Aos brasileiros contribuintes que estavam esperando o pagamento da restituição do Imposto de Renda nos últimos lotes, mais de 1 milhão ficaram surpresos ao ter a declaração retida na malha fina.
De acordo com dados da Receita Federal divulgados nesta quinta-feira, o “leão abocanhou” mais de 1 milhão de pessoas que declararam o imposto em 2022, sendo que dessas, mais de 800 mil tem despesa a restituir.
Continue a leitura conosco e saiba mais sobre os impostos retidos na malha fina pela Receita, para saber onde consultar e como retificar sua declaração, caso esteja no lote.
Números de declaração retida na malha fina em 2022
Segundo a Receita Federal (órgão governamental responsável por receber e processar as declarações do Imposto de Renda no Brasil), em 2022 um total de 1.032,279 contribuintes caiu na tão temida malha fina.
A malha fina é o nome popular para o “Imposto retido na fonte”, ou seja, quando a Receita apura inconsistências apresentadas na declaração entregue, seja por erros inocentes ou propositais.
Conforme o apurado, esses contribuintes representam 2,7% do total de declarações entregues em 2022, referente ao imposto do ano-base de 2021.
Dos mais de 1 milhão de contribuintes que tiveram a declaração retida na malha fina, 811.782 tem imposto a restituir, o que representa 78,6%.
Além desses, 198.541 mil (19,2% do total retido) irão precisar pagar imposto a mais, que é quando o montante declarado não condiz com as despesas dedutíveis informadas.
Por fim, 21.956 mil contribuintes que tiveram a declaração retida na malha fina estão com saldo zero, isto é, não serão restituídos, mas também não precisarão pagar nada a mais para a Receita Federal.
Motivos para as declarações retidas na malha fina em 2022
Quando o Imposto de Renda cai na malha fina não é um bom sinal, podendo ser um descuido ou intencional (quem sonega imposto, por exemplo).
De acordo com o levantamento feito pela Receita Federal, os principais motivos para os mais de 1 milhão de contribuintes terem caído na malha fina são:
- Omissão de rendimentos do contribuinte e seus dependentes (41,9%)
- Dedução da base de cálculo, principalmente com gastos médicos (28,6%)
- Divergência no valor do imposto declarado e o que foi levantado pelo DIRF (21,9%)
- Dedução indevida (7,6%)
Como saber se caí na malha fina?
Para saber se você caiu na malha fina é muito simples, basta consultar o sistema da Receita Federal.
Abaixo preparamos um passo a passo rápido, é só clicar que mostraremos como fazer a consulta no site e como corrigir sua declaração caso precise!