anuidade era em 12 parcelas

Via regra geral, saiba que a anuidade só pode ser cobrada enquanto o cartão está ativo, apto para ser utilizado.

A partir do momento que o cartão de crédito é cancelado, não poderá mais haver cobrança da taxa de anuidade.

Como essa é uma taxa que serve para a manutenção dos serviços, não tem porque novas cobranças virem na fatura, já que não estará mais sendo utilizado.

É preciso pagar a fatura de cartão cancelado pelo banco?

Os gastos feitos anteriormente no cartão, como as compras feitas parceladas que caíram nos meses posteriores e os parcelamentos de faturas continuam sendo obrigações financeiras do mesmo jeito, mesmo após o fim do cartão.

Então, sim, você seguirá tendo a obrigação de fazer o pagamento das faturas, até o fim da sua dívida com o emissor.

Inclusive, serão cobrados juros rotativos em caso de atraso, pagamento parcial ou não pagamento da fatura.

O que não poderá mais ser cobrado é a taxa de anuidade dentro dessas faturas, se o cartão não funcionar mais.

O banco pode cancelar o cartão de crédito se você estiver usando?

Os bancos têm a autonomia de cancelar cartões de crédito, seja individualmente do cliente ou todos os cartões de um determinado modelo.

O que o código de defesa do consumidor exige é que a instituição financeira comunique aos clientes o cancelamento com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

Com isso, você terá, pelo menos, mais um mês podendo usar o cartão e pensar o que fará a partir de então, seja solicitar outro da mesma instituição ou um com benefícios similares oferecido por outra.

Hoje há inúmeras opções de cartões de crédito, destinados para pessoas com os mais variados hábitos, gastos e renda.

Tem até mesmo opções para quem é MEI, pessoas que não têm como comprovar renda e para quem está negativado (nome sujo).

O cliente continua com os benefícios com o cartão descontinuado?

depende de banco para banco! Em alguns casos, a instituição oferece um cartão similar, sendo outro produto já existente ou um criado para substituir o cartão que foi extinto.

O emissor pode oferecer os mesmo benefícios, dando continuidade a ofertas como cashback, condições especiais de pagamento e pontuação, por exemplo.

Em outros casos, a partir do momento que o cartão é cancelado, o cliente acaba não tendo mais acesso aos benefícios ofertados anteriormente.

Entretanto, os pontos ou milhas somados anteriormente, assim como o cashback, não são perdidos naquele momento e podem ser resgatados.

O que pode acontecer é mesmo usando o cartão enquanto não vence, não conseguir mais somar pontos ou cashback nas próximas compras.

Até quando dá para usar um cartão de crédito descontinuado?

Isso, mais uma vez, depende do banco! Como citamos antes, é obrigação da instituição avisar sobre o cartão de crédito descontinuado com antecedência.

Na maioria dos casos, o banco deixa de emitir aquele cartão específico, mas garante que o cliente possa utilizá-lo até a data de seu vencimento.

Se, por exemplo, a data do vencimento do seu cartão for fevereiro de 2024, você poderá usá-lo até lá, inclusive, pedindo o aumento de limite.

Mas fique atento, pois nem sempre são mantidos todos os benefícios, principalmente nos casos de cartões que dão condições facilitadas de pagamento e parcelamento em parceiros.

Algumas vezes, os cartões que vão ser descontinuados seguem funcionando para realização de compras até a data de vencimento, mas sem os benefícios iniciais. Aí você terá que pensar se vale a pena mantê-lo.

Sou obrigado a mudar de cartão após o meu ser descontinuado?

Muitas vezes o banco irá oferecer outro produto com benefícios, taxas e funcionamento parecido com o cartão que você usava e foi cancelado ou até mesmo te disponibilizar um cartão superior, o que pode ser interessante.

Mas quem vai decidir se quer ou não esse novo cartão é você. Nada lhe obriga a utilizar outro cartão de crédito daquele banco.

Você tem a liberdade para solicitar em outro banco ou até mesmo optar por usar apenas o cartão de débito da sua conta, por exemplo.

Cartões de crédito descontinuados recentemente

Sempre estão surgindo novos modelos de cartões de crédito e, ao mesmo tempo, alguns são descontinuados pelos mais diversos motivos.

Estratégia de mercado, substituição por outro produto e fim de parceiras são alguns dos motivos que levam os emissores a cancelarem cartões.

Alguns cartões foram descontinuados recentemente e a seguir mostraremos quais foram, quais opções foram dadas aos clientes e o que aconteceu com os benefícios que eram ofertados por cada um deles. Confira!

Americanas

Um dos cartões de crédito de loja mais utilizados do país, o cartão Americanas, foi descontinuado e gerou insatisfação em milhares de clientes.

O cancelamento do cartão de crédito Americanas se deu pelo fim da parceria entre a rede e o banco Cetelem, responsável pela emissão dos cartões.

Com o fim do cartão da Americanas, os clientes poderão seguir usando o limite do cartão para compras até a data do seu vencimento, mas não terão mais direito às condições exclusivas nas lojas Americanas, como parcelamento especial, limite extra e promoções.

Além disso, as compras com o cartão nas lojas Americanas não irão somar pontos no programa Mais Sorrisos.

Entretanto, a Americanas lançou o cartão de crédito Ame Digital, com diversas vantagens para quem gosta de comprar produtos na rede.

Cartão de Crédito

Ame Digital

  • Aprovação imediata
  • Sem anuidade

Saiba como solicitar

Em nossa opinião, vale muito mais a pena pedir o cartão Ame Digital do que seguir usando o Americanas descontinuado, pois oferece as mesmas vantagens e benefícios e é sem anuidade.

