CPF na nota fiscal: Benefícios para você e seu bolso

Você sabia que o CPF na nota fiscal pode ser muito mais vantajoso do que apenas aumentar o score de crédito? Confira alguns benefícios incríveis no tema de hoje!

casal conferindo compras no supermercado com CPF na nota fiscal

Todo brasileiro já escutou por aí que “colocar o CPF na nota fiscal aumenta a pontuação de crédito”, não é mesmo? Mas, você sabia que existem outros benefícios bem mais vantajosos nessa estratégia?

É isso mesmo! A grande maioria dos consumidores aqui no Brasil não fazem a mínima ideia de como cadastrar CPF na nota fiscal pode ser útil nas finanças e pior ainda, muitos nem sabem que esse recurso existe, pois na hora de realizar compras em estabelecimentos comerciais essa opção não é mencionada ao cliente…

No entanto, saiba que informar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) durante a emissão de uma nota fiscal eletrônica pode ser bem vantajoso para seu bolso, visto que você pode ganhar descontos exclusivos e até mesmo prêmios em dinheiro

Por isso, quando o atendente perguntar se você quer cadastrar o CPF, não tenha medo de responder que SIM! Não há motivos para acreditar nas mentiras que circulam por aí sobre o assunto, como essa ser uma maneira do governo controlar seu dinheiro ou que seu imposto de renda cairá na “malha fina”.

Entenda o que é e porque colocar o CPF na nota fiscal

Se você nunca ouviu falar sobre o CPF na nota, então, chegou a hora de conhecer tudo sobre esse recurso! Basicamente, cadastrar o CPF na nota fiscal é uma medida que o Governo Federal criou em 2012 para diminuir a sonegação de impostos no país.

E, embora você esteja pensando que esse foi um “truque” do governo para controlar o quanto você gasta por mês para aumentar o imposto de renda a ser pago, saiba que o alvo não é você, pessoa física.

Na verdade, essa é uma forma de garantir que as empresas parem de ocultar ou omitir os valores financeiros que movimentam mensalmente. 

Sabe porque? Infelizmente, muitos estabelecimentos não emitem nota fiscal durante as compras do cliente e sem isso, não é registrado o valor gasto, logo a empresa paga menos imposto de renda, já que não “vendeu tanto”.

Além disso, registrar o CPF na nota também é uma medida para diminuir a pirataria e ajudar na tributação fiscal no comércio.

Assim, o cadastro do CPF permite que os governos estaduais controlem a tributação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Lista de Estados que participam do Programa CPF na nota fiscal

Se você deseja saber como cadastrar o CPF, saiba que só poderá fazer isso se morar nos seguintes Estados:

  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal.
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rondônia;
  • São Paulo;
  • Sergipe.

3 benefícios do cadastro do CPF na nota fiscal 

Descontos exclusivos 

Conseguir um desconto é sempre muito bom para o bolso, não é mesmo? Pois saiba que ao cadastrar CPF na nota fiscal você pode diminuir o valor pago no IPTU e IPVA.

Os descontos podem variar bastante de estado para estado, mas a média é de 10%, tanto no IPTU quanto no IPVA.

Além disso, dependendo da sua região, você pode aproveitar também de descontos especiais na hora de comprar livros.

Prêmios imperdíveis

Quem sabe como ativar o CPF na nota fiscal também pode ser beneficiado com prêmios em dinheiro

Todos os meses, são sorteadas algumas notas fiscais com CPF, onde a premiação vai de R$5 mil até R$1 milhão.

Assim, quanto mais você cadastrar seu CPF nas notas fiscais durante suas compras, maiores as chances de ganhar esse dinheiro extra. 

Resgate de créditos 

Outra grande vantagem do cadastro do CPF na nota fiscal é o resgate de créditos, ou seja, após seis meses você pode reivindicar os pontos acumulados.

Em cada estado brasileiro o resgate funciona de forma diferente. Por exemplo, no Paraná você pode utilizar seus créditos para fazer recargas no celular. Já na Bahia, é possível trocar os pontos por ingressos para shows.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe que colocar CPF na nota fiscal aumenta a pontuação, mas também oferece outros benefícios incríveis, certo?!

Na prática, cada estado tem liberdade para oferecer os descontos e prêmios que achar mais conveniente, visto que possuem seus próprios programas de benefícios.

Então, não marque mais bobeira, isto é, comece a cadastrar seu CPF durante as compras para aproveitar de todos esses benefícios exclusivos!