Com o alto preço da conta de luz no Brasil, cada vez mais os consumidores estão buscando alternativas para ter energia mais barata. Sentindo essa necessidade de mercado, a Caixa lançará em dezembro o Programa Caixa Energia Renovável, uma linha de crédito para a compra de placas solares com o menor juros do mercado.
O novo programa do banco Caixa Econômica Federal visa o financiamento de placas solares para domicílios brasileiros com taxa de juros de apenas 1,17% ao mês, que segundo o Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é a menor taxa do mercado.
Assim, os brasileiros interessados poderão adquirir o sistema necessário para colocar placas solares em suas residências, para que fiquem menos dependentes da energia elétrica e até mesmo possam vender a energia solar excedente.
Sobre o Programa Caixa Energia Renovável
Essa é uma linha de financiamento exclusiva da Caixa Federal, voltada para os consumidores brasileiros que desejam comprar placas solares para gerar energia renovável em suas residências, ao invés de utilizarem apenas energia elétrica, que está cada vez mais cara no Brasil.
Conforme informou Guimarães, a implementação do sistema de energia elétrica fotovoltaica pode resultar em uma economia de até 95% na conta de luz da casa.
Além disso, é importante pensar que se trata de uma energia limpa e sustentável, que utiliza a energia dos raios solares para gerar luz elétrica na residência, ou seja, é positiva também para a preservação do meio ambiente.
De acordo com informações do presidente do banco, o financiamento do Caixa Energia Renovável será simples e rápido de ser contratado, basta que o cliente interessado tenha o aplicativo Caixa Tem.
Características do financiamento da Caixa para a compra de placas solares
- Financiamento de até 100% do projeto (valor para a compra dos sistemas e também para a instalação nas residências)
- Parcelamento em até 60 meses
- Taxa de juros de 1,17% a.m.
- Possibilidade de pagar a primeira parcela só depois de seis meses
Lembrando que o programa é voltado apenas para pessoas físicas, ou seja, os consumidores brasileiros. A intenção não é oferecer a linha de crédito para empresas.
Além disso, cabe salientar que o Programa Caixa Energia Renovável irá atuar em duas modalidades distintas:
- Financiamento de placas solares sem garantias
- Financiamento de placas solares com caução de investimentos de renda fixa
Outras linhas de crédito da Caixa para energia renovável
O Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, considerando que os níveis de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas estão em estado alarmante, o que reflete no aumento da conta, com bandeiras tarifárias cada vez mais caras.
Por isso, a Caixa Econômica está investindo em novas fontes de energia e uma delas é a gerada a partir de placas solares, que é uma fonte de luz amiga do meio ambiente e que com certeza é interessante para o consumidor, devido à economia que gera.
Contudo, o maior empecilho atualmente é o custo da aquisição das placas solares e da instalação na casa, visto que exige profissionais qualificados e uma estrutura toda elaborada, feita a partir de projeto.
Então, a Caixa traz como solução o financiamento desses projetos, para que o consumidor brasileiro possa ter a oportunidade de aproveitar dos benefícios da energia solar com melhores condições.
Assim, além do Programa Caixa Energia Renovável que será lançada em breve, a instituição também está trabalhando em outros 3 financiamentos para pessoas físicas e jurídicas (empresas):
1. MPE Ecoeficiência
Financiamento voltado para a aquisição de equipamentos e máquinas para reduzir a geração de poluentes e resíduos emitidos durante a produção de energia.
Além disso, esse crédito também cobre a compra de sistemas de geração de energia renovável via aquecimento solar de água, visando a maior eficiência energética e filtragem dos gases poluentes.
Nesse empréstimo, a empresa poderá conseguir crédito para até 100% da compra, tendo até 180 meses para pagar a primeira parcela e até 54 meses de amortização. Com relação aos juros, esses serão a partir de 1,09% ao mês + TR (Taxa Referencial).
2. ABC (Agricultura de Baixo Carbono)
Essa será uma linha de financiamento da Caixa Federal exclusiva para o setor do agronegócio com valor máximo de R$5 milhões.
O financiamento inclui sete programas, onde seis poderão financiar tecnologias úteis para reduzir a emissão de gases tóxicos e poluentes e uma para a construção de ações que visem à adaptação às mudanças no clima.
O financiamento ABC da Caixa terá juros de 7% a.a., onde o empresário poderá parcelar a dívida em até 10 anos e o pagar a primeira parcela para só depois de cinco anos da contratação.
3. Programa Inovagro
Essa linha de financiamento é voltada para a compra de máquinas e equipamentos de energia sustentável, visando assim a estimulação da produção desse tipo de energia limpa no setor da agropecuária.
Esse financiamento terá uma taxa de juros de 7% a.a. e parcelamento em até 10 anos. Contudo, o crédito máximo do financiamento será de R$1,3 milhão e o pagamento da primeira parcela será para até 36 meses.
Ah, e outro grande diferencial é que esse empréstimo estará disponível tanto para empresas quanto para pessoas físicas, considerando a agricultura familiar.