O mercado de games movimenta bilhões anualmente no Brasil e no mundo, e com a nova era dos jogos NFT, em que os jogadores são recompensados com criptomoedas, esse setor está cada vez mais promissor. Por isso, o presidente Jair Bolsonaro anunciou uma redução de imposto na importação de videogames.
Assim, a partir de 1º de julho, o consumidor brasileiro poderá pagar mais barato ao comprar videogames e acessórios do exterior, devido à redução na cobrança do Imposto de Importação, um dos impostos obrigatórios no Brasil nas compras feitas em outros países.
Gosta de tecnologia e costuma comprar videogames fora do Brasil? Então, siga conosco e veja quanto vai baixar o preço desse tipo de produto a partir da próxima semana!
Governo aprova redução de imposto na importação de videogames
Como mencionado anteriormente, o mercado de entretenimento está em crescente expansão (intensificada pela pandemia), movimentando bilhões de dólares todos os anos ao redor do mundo.
Leia mais:
- Pegaxy: Conheça o jogo NFT que não precisa de investimento inicial
- Light Nite: O novo jogo NFT que paga em Bitcoin
- Splinterlands: Um dos games mais jogados da blockchain
Não é atoa que cada vez mais há o incentivo no mercado tecnológico, como banco digital com cartão de crédito exclusivo para gamers (Player’s Bank do Itaú), consórcio gamer, negociação de tokens de jogos na blockchain e mais.
Além disso, os brasileiros são consumidores ávidos de videogames de “última geração”, investindo em lançamentos de consoles da PlayStation e Xbox frequentemente.
Por esses e outros motivos, o Governo Federal aprovou na última semana a redução no imposto de importação de videogames.
A redução na cobrança entrará em vigor a partir do dia 1° de julho e gerará uma grande economia no bolso dos gamers de plantão.
Conforme o anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais, a nova medida baixará de 16% para 12% o preço de acessórios e partes de consoles e das máquinas de jogos de vídeo.
Fora isso, será zerado o imposto sobre videogames com telas incorporadas, portáteis ou não, e suas partes, ficando assim 16% mais barato.
Essa é a quarta redução de imposto na importação de videogames aprovada por Bolsonaro, sendo a última realizada em agosto do ano passado, quando houve o corte na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Produtos mais baratos no Brasil
Embora a inflação esteja consumindo o brasileiro, principalmente nos preços do dia a dia, como as compras de mercado e combustível (gás e gasolina), saiba que o Governo Federal vem aprovando medidas para a redução de impostos.
No mês de abril, Bolsonaro ampliou a redução do IPI para 35%, visando baixar o preço final dos produtos e assim estimular o comércio.
Com isso, produtos como máquinas de lavar e geladeiras começaram a ser vendidos com um preço mais atrativo para o consumidor.
Além disso, em maio, o governo também havia aprovado a redução tarifária de 10% no preço dos produtos comprados no exterior, como feijão, massas, arroz, carnes e materiais de construção.