Buscando Cartão

Cartão de crédito pré-pago: Seu guia sobre o assunto

O cartão de crédito pré-pago é semelhante ao cartão de débito, mas possui algumas diferenças consideráveis, que o Notícia Oficial vai esclarecer para você!

Cartão de crédito pré-pago

O cartão de crédito pré-pago, também denominado de cartão de crédito recarregável, é uma excelente opção de pagamento, no qual está ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros, devido as suas vantagens incríveis.

Esta modalidade foi regulamentada pelo Banco Central (BC) em 2014. O cartão de crédito pré-pago pode ser comprado sem vinculação à conta corrente e possui saldo previamente recarregado pelo usuário. Apesar de cobrar tarifas de adesão e outras taxas, vale destacar que não há cobrança de anuidade nos cartões pré-pagos.

O cartão pré-pago é muito usado para viagens internacionais, principalmente devido ao saldo fixo e possibilidade de saque e uso em diferentes moedas e em diversos países. Sua principal vantagem está no auxílio ao controle de gastos, pois o saldo recarregável ajuda a impedir que os clientes gastem além do limite e paguem juros.

E aí, deseja saber mais detalhes sobre o cartão de crédito pré-pago? Quem pode ter um e qual a diferença entre um cartão pré-pago e um tradicional? Acompanhe com o Site Notícia Oficial estas e outras respostas na sequência!

O que é o cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é uma espécie de cartão de débito, mas que funciona com as funções do cartão de crédito. Isso significa que ele só funciona se você tiver saldo disponível.

Regulamentado pelo Banco Central (BC) em 2014, esta opção é uma das ferramentas que auxiliam pessoas que não possuem cartão de crédito a conseguir realizar compras, principalmente pela internet.

Para utilizá-lo é preciso carregá-lo (ou recarregá-lo) com o valor que você pretende gastar. Caso não haja fundos suficientes no momento do pagamento, sua compra não será aprovada.

Qual a diferença entre um cartão pré-pago e um tradicional?

Você pode recarregar seu cartão pré-pago e utilizá-lo até esgotar o limite do valor para compras, como se estivesse usando na função débito.

No entanto, com ele não há a possibilidade de comprar parcelado e não tem limite maior que o valor disponível.

Mas, a boa notícia é que para ter um cartão pré-pago, você não precisa passar por uma análise de crédito, basta comprar e recarregar. Inclusive, muitos dos cartões do mercado não têm sequer o nome do usuário.

Além disso, o cartão de crédito pré-pago pode ser uma boa opção para quem está negativado, uma vez que a aprovação do cartão é feita de forma bastante prática, ou seja, não passa por uma análise de crédito rigorosa, como ocorre com os cartões de créditos tradicionais.

E por falar neles… Um cartão de crédito tradicional é uma forma de pagamento eletrônico com um limite já pré-determinado, que tem o conceito de comprar agora e pagar depois, dependendo do valor lançado na fatura mensal.

De forma geral, o cartão de crédito é de plástico, e conta com o número, data de validade (mês e ano), e o nome do dono do cartão na frente. No verso, ele possui um código de segurança, normalmente com três ou quatro dígitos, e um espaço para assinatura.

Além disso, em um cartão de crédito tradicional também é possível encontrar uma tarja magnética ou chip, e precisa ter a identificação do emissor, e da bandeira do cartão, como por exemplo, Mastercard, Visa ou Elo, dentre outras disponíveis no mercado.

Para que você consiga a aprovação em um cartão de crédito, diferentemente do que ocorre com o cartão pré-pago, é necessário passar por uma análise de crédito pelo banco, que libera um limite de crédito.

Como funciona o cartão de crédito pré-pago?

O cartão pré-pago pode ser usado para todos os tipos de compras, presenciais ou pela internet, seja para comprar um determinado produto ou para realizar a assinatura de um serviço de streaming (como, por exemplo, Amazon Prime, Netflix, Disney+, entre outros).

Como falamos anteriormente, o funcionamento dos cartões pré-pagos são bem mais parecidos aos dos cartões de débito, que aos cartões de crédito. Para utilizá-lo da maneira correta, é importante sempre conferir se você possui saldo e se está dentro de sua validade.

Uma das principais vantagens desta modalidade de cartão é que ele não possui juros, e não cobra anuidade. Em contrapartida, não é possível realizar compras parceladas com um cartão pré-pago, apenas à vista.

