Plano de saúde: ANS suspende a venda de oito planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de oito planos de saúde de cinco operadoras. Confira aqui quais são eles!

duas carteirinhas de plano de saúde em cima de uma calculadora ao fundo mais desfocada

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou a suspensão das vendas de oito tipos de plano de saúde, de cinco operadoras diferentes nesta terça-feira (15 de junho), para proteger os consumidores brasileiros que fazem uso desse serviço.

O motivo para a decisão foi o grande número de reclamações abertas por clientes, especialmente com relação à cobertura assistencial. Ao todo, foram feitas 20.468 reclamações durante os três primeiros meses do ano, até a data de 31 de março.

De acordo com a ANS, essa medida irá proteger cerca de 35 mil usuários de planos de saúde. A decisão passa a valer a partir desta sexta-feira (18 de junho) e tem prazo indeterminado. 

As operadoras dos planos de saúde suspensos só poderão voltar a comercializar o serviço novamente depois que melhorarem sua avaliação no Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS.

Esse programa é o responsável por acompanhar o desempenho das operadoras de planos de saúde no Brasil e é usado como base para saber se essas empresas estão ou não cumprindo as coberturas contratadas pelos beneficiários.

Lista de plano de saúde suspenso pela ANS

Confira a seguir quais foram os últimos planos de saúde cancelados pela ANS!

  • Unimed Vertente do Caparaó – Cooperativa de Trabalho Médico LTDA 
  • Unimed Norte/Nordeste Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico 
  • Unimed Norte/Nordeste Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico 
  • Unimed Norte/Nordeste Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico 
  • Unimed-São Gonçalo – Niterói – Soc.Coop.Serv.Med e Hosp LTDA
  • Unimed-São Gonçalo – Niterói – Soc.Coop.Serv.Med e Hosp LTDA 
  • Oralclass Assistência Médica e Odontológica LTDA
  • Biovida saúde LTDA

Como é possível notar, o plano de saúde Unimed foi um dos mais citados (6 dos 8 planos suspensos).

É importante salientar que os usuários que já contratam esses planos não sofrerão qualquer prejuízo e continuarão a ter a cobertura assistencial devida. 

Apenas novas vendas estão proibidas, pelo menos até os planos citados melhorarem o atendimento ao serviço oferecido.

Alerta ao consumidor

Não é de hoje que a contratação de planos de saúde está dando dor de cabeça aos brasileiros. 

No início do ano os novos reajustes nos planos de saúde renderam boas discussões. Em um dos casos, o Procon de São Paulo ingressou com uma ação judicial por conta dos reajustes abusivos.

Assim, a ANS está sofrendo pressão constante por uma posição contra o reajuste anual entre outros pontos que estão prejudicando os beneficiários. 

Por isso, é importante ficar atento ao seu plano de saúde e caso não esteja recebendo a assistência que contratou, pode procurar uma das agências do Procon do país. 

Além disso, no próprio site da ANS é possível verificar através do Espaço do Consumidor todos os seus direitos enquanto beneficiário!