O seguro-desemprego é um benefício concedido pela previdência social e tem como objetivo ajudar financeiramente o trabalhador que ficou desempregado, por um determinado período de tempo.
Atualmente, o seguro é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.
A grande novidade é que a Caixa Econômica Federal (banco pagador do benefício desde 1990) irá facilitar ainda mais o pagamento das parcelas. A partir desta terça-feira (20), quem tem direito ao seguro-desemprego também poderá acessar o valor recebido através da Poupança Social Digital da Caixa.
A Poupança Digital da Caixa foi criada em junho do ano passado para centralizar os depósitos em dinheiro do auxílio emergencial. No entanto, essa conta poupança online e gratuita não se limita ao pagamento apenas desse benefício.
Dessa forma, os brasileiros que têm uma conta poupança digital também poderão usá-la para o recebimento das parcelas do seguro-desemprego.
Essa medida será válida para os trabalhadores que não tem conta bancária ativa ou que não indicaram uma conta em outra instituição no momento da solicitação do benefício.
O depósito do seguro-desemprego na conta poupança social facilitará a vida do trabalhador
Como já mencionado, agora ficará mais fácil saber como receber o seguro-desemprego, uma vez que o trabalhador que optar por essa modalidade de pagamento terá mais segurança, praticidade e comodidade para receber seu dinheiro.
Isso porque essa é uma conta 100% gratuita e digital, onde o beneficiário pode ter uma conta em banco sem pagar taxas ou tarifas, podendo acessá-la de casa mesmo, movimentar seu dinheiro pelo celular (sem a necessidade de ir fazer o saque em um terminal eletrônico ou na agência bancária), entre outras vantagens.
Pode parecer que nada mudou, mas em tempos de pandemia, onde evitar filas é importantíssimo para as boas medidas de isolamento social.
Saiba que essa nova forma de pagamento do seguro-desemprego será ótima para os brasileiros.
Além disso, a vida moderna pede praticidade, principalmente quando estamos falando de dinheiro e sendo assim, poder pagar contas ou transferir o saldo instantaneamente pelo celular mesmo, sem qualquer custo, é maravilhoso.
Quais são as opções de pagamento do benefício?
Até segunda-feira (19) ao saber como dar entrada no seguro-desemprego, o trabalhador só podia receber seu benefício das seguintes maneiras:
- Conta poupança da Caixa Econômica Federal;
- Conta corrente da Caixa.
Quando o dinheiro era depositado em uma dessas contas do banco Caixa, o saque só podia ser feito através das seguintes opções:
- Saque no caixa eletrônico ou rede de lotéricas autorizadas através do Cartão Cidadão;
- Retirada do valor de forma presencial em uma das agências da Caixa espalhadas pelo país, mediante documento de identificação.
Porém, agora o segurado pode movimentar seu dinheiro da maneira que achar mais conveniente, ou seja, pagar, transferir ou sacar quando quiser, pela internet.
Além disso, outra mudança na forma de como receber o seguro-desemprego é com relação ao pagamento do benefício em outros bancos além da Caixa.
Ao dar entrada no pedido do seguro, o trabalhador poderá também escolher que o pagamento do benefício será feito em sua conta em outros bancos, desde que esse seja um banco integrante do sistema financeiro brasileiro.
Nessa modalidade de pagamento, o valor será transferido via TED (Transferência Eletrônica Bancária) para a conta de titularidade do trabalhador, seja conta corrente ou poupança.
Quem pode receber o seguro-desemprego pelo Caixa Tem?
Via regra geral, podemos dizer que qualquer pessoa está apta para receber seu seguro-desemprego via conta poupança digital da Caixa.
Isso porque essa conta pode ser aberta por qualquer beneficiário de programa social do governo, desde que o valor recebido não ultrapasse R$5.000,00 por mês.
Vale destacar que para abrir a poupança digital da Caixa basta ser maior de 18 anos e estar com seu CPF em situação regular.
Além disso, todo o processo de abertura da conta é 100% gratuito e pode ser feito via internet, sem a necessidade de comparecimento a uma agência da Caixa ou apresentação de documentos.
Feito isso, é só esperar o dia que o depósito do benefício será feito na conta e pronto!
Com o dinheiro em sua conta, as possibilidades de movimentação são diversas, tudo através do aplicativo Caixa Tem!