Renda extra: 1 em cada 5 brasileiros trabalha por aplicativos

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostrou que 20% dos trabalhadores brasileiros utilizam apps para ter uma renda extra no orçamento!

entregador acessando o aplicativo no celular, mostrando que trabalha para fazer uma renda extra

Não é novidade para ninguém que a situação financeira das famílias brasileiras não anda nada boa, certo? Mas, você sabia que 1 em cada 5 adultos aqui no país precisam utilizar aplicativos para fazer uma renda extra e assim complementar os ganhos mensais?

Foi isso mesmo que revelou um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva com 1.500 entrevistados, entre os meses de fevereiro de 2020 e março de 2021. Com relação ao público da pesquisa, estavam homens e mulheres, maiores de 16 anos, com classes sociais variadas e moradores das cinco regiões do Brasil.

Na pesquisa, foi constatado que 20% dos brasileiros precisam recorrer a aplicativos para aumentar a renda familiarAntes de 2020, esse percentual era de apenas 13%.

Isso nos faz pensar que a pandemia realmente está causando grande impacto na economia e na vida das pessoas, especialmente as famílias de baixa renda. 

Assim, com a atual crise de desemprego no país (mais de 14% dos adultos sem trabalho formal), muitos negócios fechando e a inflação nas alturas, a solução é buscar oportunidades informais de trabalho para aumentar os rendimentos mensais. 

Inclusive, a pesquisa também mostrou que trabalhar através de aplicativos está cada vez mais comum e necessário aqui no Brasil, onde essa alternativa de renda extra na quarentena tem se tornado em muitos casos a única fonte de renda da família

Aplicativos mais utilizados entre os brasileiros para fazer uma renda extra 

Com o fim do auxílio emergencial no ano passado, a situação financeira das famílias com menor renda se agravou ainda mais, principalmente porque o custo de vida está cada vez mais caro.

Diante disso, muitas pessoas acharam nos aplicativos uma forma de conseguir uma renda extra para cobrir todas as despesas.

Atualmente, já são mais de 32 milhões de brasileiros recebendo alguma renda através de seu trabalho em apps. 

Desse número, aproximadamente 11 milhões são referentes a pessoas que aderiram ao serviço após a pandemia. 

Dentre os aplicativos de renda extra na quarentena utilizados no país, os mais utilizados são:

  • Redes sociais, especialmente Facebook e Instagram (34% do público);
  • Aplicativos de conversa, sendo o WhatsApp o líder nessa categoria (33%);
  • Apps de transporte particular, onde os mais utilizados são o Uber e 99 (28%);
  • Plataformas para vendas online, tais como iFood e Mercado Livre (26%).

Basicamente, as redes sociais são o meio mais comum de como ganhar renda extra na internet, já que são usadas para a venda de produtos e serviços. 

Dos trabalhadores que declararam utilizar o Instagram, Facebook e WhatsApp para faturar uma grana, cerca de 15% relataram que os ganhos nessas plataformas são sua única fonte de renda

Além disso, a pesquisa mostrou que 14,6% dos brasileiros que usam os apps para ganhar dinheiro, conseguem uma renda para cobrir metade dos gastos mensais. 

Já para 30% dos entrevistados, os trabalhos para renda extra por meio dos aplicativos representam apenas uma pequena parte de sua renda mensal.

Para fazer uma renda extra na quarentena é preciso ampliar os horizontes

Milhões de brasileiros procuram diariamente como fazer renda extra e com os avanços da internet, isso ficou cada vez mais fácil e rápido.

Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, os trabalhadores começaram a enxergar o verdadeiro potencial das redes sociais

Hoje em dia, ter uma conta no Facebook, por exemplo, não é mais só para passar o tempo e ficar dando “likes” nas publicações.

As redes sociais tornaram-se um meio de ganhar dinheiro, pois é uma grande vitrine para expor e vender seus produtos e serviços, seja você um confeiteiro ou um professor particular.

Então, a ideia é aproveitar essas plataformas para melhorar a sua vida financeira, ou seja, deixar de vender apenas para seus amigos e vizinhos. 

Inclusive, pequenos negócios no ramo da alimentação têm sobrevivido a pandemia justamente por inovarem, principalmente através dessas plataformas. 

Por exemplo, uma pizzaria que oferece entrega através do app iFood pode ter o dobro do faturamento de uma que nem tem entrega delivery. 

Portanto, enquanto o desemprego e os preços estiverem em alta, a tendência é que os brasileiros vejam nos aplicativos uma solução para ter uma renda extra e conseguir pagar todas as contas!