Fazer investimentos não é uma missão tão fácil quanto muitas pessoas acreditam, afinal, é preciso pensar sobre o tipo de aplicação (renda fixa ou variável), os riscos que se está disposto a correr, a rentabilidade esperada, o prazo de vencimento estimado, enfim, uma série de fatores que devem ser levados em conta para evitar dores de cabeça futuras.
O fato é que os brasileiros ainda são mais conservadores na hora de investir, dando preferência a investimentos mais seguros e com menor rentabilidade, como é o caso das aplicações em renda fixa, principalmente a poupança. Para ter uma ideia clara, no ano passado, cerca de R$167 bilhões ficaram parados na caderneta de poupança.
O principal motivo para isso foi com relação as incertezas financeiras que a pandemia do coronavírus provocou em todos, fazendo com que muitos brasileiros optassem por deixar seu dinheiro “rendendo na poupança”, que é um dos tipos de investimentos menos instáveis e o preferido aqui no Brasil.
Entretanto, com a taxa Selic em queda histórica (até poucos dias atrás estava fixada em 2% ao ano), deixar seu dinheiro aplicado na poupança não é uma escolha sábia, visto que existem outros investimentos tão seguros quanto e que tem uma rentabilidade maior.
Então, se você quer saber como fazer investimentos da melhor forma possível, precisa conferir este guia exclusivo que preparamos! A seguir você encontrará 3 erros graves na hora de investir e 3 hábitos que você como investidor iniciante precisa começar a criar se deseja melhores resultados! Vamos lá?!
Fazer investimentos não é só aplicar na poupança
O brasileiro ainda precisa evoluir bastante quando o assunto é investir dinheiro, considerando que poucos aqui no país tem o hábito de poupar e investir e os que fazem isso, a grande maioria não tem conhecimento e experiência suficiente para fazer seu dinheiro se multiplicar.
Um bom exemplo disso são os investimentos na conta poupança, no qual segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que representam 88% das aplicações feitas no país.
As razões listadas para esse comportamento são: facilidade para investir, maior comodidade para cuidar do investimento e costume.
O problema é que atualmente a poupança não está sendo bem vista pelos especialistas financeiros, considerando a taxa de juros que está em baixa.
Mesmo com a leve suba da Selic (encontra-se em 2,75%), ainda assim, deixar seu dinheiro aplicado somente na poupança é furada.
Com a taxa de juros em 2,75% ao ano, a caderneta de poupança rende cerca de 70% dessa taxa, ou seja, os juros são de aproximadamente 1,92% ao ano.
Considerando que a inflação para 2021 está projetada em 4,75%, você está perdendo dinheiro na poupança, ao invés de ganhar.
Isso porque se a inflação é maior que a taxa de juros esperada para investimento, então, infelizmente, o rendimento não será interessante ao seu bolso.
Por isso, é necessário entender que investir vai muito além da poupança, ou seja, é preciso sair da zona de conforto.
3 erros fatais na hora de fazer investimentos
Quando começamos a investir, é inevitável cometer alguns erros. Mas, saiba que se você quer fazer seu dinheiro trabalhar para você, então será preciso eliminar alguns erros da sua vida, como:
1. Não conhecer bem os tipos de investimentos
Segundo os analistas em finanças, de nada adianta ter capital se você não conhece bem quais são os tipos de investimentos disponíveis.
Nesse sentido, a primeira coisa que deve ser feita é saber qual o seu perfil de investidor, para ter ideia se os investimentos em renda fixa ou variável são mais recomendados.
Tendo isso bem definido, estude melhor sobre os tipos de investimentos para iniciantes aconselhados de acordo com seu perfil.
2. Investir por emoção
Outro erro fatal no mundo dos investimentos é investir influenciado(a) pela emoção, seja na hora de aplicar ou de resgatar seu dinheiro.
Um bom exemplo disso é com relação aos investidores da bolsa de valores, que costumam a se desesperar quando variações não são esperadas.
Para ganhar dinheiro é preciso ser racional, ou seja, pesar os prós e contras da sua atitude ao investir ou retirar dinheiro.
3. Não diversificar sua carteira de investimentos
O terceiro erro e um dos mais comuns é quando o investidor coloca todo o seu dinheiro em apenas um tipo de investimento.
O ideal é balancear sua carteira de ativos entre investimentos em renda fixa e variável, como títulos, fundos e ações.
3 segredos de grandes investidores
Agora que você já viu o que não deve ser feito na hora de investir, é hora de saber como fazer investimentos.
Assim, listamos 3 bons hábitos que todo investidor precisa ter se realmente deseja bons resultados ao aplicar seu dinheiro!
1. Organize suas finanças
Todos os cursos de investimento grátis ensinam a mesma coisa: anote, faça contas e mantenha o controle sobre seus ganhos e gastos.
Esse é o principal segredo para quem quer começar a investir e cuidar melhor do próprio dinheiro, considerando que somente assim é possível ter uma vida financeira estável.
Afinal, se você não tiver um bom planejamento financeiro, nem sobrará dinheiro para investir…
2. Reserve um tempo para se dedicar a seus investimentos
Outra dica de ouro dos grandes investidores é reservar ao menos 15 minutos por semana para olhar de forma mais atenta para o seu dinheiro.
Quem ainda não investe deve reservar esse tempo para estudar um pouco.
Para quem já investe, a recomendação é usar esse tempo para entender como e quanto o dinheiro está rendendo.
3. Não fique cuidando os resultados todo o dia
Por fim, saiba que um investidor de sucesso deve estar focado no longo prazo.
Por isso, não adianta olhar para a Bolsa de Valores todos os dias, pois essa ansiedade não lhe fará bem e também não mudará seus resultados.
Aplique seu dinheiro com segurança, onde os riscos sejam toleráveis e tenha paciência!
Prontinho, agora você já sabe o que evitar e o que fazer na hora de investir! Leve essas dicas a sério e verá como seu dinheiro irá render mais!