Uso do FGTS para comprar ações da Eletrobras

Veja como se tornar sócio e receber lucros mensais da Eletrobras usando o saldo do seu FGTS!

Uso do FGTS para comprar ações da Eletrobras

Nem só de inflação alta e dívidas vive o brasileiro… Você sabia que está liberado o uso do FGTS para comprar ações da Eletrobras? Sim, é isso mesmo!

A Caixa Econômica Federal aprovou que os trabalhadores brasileiros utilizem até 50% de seu saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para investir em ativos da principal geradora de energia elétrica do Brasil.

Tem dinheiro na sua conta do FGTS e quer saber como fazer um bom negócio e até mesmo receber dividendos mensais da Eletrobras? Continue conosco e descubra todos os detalhes!

Detalhes sobre o uso do FGTS para comprar ações da Eletrobras

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o processo de privatização da Eletrobras, a empresa responsável por gerar 1/3 da capacidade produtiva de energia elétrica no país.

Mas, essa não é a única novidade no setor, pois será possível também fazer o uso do FGTS para comprar ações da Eletrobras.

Na prática, o trabalhador poderá usar até 50% do saldo em sua conta do FGTS para comprar ações da empresa, investindo seu dinheiro.

O mecanismo usado para esse processo é o Fundo Mútuos de Privatização (FMP), criado em 2000, e já usado em outros casos, como na mineradora Vale e na petrolífera Petrobras.

O trabalhador que desejar usar os recursos do seu fundo do FGTS para investir na Eletrobras participará do FMP-FGTS.

Dentro dessa modalidade, pessoas físicas com contas vinculadas ao FGTS poderão investir de maneira individual ou coletiva.

Investindo com outras pessoas, a modalidade é o Clube de Investimento (CI-FGTS), que será administrado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM).

Conforme divulgado pela Caixa, o valor mínimo para a compra de ações da companhia de energia elétrica será de R$200,00.

Vale lembrar que é esperado que a liberação do uso do FGTS para comprar ações da Eletrobras aconteça entre os meses de junho e agosto deste ano.

Vale a pena usar o FGTS para investir na Eletrobras?

De acordo com os especialistas financeiros, as ações da Eletrobras têm capacidade para render mais do que o saldo na sua conta do FGTS.

Atualmente, o fundo do FGTS tem um rendimento de 3% ao ano, o que é bem baixo, até menor que a remuneração da Poupança.

Inclusive, segundo especialistas da XP Investimentos, quem usou o saldo do FGTS para comprar ativos da Petrobras e Vale em operações anteriores teve bons resultados.

Comparando os resultados entre 2002 e 2020, quem ficou com o saldo parado na conta do FGTS teve um rendimento médio acumulado de 136%, enquanto que quem investiu em papéis da Petrobras obteve retorno de 649%.

Contudo, como se trata de um investimento de renda variável, é sempre importante mencionar que a rentabilidade não é certa, ou seja, não há garantias de retorno.

Como usar o saldo do FGTS para comprar ações da Eletrobras?

Se o seu perfil de investidor é mais arrojado, ou seja, mais tolerante ao risco, saiba que é bem simples fazer uso do FGTS para comprar ações da Eletrobras.

Basta acessar o aplicativo do FGTS, ver se você tem saldo disponível e se sim, abrir uma solicitação de reserva para aplicar parte do dinheiro em sua conta em ações de empresas privatizadas.