Pix já é mais usado que cartões no Brasil

Operações com Pix já são maiores que com cartão de débito e crédito entre os brasileiros!

imagem mostrando diferentes formas de pagamento, indicando que o Pix já é mais usado que os cartões no Brasil

De acordo com o último levantamento do Banco Central (BC), o Pix já é mais usado que os cartões de débito e crédito no Brasil, sendo a forma de pagamento preferida dos brasileiros.

Os resultados são referentes às transações realizadas no quarto trimestre do ano passado, no qual se acredita que esse maior número de pagamentos com Pix seja reflexo dos novos serviços implementados, como o Pix Saque e Pix Troco, Pix Crédito Parcelado, bem como a isenção de taxas, diferente de outros métodos de pagamento.

Continue a leitura conosco e entenda mais sobre o uso do Pix no Brasil e quais as vantagens de utilizá-lo, em comparação a outros meios!

Entenda o porquê o Pix é mais usado que os cartões no Brasil

Conforme mencionamos, as operações com Pix superaram pela primeira vez as transações via cartão de crédito e cartão de débito, que até então eram as principais formas de pagamento utilizadas pelas famílias brasileiras.

O Pix foi lançado no Brasil em novembro de 2020 e desde então tem revolucionado a forma como as pessoas lidam com seu dinheiro.

Inclusive, uma das preocupações com a chegada do Pix no mercado brasileiro era se ele iria substituir as transações via TED e DOC, considerando as vantagens de não ter taxas na transferência e ser um pagamento instantâneo.

Assim, segundo os dados do BC, entre setembro e dezembro de 2021, um a cada cinco pagamentos no Brasil foram realizados via Pix, representando um total de 20,61%.

Confira a seguir os números referentes às transações feitas por cada tipo de pagamento neste período!

Como é possível notar na imagem, o cartão de crédito ainda compete parelho com o Pix, mas com tantas funcionalidades, é de se esperar que logo ambos disputem por igual a preferência do consumidor brasileiro.

Isso porque o Pix lançou um novo serviço, no qual permite que os clientes parcelem compras até mesmo sem ter cartão de crédito, como é o caso do Divide Pix Santander.

Em valores, o Pix representou no quarto trimestre de 2021 um total de 3,85 bilhões, enquanto que o cartão de débito somou 3,73 bilhões, o que demonstra que os brasileiros ainda estão dando mais preferência para os pagamentos à vista.

Pix Parcelado vai substituir o cartão de crédito?

Quem está negativado, com o score de crédito baixo ou até mesmo desempregado que não tem como comprovar renda, sabe que às vezes fica bem difícil aprovar um cartão de crédito, não é mesmo?

Leia mais

Por isso, o serviço do Pix Parcelado pode ser uma excelente alternativa, considerando que muitos bancos e financeiras estão oferecendo a possibilidade de parcelar a compra em até 24x.

O PicPay é um dos aplicativos de pagamento que aderiu ao serviço, onde basta o cliente cadastrar um cartão e parcelar em até 12x, com uma taxa a partir de 4%.

Já o Santander inovou e oferece crédito parcelado sem a necessidade de um cartão, onde o cliente pode dividir o valor da compra em até 24x, com limite de até R$10 mil e uma taxa média de 3,29% por prestação mais IOF.

Outra opção é o Pix Parcelado no Banco Digio, onde o cliente pode realizar o parcelamento via Pix em até 12x por meio do saldo em sua conta digital ou pelo cartão Digio, com uma taxa de 9,90% por prestação.

Assim, como podemos perceber, esse serviço é bem semelhante a um empréstimo pessoal ou um empréstimo com cartão de crédito, mas que na maioria dos casos têm menores taxas de juros.

Acreditamos que o Pix não vá substituir o cartão de crédito, até porque com o cartão temos mais vantagens durante as compras, pelos programas de benefícios, que oferecem cashback, milhas aéreas, descontos em parceiros, enfim.

Mas, para grande parte dos brasileiros que não consegue aprovação de um cartão de crédito ou até mesmo preferem os pagamentos à vista, o Pix é uma solução mais acessível!