Limite

O cartão pré-pago não possui limite pré-determinado, isto é, você tem o valor que disponibilizou ao ativar uma recarga em seu cartão.

Parcelamento de compras

Apesar de ser utilizado como cartão de crédito no momento em que você realiza a compra, o cartão pré-pago não permite que você parcele as compras.

Como carregar um cartão pré-pago?

De modo geral, há quatro formas de carregar ou recarregar um cartão pré-pago. Essas formas podem variar de acordo com a instituição financeira ou banco que emite o cartão. Veja abaixo quais são elas:

  • Saldo: essa é a maneira mais simples. Nela, caso seu cartão pré-pago seja vinculado a uma conta digital, é só transferir o valor desejado para seu cartão.
  • Débito em conta:Apesar de ser muito parecida com a primeira maneira, nesta opção, é como se a recarga fosse feita de forma automática na hora que você realizar a compra. Mas é preciso ter o saldo em sua conta digital, para que a transação seja aprovada.
  • Boleto bancário:nesta maneira você emite um boleto bancário com o valor que deseja depositar em seu cartão pré-pago e ao realizar o pagamento do mesmo, terá o valor disponível. Vale lembrar que é possível pagar um boleto em lotéricas, caixas eletrônicos, agências bancárias e até mesmo por aplicativos.
  • Depósito: essa maneira é a mais complicada de ser feita, afinal para utilizá-la, geralmente, a possibilidade de recarregar somente através de depósito vale apenas para depósitos identificados, diretamente no caixa do banco onde você possuir o cartão pré-pago.

Existe validade no saldo colocado?

No que se refere  ao limite no cartão de crédito pré-pago, é estipulado um valor máximo de carga total.

Para ter um cartão pré-pago, basta ter CPF ativo e não é necessário ter conta bancária, apesar de ser uma vantagem ter conta em banco, para pagamento de recarga no débito. Assim como qualquer cartão, o pré-pago também tem validade.

Mas, é prático e fácil ter um cartão de crédito pré-pago: você pode solicitar o seu cartão pela internet e em alguns pontos de venda, como em lojas de departamento e varejistas, por exemplo.

Como acesso a fatura do cartão pré-pago?

Seu acesso da fatura do cartão pré-pago depende do banco ou instituição financeira a qual ele está vinculado.

De modo geral, a instituição oferece um aplicativo ou o próprio site da empresa, onde você entra com seus dados e, em poucos minutos, consegue verificar o saldo disponível, o quanto gastou, enfim, o extrato detalhado de sua conta.

Qual a bandeira dos cartões pré-pagos?

As principais bandeiras de cartão de crédito disponíveis no Brasil também oferecem cartões de crédito pré-pagos.

As bandeiras Mastercard, Visa e Elo, por exemplo, possuem suas próprias versões, com diferentes taxas e condições.

Por exemplo, há versões deste tipo de cartão que são indicadas para viagens internacionais. Já outras, são recomendadas para um maior controle da mesada dos seus filhos.

Taxas e juros de um cartão pré-pago

Vale lembrar que, mesmo não possuindo vínculo direto com nenhuma instituição bancária, embora não cobrem anuidade, os cartões de crédito pré-pago cobram algumas tarifas de seus usuários.

Alguns cartões possuem a tarifa de adesão, ou seja, ao adquirir o cartão você terá que pagar uma taxa para quem o oferece. Mesmo que não seja algo essencial, você pode se valer deste critério ao analisar as opções para escolher qual cartão irá adquirir.

Caso você realize a recarga do cartão e, por algum motivo, deseja sacar esse dinheiro, uma tarifa será cobrada.

Todos os cartões possuem uma taxa para saque, mas ele varia de acordo com a empresa a qual o cartão está vinculado.

Algumas instituições financeiras cobram também uma espécie de mensalidade do cartão, ela pode se assemelhar a anuidade de cartões de crédito ou a taxa de administração de contas bancárias.

Quanto ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), para operações no exterior, tanto com o cartão de crédito quanto o cartão pré-pago, o valor é de 6,38%.

Quem pode ter um cartão de crédito pré-pago?

Qualquer pessoa pode ter um cartão de crédito pré-pago, inclusive, como não há uma análise de crédito detalhada, como ocorre com um cartão de crédito tradicional, a aprovação é mais fácil para quem está com o nome sujo, por exemplo.

