Tradicionalmente, a Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros, pois com o passar dos anos as promoções estão cada vez melhores. No entanto, a Black Friday 2022 já tem queixas registradas no Reclame Aqui.
Desde site falso imitando a Magazine Luiza até ofertas com links maliciosos e camisetas da seleção “em falta”, o dia oficial da Black Friday no Brasil foi marcado por golpes, infelizmente.
Continue conosco para saber quais são as empresas registradas como golpe na Black Friday no site Reclame Aqui e veja quais são os seus direitos durante as compras online!
Golpes na Black Friday começam a ser registrados no Reclame Aqui
O Reclame Aqui é o maior portal de reclamações do Brasil, no qual atua como um “Procon online”.
Na prática, o consumidor abre uma reclamação e a empresa precisa responder e encontrar uma solução para o problema, pois caso contrário fica com uma baixa reputação na internet.
E como sabemos, em meio a tantas promoções com até 90% de desconto e até 70% de cashback, muitas pessoas se aproveitam para praticar golpes durante a Black Friday.
Os golpistas veem na data a oportunidade para lesar os consumidores, sejam com falsas ofertas ou até mesmo golpes mais elaborados, como clonagem de cartão de crédito, roubo de dados pessoais e etc.
Este ano não seria diferente e já no dia 25 de novembro as reclamações começaram a ser registradas no Reclame Aqui.
A maior queixa de golpe na Black Friday 2022 até o momento é um site falso do Magalu, que está oferecendo promoções de eletrodomésticos com links maliciosos.
Mas, não se deixe enganar, pois até mesmo empresas pequenas e até lojas que não existem estão sendo alvo de ações fraudulentas.
Site falso da Magalu
Conforme mencionado, o nome da Magazine Luiza está sendo usado para aplicações de golpes na Black Friday.
Confira a seguir o relato de um dos consumidores no Reclame Aqui:
Outro consumidor também relatou o mesmo problema, afirmando que o site falso da Magazine Luiza estava com uma oferta de Fogão 4 bocas Consul por apenas R$594,99.
Achando estranho o valor tão baixo, pesquisou no Google pelo produto e encontrou sendo vendido na Magalu Oficial por R$1.234,00, ou seja, o desconto de mais de 50% não era verdadeiro.
A Magazine Luiza já está ciente do problema e está averiguando o caso, inclusive, para a sorte de milhões de clientes, as duas promoções falsas já saíram do ar.
Pedido não entregue na 2RStore
Em ano de Copa do Mundo, milhares de brasileiros vão às compras, sendo os produtos mais vendidos as televisões SMART e as camisetas do Brasil.
Contudo, alguns consumidores abriram reclamação no Reclame Aqui sobre um suposto golpe na Black Friday durante a compra de camisas da seleção na loja online 2R Store.
De acordo com os relatos, a empresa estaria vendendo camisas oficiais da seleção brasileira, mas não estaria entregando o produto. Além disso, há relatos sobre demora na entrega e até mesmo envio de produto errado.
Até o momento, a 2R Store já tem mais de 1 mil reclamações no Reclame Aqui, estando entre as piores lojas para comprar pela internet.
MELHORES CARTÕES DE LOJA PARA A COPA
Não caia nos golpes da Black Friday!
Principalmente para quem vai aproveitar a Black Friday em sites e aplicativos, o risco de cair em falsas promoções é real.
Por isso, é importante redobrar a atenção aos detalhes, ou seja:
- Antes de finalizar o pedido pesquisar no Google e Reclame Aqui o nome e reputação da empresa
- Dar preferência aos pagamentos com cartão de crédito, pois estes oferecem mais segurança, como cancelamento e estorno de compras em até 7 dias
- Cuidar para ver se o site realmente é oficial
- Pesquisar preços em sites comparadores, para não cair na Black Fraude com descontos que não existem