Credicard

O fim do cartão de crédito Credicard foi decretado pelo Itaú em julho e, desde então, o banco não emite mais este modelo.

Entretanto, quem já tem o cartão poderá seguir utilizando da mesma forma até a data de vencimento, mantendo os mesmo benefícios, como tag Itaú sem mensalidade, desconto e cashback em lojas parceiras, entre outros.

Comprado em 2013 pelo Itaú e emitindo cartões no Brasil desde a década de 1970, a marca Credicard teve milhões de clientes. Mas, por escolha de mercado, os cartões Credicard vão se tornar iti Itaú.

Assim, quando o seu cartão vencer ou caso precise de uma segunda via, poderá solicitar o cartão de crédito iti Visa Platinum do Itaú, que é o substituto do Credicard.

Cartão de Crédito

Iti Visa Platinum

  • Sem anuidade
  • Com cashback

Saiba como solicitar

O iti trará os benefícios Credicard com alguns diferenciais, como conta digital grátis, em que o seu dinheiro rende 100% do CDI, tudo em um só aplicativo, que é moderno e intuitivo.

Esse novo cartão tem sido muito bem avaliado pelos clientes e é uma ótima opção para quem quer um cartão de crédito sem anuidade, com limite alto (sem precisar comprovar renda) e com ganho de cashback em parceiros.

Méliuz Banco Pan

No fim de 2021, a parceria entre o Banco Pan e Méliuz foi encerrada em comum acordo e o cartão co-branded deixou de ser emitido.

Porém, mesmo com o fim do cartão de crédito Méliuz Banco Pan, os clientes que já possuíam o cartão podem continuar utilizando-o da mesma maneira e com os mesmo benefícios, até a data do vencimento.

Atualmente, o Méliuz está com uma lista de espera aberta para o lançamento do seu novo cartão de crédito.

O novo cartão de crédito Méliuz será inovador, pois ao que se sabe será oferecido em parceria com a bandeira Mastercard, terá anuidade zero, até 2% de cashback (que poderá ser convertido em criptomoedas), descontos exclusivos e muito mais.

Shoptime e Submarino

O fim do cartão Shoptime, assim como o fim do cartão Submarino, foram anunciados pela Americanas em 30 de março, devido ao fim da parceria com o Banco Cetelem.

Com isso, os cartões foram descontinuados e desde então não podem mais ser solicitados. As mudanças começaram a valer em 1º de maio.

Em ambos os casos, os cartões seguirão podendo ser usados pelos clientes até a data de vencimento.

Porém, desde maio, sem as vantagens que eram ofertadas nas lojas, como cashback, parcelamento exclusivo e descontos.

Os programas de recompensas Léguas do Submarino e Shop+ já haviam sido cancelados em março, mas mantendo ativos os pontos acumulados até aquele mês.

Os clientes dos cartões das duas lojas, assim como quem tinha o cartão da Americanas, agora tem o cartão Ame Digital como uma ótima opção.

Com o Ame Mastercard você tem opções de parcelamento de até 21 vezes sem juros e cashback nas lojas, tudo livre de anuidade.

Opapay

O cartão de crédito e a conta digital OpaPay, voltado para pessoas de baixa renda, foram encerrados sem maiores explicações, deixando os antigos clientes sem outras opções dentro da mesma empresa.

Diferente dos casos anteriores, o fim do cartão OpaPay resultou no cancelamento automático dos cartões de crédito mesmo que estivessem dentro da validade.

Muitos clientes foram pegos de surpresa com o cancelamento do OpaPay e podem estar procurando outros cartões com características similares, como aprovação garantida sem análise de crédito e sem cobrança de anuidade.

Se é o seu caso, cartões como banQi, Superdigital, RecargaPay, PagBank e Proteste Internacional são boas opções.

Bradesco Din

Em 2021, o banco Bradesco anunciou o fim do cartão Bradesco Din, que era a opção de cartão de crédito pré-pago da instituição, dando um prazo para os clientes usarem ou sacarem o saldo disponível.

Com o cancelamento do Bradesco Din, os clientes desde então não podem mais usar o cartão para nenhum tipo de pagamento.

Apesar do crescimento do uso dos cartões pré-pago nos últimos anos, por serem ideais para negativados, o banco ainda não lançou outro cartão do tipo.

Entretanto, há outras várias opções de cartões de crédito pré-pago no mercado que você pode solicitar, todos com aprovação imediata.

O Bradesco não tem mais cartões pré-pagos, mas mantém a oferta de diversos cartões de lojas, como os cartões Casas Bahia, C&A, Leader e Makro, além de seguir emitindo vários tipos de cartões de crédito nas bandeiras American Express, Elo e Visa.

Santander Play

O cartão de crédito Santander Play, voltado ao público universitário, foi descontinuado. Mas o Santander não deixaria esse público na mão.

O fim do Santander Play se deu para o mesmo ser substituído pelo SX Universitário, que é um cartão ainda melhor em questão de vantagens.

Cartão de Crédito

Santander SX Universitário

  • Sem anuidade
  • Vantagens Exclusivas
Saiba como solicitar

Novo cartão voltado aos estudantes do ensino superior, o Santander SX Universitário garante ainda mais benefícios que o Santander Play, como desconto em diversos cursos, desconto especiais de 50% em diversos eventos, preços especiais em produtos de parceiros do Esfera, anuidade grátis usando pelo menos R$100 por mês e muito mais.

Então, agora você já sabe o que é um cartão de crédito descontinuado, quais são seus direitos e quando vale a pena continuar usando até o vencimento, certo?!