Como não há uma operação de crédito propriamente dita, já que o usuário está gastando um dinheiro que já foi depositado na conta do cartão, qualquer pessoa pode ter um pré-pago, mesmo quem constar nos cadastros de serviços de proteção ao crédito, como o SPC ou a Serasa.

Isso permite que muitos consumidores possam realizar compras por meio da internet, além de poder assinar serviços pré-pagos de streaming, por exemplo.

O cartão pré-pago também pode ser empregado na gestão da mesada de crianças e adolescentes.

Esse tipo de cartão é considerado uma boa ferramenta de educação financeira, para que seu filho aprenda a lidar melhor com o dinheiro e com os gastos do dia-a-dia.

Características dos cartões pré-pagos

Como todo tipo de cartão, há vantagens e desvantagens que devem ser analisadas, ao se pensar em adquirir um cartão de crédito pré-pago. Acompanhe, algumas delas, com o Site Notícia Oficial:

Vantagens

  • Controle de gastos: tendo um valor fixo depositado, você não irá perder o controle e extrapolar em suas compras;
  • Não precisa de conta bancária: você pode solicitar seu cartão pré-pago mesmo sem possuir vínculo com algum banco ou instituição financeira;
  • Fazer compras em alguns sites: mesmo se assemelhando ao cartão de débito, como ele atua como cartão de crédito, você poderá comprar com ele em alguns sites que não aceitam cartão de débito;
  • Educação financeira: ajuda a controlar e ensinar seus filhos a gastar de maneira rica e produtiva;
  • Sem comprovação de renda: para obtê-lo, você não precisa comprovar renda, o que é uma ótima pedida para quem está com o nome negativado.

Desvantagens

  • Sem parcelamento: com o cartão de crédito pré-pago, não se pode realizar compras parceladas, o que limita, de certa forma, sua compra;
  • Não tem limite extra de emergência: a modalidade não poderá ser utilizada em caso de emergência, ou seja, caso você não tenha saldo disponível, não vai poder contar com ele em situações inesperadas;
  • Inclui algumas tarifas: apesar de não cobrar anuidade, há outras taxas inclusas em um cartão pré-pago, tais como adesão, recarga, saque e emissão de segunda via.

Qual é o melhor cartão de crédito Pré-pago?

Mesmo sendo uma modalidade relativamente nova, já que o Banco Central (BC) a regulamentou apenas em 2014, o volume movimentado com esse tipo de cartão aumenta a cada ano e conquista novos usuários.

Dessa forma, cresceram também as opções de cartões de crédito pré-pagos oferecidos no mercado. Acompanhe algumas das melhores, a seguir, com o Notícia Oficial!

Superdigital

Os cartões pré-pago da Superdigital contam com a bandeira Mastercard e são aceitos em diversos estabelecimentos comerciais.

Para quem ainda não tem conta na Superdigital, é necessário então se cadastrar e solicitar o cartão físico, o qual chegará em até dez dias úteis. Caso contrário, é só entrar no aplicativo e ir em “Organizar”, “Cartões” e clicar em “Pedir novo cartão”.

Para realizar recargas, basta apenas selecionar o valor no aplicativo e adicioná-lo ao cartão.

  • Bandeira: Mastercard
  • Limite Extra: Não
  • Possui cashback: Não
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO SUPERDIGITAL

Zencard

O cartão pré-pago da Zencard possui bandeira Mastercard, com serviços de conta digital, aceito em milhares de estabelecimentos físicos e online. Você também pode cadastrar em aplicativos como Uber, Spotify e Netflix.

  • Bandeira: Mastercard
  • Limite Extra: Não
  • Possui cashback: Não
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO ZENCARD

Bradesco Din

cartão Bradesco Din

O Bradesco DIN é um cartão pré-pago, que possui a bandeira Visa, e que não pede análise de crédito e comprovação de renda. Você pode usar para compras no Brasil e no exterior, em lojas físicas e na internet.

  • Bandeira: Visa
  • Limite Extra: Não
  • Possui cashback: Não
  • É internacional: Sim

CONHECER CARTÃO BRADESCO DIN

Como solicitar um cartão de crédito pré-pago?

Para solicitar agora mesmo seu cartão de crédito pré-pago é só acessar o Site Notícia Oficial e acompanhar as melhores ofertas que temos para você!

DESCOBRIR O CARTÃO IDEAL