Corra! Ainda dá tempo de fazer sua declaração do Imposto de Renda

Últimos dias para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2022!

Mulher mostrando o resultado final na calculadora em uma mão e na outra um celular com um despertador chamando a atenção, para lembrar sobre os últimos dias para fazer a declaração do Imposto de Renda

Entramos oficialmente nos últimos dias para fazer a declaração do Imposto de Renda, afinal, no próximo dia 31 de maio termina o prazo para os brasileiros realizarem sua declaração anual do Imposto de Renda (IR).

Esse é um dos principais impostos obrigatórios no Brasil e perder a data limite ou não fazer a sua declaração pode gerar diversos problemas com a Receita Federal, inclusive ter seu CPF ou CNPJ cancelado e ser impedido de viajar para fora do país.

Mas calma, pois apesar do tom parecer alarmista, ainda faltam duas semanas, ou seja, ainda dá tempo! Então, para não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje, continue conosco e veja nosso guia completo, com direito a passo a passo, de como fazer a declaração do IR!

Aproveite os últimos dias para fazer a declaração do Imposto de Renda

O brasileiro tem a fama de deixar tudo para a última hora, mas quando se fala em declaração do IR, não podemos pensar assim, afinal, tem consequências.

Por isso, siga a leitura e entenda tudo sobre como declarar seu imposto, pois dependendo do caso leva apenas poucos minutos!

O que é a declaração do Imposto de Renda?

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação que milhões de contribuintes brasileiros têm todos os anos com a Receita Federal, onde basicamente você informa quanto ganhou e quais foram as suas despesas no ano tributável.

Lembrando que não são todos os brasileiros que são obrigados a declarar imposto, somente em casos específicos.

CONFIRA AQUI QUEM DEVE DECLARAR IMPOSTO DE RENDA EM 2022

Como funciona a declaração do Imposto de Renda?

O funcionamento do Imposto de Renda no Brasil é muito simples e todo o processo pode ser feito em poucos minutos pelo site ou aplicativo da Receita Federal.

Inclusive, na maioria dos casos o próprio contribuinte pode fazer sua declaração sem a ajuda de um profissional, através da declaração simplificada.

Na prática, o contribuinte preenche um formulário online, com informações sobre sua renda e gastos nos últimos 12 meses do ano-base (sempre um ano antes).

Porque ela é obrigatória?

A maioria das pessoas encara o Imposto de Renda como um vilão, mas saiba que ele pode ser um aliado, justamente por que esse é um tributo obrigatório que pode lhe render dinheiro na conta.

Sim, você pode recuperar parte do valor pago em impostos à União, que é o que conhecemos como Restituição do Imposto de Renda.

Mas, além disso, o IR é obrigatório e serve para que o Governo Federal recolha valores para custear despesas públicas.

Isso porque boa parte do valor arrecadado é direcionada aos estados para usar com saúde, educação, assistência social e programas de destinação de renda, como o Auxílio Brasil.

Prazos para a declaração do Imposto de Renda de 2022

Como mencionamos acima, os últimos dias para fazer a declaração do Imposto de Renda estão se aproximando. Quem é obrigado a declarar o imposto precisa fazer isso até o próximo dia 31 de maio.

Além disso, é importante também pensar sobre a restituição do imposto, que é feita em cinco lotes, conforme as datas abaixo!

Vantagens de fazer sua declaração do IR

Há muitos benefícios em fazer a declaração do Imposto de Renda, como:

  • Quanto antes você declarar, mais cedo poderá receber sua restituição
  • Ficar em dia com a Receita Federal
  • Organizar suas finanças
  • Acompanhar a situação do seu patrimônio
  • Evitar pagar multa sem a necessidade
  • Ter a consciência tranquila de que cumpriu com a sua obrigação de cidadão

Por isso, aproveite os últimos dias para fazer a declaração do Imposto de Renda! Não sabe ainda como fazer? Não se preocupe, pois basta clicar no botão abaixo que verá um passo a passo descomplicado para declarar seu imposto sem ajuda!

PASSO A PASSO PARA DECLARAR SEU IMPOSTO DE RENDA

Além disso, nos links abaixo mostramos como fazer sua declaração em casos específicos, como quem faz investimentos, por exemplo. Aproveite!