Uma das obrigações na declaração do Imposto de Renda é com relação à compra e venda de criptomoedas e NFT’s, visto que cada vez mais os brasileiros estão investindo nesse tipo de ativo. Contudo, embora a procura tenha crescido bastante nos últimos meses aqui no Brasil, houve uma queda nas declarações de Bitcoin.
Segundo o levantamento feito pela própria Receita Federal, a declaração da principal criptomoeda do mercado teve uma baixa de 33% entre os contribuintes brasileiros.
Acredita-se que esses resultados tenham impacto direto da queda no preço do Bitcoin (BTC), ou seja, com o Bitcoin valendo menos, se tornou menos atrativo para os investidores brasileiros e consequentemente teve-se uma menor porcentagem de declaração.
Porque houve uma queda nas declarações de Bitcoin?
As criptomoedas estão ganhando cada dia mais espaço no mercado mundial e nacional. Entretanto, a Receita Federal afirma que as operações com Bitcoin caíram pela metade no aqui no Brasil, em comparação ao ano passado.
Os especialistas financeiros acreditam que estamos no período conhecido como “Inverno Cripto”, que é quando há uma queda estratégica na cotação de criptoativos.
Geralmente, esse período acontece após o Halving do Bitcoin, a cada quatro anos. E como o BTC é o principal ativo, é por isso que seu preço está em queda.
Os dados da Receita Federal reforçam essa linha de pensamento, pois os primeiros quatro meses deste ano registraram uma queda no número de trade de criptomoedas feito no país.
Como ainda não foi aprovada a Lei das Criptomoedas no Brasil, a regra até o momento é de que quem tem lucro mensal superior a R$30 mil precisa declarar no Imposto de Renda.
Assim, entre janeiro e abril de 2020 para 2021 teve-se uma alta de 66% no número de declarações de Bitcoin no Brasil, enquanto que no mesmo período de 2021 para 2022 tivemos uma queda de 33%.
Qual o impacto da queda nas declarações de Bitcoin?
Diante do cenário acima, fica claro que o menor preço do Bitcoin tem afetado sim o mercado de criptomoedas em geral.
Mas, qual o impacto disso para quem investe em Bitcoin e outras criptomoedas? Bom, esses resultados mostraram que os investidores estão preferindo não vender ou trocar seus ativos.
O problema disso é que “segurar o Bitcoin” na carteira de criptomoedas pode criar uma falsa expectativa no mercado.
Além disso, de acordo com a Receita, a queda nas declarações de Bitcoin não é o único problema…
Os brasileiros estão negociando o ativo com menor frequência, mas também estão lucrando menos nas operações.
Leia mais:
O levantamento da Receita mostrou que o valor total das operações de compra e venda de Bitcoin no Brasil caiu 75% entre janeiro e abril, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Sem contar que nos últimos meses o Bitcoin perdeu cerca de 34% de seu valor quando comparado a cotação do dólar no mercado.
Então, é bom os investidores ficarem atentos e estudarem com cuidado o mercado, para saber o momento certo de comprar e vender seus BTC’s, afinal, a queda nas declarações de Bitcoin é real e mostra o comportamento do mercado!