3 métodos infalíveis para ter uma vida financeira estável

Chega de procurar simpatia para melhorar vida financeira… A solução está em um desses três métodos apresentados no tema de hoje!

mulher sorridente calculando suas finanças

O brasileiro sofre quando o assunto é vida financeira, afinal, temos grandes problemas em lidar com nosso dinheiro. Não temos controle sobre nossos ganhos e gastos, gastamos mais do que o orçamento permite, parcelamos compras que poderiam ser feitas à vista, pedimos empréstimos sem ter um planejamento financeiro bem estabelecido, enfim, péssimos hábitos financeiros. 

Por isso, a grande maioria da população brasileira tem problemas com suas finanças pessoais e os dados não mentem, pois de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aproximadamente 67% das famílias brasileiras estão endividadas, ou seja, possuem contas em atraso.

Mas, diante deste cenário desastroso, o que fazer para melhorar vida financeira? Bom, não há segredo e saiba que é mais fácil do que você imagina! Basta que você tenha conhecimento real sobre o que ganha mensalmente, o que gasta e o que poderia ser economizado.

Segundo o educador financeiro Robinson Trovó (da Trovó Academy, que conquistou seu primeiro milhão antes dos 30 anos e saindo do absoluto zero), para ter domínio de seu dinheiro e ter mais chances de enriquecer, uma pessoa deve:

  • Gastar menos do que ganha;
  • Ter uma reserva de emergência; 
  • Investir ao menos 10% de sua renda líquida todo mês em investimentos que pague juros acima da inflação. 

Além disso, esse especialista em finanças acredita que a proporção ideal do uso de seu dinheiro deveria ser assim: 70% da renda líquida destinado para o pagamento das despesas mensais, 20% para a criação de uma reserva financeira e 10% para investir e aplicar seu dinheiro.

Contudo, sabemos que por mais que a força de vontade seja grande, nem todas as pessoas conseguem fazer isso em seu cotidiano, devido a que o custo de vida está cada vez mais elevado, não temos educação financeira suficiente para organizar nosso orçamento familiar, gastamos desnecessariamente, possuímos dívidas e contas em atraso, entre outros contratempos que afetam diretamente qualquer expectativa de uma vida financeira saudável, não é mesmo? 

Mas, calma, nem tudo está perdido! Com este guia iremos lhe mostrar como guiar suas finanças pessoais em direção ao rumo certo e, será mais simples do que imagina!

Para isso, separamos três métodos que podem lhe ajudar nessa missão de como acabar com as dívidas e ainda começar a planejar seu futuro, começando a se arriscar no mundo dos investimentos. Vamos nessa?!

Vida financeira em dia com o método 50 – 15 – 35

Esse método foi criado pelo GuiaBolso e basicamente, serve para as pessoas que desejam se organizar financeiramente. Assim, é uma ótima maneira de planejar o seu orçamento pessoal, seguindo a regra dos 50 – 15 – 35, que nada mais é que a divisão de suas despesas em três grupos:

  • Despesas essenciais: contas fixas que estão presentes em todos os seus orçamentos mensais, como aluguel, alimentação, luz, água e transporte, sendo separados 50% de sua renda para suprir tais contas.
  • Prioridades financeiras: contas relativas às despesas que não são necessariamente fixas, mas são importantes, como seu plano de previdência privada, investimentos em geral e dívidas de longo prazo, separando 15% de seu salário para isso.
  • Gastos relacionados ao estilo de vida: contas que podem ser repensadas e adaptadas ao seu novo estilo de vida, como academia, viagens, restaurante, lazer, gastando assim, no máximo, 35% de seu orçamento.

O interessante desse método é que ele facilita a identificação do que pode ser cortado rapidamente ou não do orçamento.

Além disso, permite uma organização financeira mais eficiente, já que se tem uma dimensão real de quanto de dinheiro está sendo usado em cada fração, pois se cerca de 65% das suas despesas são direcionadas aos gastos essenciais, é o momento de analisar seus hábitos de consumo para ver o que pode ser cortado ou reduzido na última fração de 35%.

Método dos Potes para melhorar a vida financeira

Esse método é bem simples, pois faz a divisão de seus gastos em 6 Potes, com percentuais já estabelecidos.

Assim, cada pote se destina a uma despesa especifica, como:

  1. 55%: Despesas diárias e pagamentos de contas mensais fixas, tais como fatura do cartão de crédito, pagar internet, luz, água, aluguel, e etc.
  2. 10%: Gastos para seu lazer, ou seja, para o cineminha no final de semana, ida ao restaurante, comprar aquela cerveja importada que tanto ama, shows, entre outros prazeres da vida.
  3. 10%: Dinheiro que deve ser utilizado para seu futuro. Você deve guardar essa porcentagem na poupança ou fazer algum investimento confiável, e só tirar quando estiver independente financeiramente.
  4. 10%: Esse dinheiro deve ser gasto para seu crescimento profissional e pessoal, no qual com ele você pode fazer cursos, palestras, comprar livros. Enfim, é um gasto para expandir sua mente.
  5. 10%: Percentual usado para comprar coisas que melhorem sua vida pessoal, como um carro, uma TV, a mensalidade da academia e etc. 
  6. 5%: Devem ser guardados para presentes e caridade. Sempre que estiver chegando a data de alguma comemoração, você pode tirar esse dinheiro para presentear a pessoa que ama ou até mesmo ajudar alguém que está precisando. 

Método 50 – 30 – 20 para finanças em dia

Por fim, temos esse método, que é perfeito para saber como lidar com o dinheiro, pois classifica nossas finanças por categorias, sendo as três seguintes:

  • Necessidades: Dedique 50% da sua renda às despesas de sobrevivência, ou seja, itens essenciais para sua vida, como aluguel, água, luz, utilidades, alimentação e transporte.
  • Desejos pessoais: Reserve 30% dos seus ganhos para usar com gastos flexíveis, isto é, tudo o que você compra, mas não precisa necessariamente, como em questões de lazer, por exemplo, dinheiro gasto em filmes, viagens, restaurantes e etc.
  • Poupança e/ou dívidas: Use 20% de sua renda mensal para conquistar suas metas financeiras, sejam elas economias, investimentos ou pagamentos de dívidas.

Esse método de orçamentação é muito útil, pois oferece um conjunto de regras que, se seguidas, podem guiar melhor seu caminho rumo à independência financeira, tendo em mente as porcentagens definidas e os usos em cada categoria.

Portanto, agora é só escolher uma das três opções apresentadas neste artigo e começar a praticar, para finalmente ter uma vida financeira estável!

Não importa qual você irá escolher, mas o fundamental é que veja qual se encaixa melhor em seu orçamento e estilo de vida.

Além disso, dedicação é a chave do sucesso quando o assunto é prosperidade financeira. Por isso, concentre seus esforços para seguir a risca o que o método manda!