A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou em março deste ano que o preço da passagem aérea para voos domésticos aumentou 68% em comparação à 2021, ou seja, está cada vez mais caro viajar de avião.
O grande impulsionador do aumento no valor das passagens de avião é o combustível, que também está em alta. Inclusive, pesquisas mostram que nem mesmo as milhas aéreas estão valendo a pena, pois estão perdendo para a inflação no país.
Mas então, se você quer viajar, o que fazer? Será que é vantajoso parcelar a passagem aérea em mais vezes? Existem sites que vendem destinos mais baratos? Continue conosco que vamos te explicar como economizar da forma certa!
Afinal, porque o preço da passagem aérea está tão caro?
A pandemia afetou negativamente não só a economia brasileira, mas a mundial também e isso por si já é um grande motivo para a alta no preço das passagens.
Contudo, a alta mais expressiva atualmente é devido ao valor dos combustíveis, que estão puxando a inflação para cima há meses.
Nesse sentido, a guerra entre Rússia e Ucrânia fez o preço do barril de petróleo disparar, ou seja, a produção de combustível ficou mais cara e consequentemente pesou no bolso do viajante.
Segundo as companhias aéreas do setor, o combustível é responsável pela metade do valor da despesa durante a viagem de avião e sendo assim, é inevitável não passar o aumento no preço da passagem aérea ao consumidor.
Além disso, de acordo com Eduardo Sanovicz (Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o valor do combustível no Brasil é 40% mais caro que em outros lugares do mundo.
Como fugir dos altos preços da passagem aérea?
Especialistas recomendam que as passagens aéreas sejam compradas com a maior antecedência possível, pois somente assim o consumidor conseguirá encontrar o melhor preço.
Como sabemos, quanto mais perto da data da viagem, a tendência é encontrar a passagem de avião mais cara.
Mas, uma excelente dica para garantir mais economia e facilitar o pagamento da compra da sua passagem aérea é ter um bom cartão de crédito como parceiro.
O melhor cartão de crédito para quem gosta de viajar atualmente é o Azul Itaucard, que é emitido em parceria com a companhia aérea Azul Viagens e o Banco Itaú.
Com um dos cartões Azul Itaucard você com certeza terá acesso a benefícios exclusivos, como:
- Descontos de 10% nas passagens aéreas da Azul Viagens, compras no Clube TudoAzul e compra e transferência de pontos na Azul Viagens
- Parcelamento de passagens aéreas em até 21 vezes sem juros
- Até 2 bagagens grátis em voos domésticos e internacionais
- Ao gastar ao menos R$1 mil nas suas primeiras três faturas, você ganha 3 mil pontos TudoAzul bônus
- Todas suas compras no cartão valem pontos no programa de fidelidade TudoAzul, para trocar por milhas
E sabe o que é melhor ainda? Esse cartão é fácil e rápido de aprovar, onde o Azul Itaucard Internacional basta comprovar renda mínima de R$800.
Além de tudo você ainda aproveita os benefícios do Itaú, como desconto de 50% em ingressos de cinema e teatro, Tag Itaú com mensalidade grátis, ganho de pontos no programa iupp, descontos especiais em marcas parceiras e muito mais.
Milhas no cartão de crédito
De modo geral, por mais que as milhas aéreas estejam desvalorizadas no Brasil, ainda assim é uma oportunidade para pelo menos reduzir o valor pago, seja usando diretamente suas milhas para a compra ou vendendo-as e usando o dinheiro para pagar sua passagem aérea.
Bons cartões para acumular milhas aéreas são:
- Santander 1|2|3
- Santander AAdvantage
- Itaú Latam Pass
- Pão de Açúcar Itaucard
- C6 Bank
- Next
- CVC Platinum
E aí, gostou de saber mais sobre como “driblar” o preço da passagem aérea mais caro? Viajar é bom e você pode fazer isso com economia, é só se planejar com antecedência e buscar o melhor método de pagamento!