Como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda de 2022

Veja aqui como retificar a sua declaração do imposto, tudo de forma simples e rápida!

Prazo para a declaração do Imposto de renda 2022
Fonte: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Faltando apenas três semanas para o final do prazo para entrega da declaração do imposto deste ano (encerra em 31 de maio), milhões de brasileiros contribuintes ainda nem prestaram contas com a Receita Federal ou precisam saber como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda de 2022…

Mas, saiba que tão prejudicial quanto não declarar imposto se você precisa é não fazer a retificação caso sua declaração tenha algum erro.

Por isso, para lhe ajudar e facilitar as coisas, preparamos este guia rápido com um passo a passo de como fazer a correção na sua declaração do IR de 2022, para evitar problemas futuros maiores, como multas e até mesmo o cancelamento do seu CPF ou CNPJ. Vamos lá?!

Como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda de 2022?

A retificação nada mais é do que um recurso que os contribuintes que precisam declarar imposto para a Receita Federal têm para corrigir possíveis erros cometidos durante a preparação da sua declaração.

Assim, caso você tenha informado um valor incorreto, tenha cometido algum erro de digitação, esquecido de anexar algum comprovante ou coisas do tipo, saiba que a retificação no imposto de renda serve justamente para substituir a versão original e assim evitar dores de cabeça maiores.

Portanto, na retificação devem ter todos os dados e informações declarados anteriormente, junto com as alterações necessárias.

Inclusive, muitos contribuintes não sabem, mas não há nenhum problema ou penalização por fazer a retificação no seu imposto, desde que esteja dentro do prazo.

Além disso, vale destacar que o contribuinte pode retificar sua declaração do Imposto de Renda quantas vezes achar necessário.

Prazo para fazer a retificação do imposto em 2022

É possível retificar a declaração do imposto em até cinco anos, contados a partir do dia 1° de janeiro do ano seguinte ao ano inicial de apresentação da sua declaração ou a partir do ano inicial de apresentação, caso você tenha feito o pagamento do imposto antecipado (carnê-leão, que é o imposto conhecido como “retido na fonte”).

Contudo, somente até o prazo final da declaração do imposto (31 de maio, este ano) que dá para trocar o formato de tributação, ou seja, desconto simplificado ou declaração completa.

Sendo assim, segundo a Receita Federal, os contribuintes têm até 31 de maio para fazer sua declaração retificadora, que pode ser enviada pela internet.

Passo a passo de como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda de 2022

Hoje em dia contamos com a tecnologia para nos livrar da burocracia e no caso da declaração do Imposto de Renda não é diferente.

Se você precisa retificar alguma informação no seu imposto, saiba que dá para fazer rapidinho e online, através do Programa da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Caso você tenha perdido o prazo para fazer a retificação, dá para entregar o novo documento em formato de mídia removível na Secretaria Especial da Receita Federal.

Conclusão

Então, agora você já aprendeu como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda de 2022? Saiba que é bem simples e rápido e quanto antes você fizer melhor, até porque quanto mais atrasar sua declaração, maiores as chances de ficar para o último lote na hora da restituição do IR.

Então, para evitar problemas com a Receita Federal e ter tudo em dia, faça a correção da sua declaração o quanto antes, caso seja preciso!