Pré-cadastramento do Pix está sendo utilizado em golpe: veja como se prevenir

golpe cadastro pix

A Kaspersky, empresa responsável pela criação do antivírus de mesmo nome, fez um alerta. De acordo com a empresa, já está circulando um golpe online relacionado ao Pix, o novo sistema de pagamentos e serviços bancários criado pelo Banco Central.

O golpe é feito através de um e-mail, que utiliza as mesmas características, como cores e logomarcas, de um famoso banco brasileiro e oferece o pré-cadastramento das chaves Pix, que serão a usadas para identificar os usuários do sistema de pagamentos.

No e-mail, há um link que leva a uma página idêntica ao site oficial do banco, em que é solicitado ao cliente seus dados bancários, como a conta e a senha, o CPF e o número de celular, que são dados que podem ser utilizados para criar a chave de endereçamento.

Ao roubar esse tipo de dado, os criminosos podem ter acesso à conta Pix do usuário e utilizá-la para fazer transações.

Esse tipo de golpe é conhecido como phishing. Nele, os criminosos se passam por um banco (ou qualquer outro tipo de empresa) e solicitam dados pessoais ao usuário, para serem utilizados de forma criminosa

A seguir, veja algumas recomendações para evitar esse tipo de golpe.

Como evitar golpes relacionados ao pré-cadastramento do Pix

O Pix utilizará chaves de endereçamento para identificar as contas do usuário. Para isso, o usuário poderá utilizar o seu CPF, número de celular, e-mail ou um número gerado aleatoriamente.

O cadastramento das chaves Pix só começará no dia 5 de outubro, no entanto, alguns bancos já estão efetuando o pré-cadastro dessas chaves.

Se você deseja efetuar o pré-cadastro sem o risco de cair em um golpe, verifique se o seu banco está oferecendo o serviço.

Caso o banco esteja oferecendo o pré-cadastramento, siga as instruções informadas pelo próprio banco para efetuar o cadastro, que geralmente é feito através do aplicativo do banco.

Se você recebeu um e-mail oferecendo o pré-cadastro da chave Pix e o seu banco não está efetuando o serviço, não clique em nenhum link e nem baixe algum arquivo anexado, pois se trata de um golpe.

Caso o seu banco esteja oferecendo o serviço e você recebeu um e-mail que parece suspeito, tente verificar se o e-mail foi realmente enviado pelo banco. 

Para isso, observe se o endereço após o “@” é o mesmo do seu banco. Na maioria das vezes, os criminosos utilizam endereços semelhantes aos do banco e a diferença entre os dois pode ser sutil.

Uma forma de descobrir se o domínio é falso, é copiar esse endereço no seu navegador para acessar o endereço. Se o site não abrir, o endereço é falso.

Além disso, há outras pistas que indicam que o e-mail é falso, como a ausência do seu nome no texto. A solicitação de dados seus dados bancários também é um outro indicativo.

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com o seu banco.