5 dicas infalíveis para saber como economizar água e luz

Faça o seu dinheiro render mais com essas dicas de ouro para economizar na conta de água e de luz!

mulher de óculos sentada no sofá vendo contas e fazendo cálculos na calculadora, para saber como economizar na água e luz

Saber como economizar água e luz é fundamental sempre, visto que essas são duas despesas fixas do orçamento de qualquer família brasileira. No entanto, em tempos de inflação em alta, é ainda mais importante saber como diminuir o valor dessas contas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) no ano passado, cerca de 20% do salário do brasileiro é destinado para pagar a conta de luz, ou seja, tá muito caro.

A conta de água, embora seja um pouco mais barata, também não fica para traz na lista das despesas que mais pesam no bolso das famílias durante o mês, visto que tivemos um reajuste médio de 6% este ano.

E claro, ninguém trabalha o mês todo para pagar boletos e contas de água e energia elétrica, concorda? Ah, e como se não bastante, ainda temos os gastos com moradia (financiamento ou aluguel), alimentação, transporte, enfim.

Então, se a conta de energia elétrica e/ou de água está comprometendo demais a sua renda mensal, o Notícia Oficial vai te mostrar como economizar no dia-a-dia e assim baixar o valor a ser pago, sobrando mais dinheiro para você. Vamos lá?!

Dicas de como economizar água e luz

1 – Diminua o tempo no banho

Tomar banhos mais rápidos é bom para o seu bolso e para o meio ambiente, ou seja, comece a criar esse hábito o quanto antes.

Só para você ter uma ideia de quanto gastamos no banho, um chuveirada de 15 minutos chega a gastar cerca de 135 litros de água. Já um banho de apenas 5 minutos, essa quantidade baixa para 45 litros.

E não é só com água que você economiza durante o banho, mas energia elétrica também!

Então, reduzindo o tempo de banho, é possível economizar na água e luz em aproximadamente 30% do valor da conta, considerando que o chuveiro é um dos principais vilões no orçamento familiar.

2 – Feche as torneiras enquanto não estiver utilizando

Parece uma dica boba de se dar, considerando que o mínimo que as pessoas já deveriam estar acostumadas é a fechar a torneira enquanto não estão utilizando, não é mesmo?

Mas, saiba que ainda tem muita gente que não tem esse hábito, ou seja, deixam a torneira correndo água enquanto estão ensaboando a louça, enchendo o balde no tanque, escovando o dente, enfim.

Então, saiba que se você começar a fechar a torneira enquanto não usa, pode economizar até 12 litros de água durante o mês.

3 – Procure formas de reutilizar a água

Outra ótima dica de como economizar na conta de água é reutilizando-a, principalmente a água da chuva.

Segundo pesquisas, o hábito de lavar sua calçada ou pátio com a mangueira aumenta o seu consumo mensal de água em mais de 250 litros.

Por isso, procure formas de reutilizar água em casa, seja a que vem da chuva ou a que sai da máquina de lavar. Assim, você estará diminuindo o consumo de um recurso natural e escasso e ainda será vantajoso para o seu bolso.

4 – Cuide os vazamentos de água em casa

Ter água vazando em casa também é um problema danado e que pode aumentar bastaste a sua conta de água do mês.

Por isso, para evitar o desperdício e ainda diminuir o prejuízo em suas finanças ao final do mês, fique sempre atento aos vazamentos de canos e/ou torneiras pingando.

Aliás, manutenção preventiva é sempre mais barata que a corretiva, ou seja, é melhor cuidar antes do que ter que fazer uma reforma em casa maior e mais cara em casa, como em um caso de infiltração, por exemplo.

5 – Diminua o consumo de energia elétrica no dia-a-dia

A conta de luz vem sofrendo muitos reajustes ao longo dos últimos meses, ficando cada vez mais cara e por isso, é muito importante saber como diminuir o consumo, para baixar a conta.

Então, confira a seguir algumas dicas de como economizar energia elétrica em casa:

Iluminação

  • Diga adeus às lâmpadas incandescentes. Procure ter lâmpadas de LED ou fluorescentes, que são as que mais economizam, além de durar e iluminar mais o ambiente
  • Procure pintar as paredes com cores mais claras, pois isso deixa o ambiente mais iluminado e consequentemente menos tempo você precisa acender a luz
  • Sempre apague as luzes quando sair de um cômodo e não ligue e desligue várias vezes, pois isso também consome energia
  • Use mais a iluminação natural do dia, seja abrindo as portas e janelas ou até mesmo criando ambientes mais iluminados, com telhas transparentes

Eletrodomésticos

  • Para evitar o maior consumo de água e luz, junte o máximo de roupa suja para lavar de uma só vez, pois assim você diminui o trabalho da máquina e consequentemente gasta menos
  • Se você passa roupas em casa, junte o máximo de peças para passar durante um dia da semana. Além disso, comece pelas peças mais pesadas e deixe as mais leves para o final, pois essas podem ser passadas até mesmo com o ferro desligado
  • Mantenha a geladeira longe do fogão, pois assim você economiza na energia elétrica e ainda poupa o motor da geladeira de trabalhar mais sem necessidade. Além disso, descongele com frequência o freezer e nada de colocar roupas atrás da geladeira
  • Quando for dormir, tire das tomadas tudo que está em ‘‘stand-by’’, isto é, aqueles eletrodomésticos e aparelhos que já estão desligados, mas ainda estão consumindo luz só de estarem na tomada, como é o caso do microondas, som, televisão e computadores

Conclusão

Viu só como é bem fácil saber como economizar água e luz no dia-a-dia? São atitudes simples, mas que podem fazer uma boa diferença no seu orçamento.

Além disso, economizar faz bem para o bolso e para o meio ambiente, e cada vez mais precisamos nos preocupar em preservar nossos recursos!