Com o aumento da tecnologia em nossas vidas, cada vez mais os consumidores procuram por alternativas que facilitem e tragam mais agilidade no dia-a-dia, bem como serviços e produtos financeiros com menores taxas. É justamente por isso que o PIX se tornou um sucesso entre os brasileiros em tão pouco tempo.
Atualmente, cerca de 70% dos brasileiros financeiramente ativos usam o PIX como forma de pagamento. E agora esses usuários poderão contar com mais um serviço, que é o PIX Crédito.
Basicamente, essa nova função permitirá que o usuário do PIX pague suas compras parceladas mesmo sem ter um cartão de crédito, apenas com o limite disponibilizado pelo seu banco. Confira todos os detalhes a seguir!
Entendendo o PIX Crédito
O sistema de pagamentos instantâneos, ilimitados e gratuitos do Banco Central (BC) não para de surpreender os brasileiros.
Recentemente foram lançados dois novos serviços: 1) PIX Saque; 2) PIX Troco. Em pouco tempo outra novidade já estará disponível, que é o PIX Crédito.
Segundo o BC, agora será possível que o usuário do PIX realize pagamentos tanto à vista quanto a prazo, sem a necessidade de ter um cartão de crédito.
Na prática, o banco em que o cliente tem a chave PIX cadastrada oferecerá um limite de crédito para o uso do serviço.
Muitos especialistas estão acreditando que a nova ferramenta promete revolucionar o mercado de crédito, sendo inclusive uma maneira de substituir o uso dos cartões e maquininhas de cartão.
- Leia mais: Cartões de crédito fáceis de aprovar
O novo recurso estará disponível em breve para consumidores pessoas físicas e poderá ser utilizado em compras e pagamentos tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas virtuais.
Vale destacar que o serviço do PIX Crédito será administrado pela Itaucard, a empresa emissora de cartões do Banco Itaú.
O que se sabe até o momento é que a implementação do serviço está em fase de testes pelo Banco Central e o Itaú foi o primeiro banco a mostrar interesse em oferecer crédito aos seus clientes nessa forma de pagamento.
Novidades do PIX para 2022
O ano mal começou, mas tem muita coisa interessante para chegar e melhorar ainda mais a rotina financeira dos brasileiros.
Além do PIX Crédito, é esperado que outros serviços e funcionalidades sejam lançados, como:
- PIX Offline: nova funcionalidade que promete que o usuário realize envie ou receba dinheiro via PIX sem precisar estar conectado a internet
- PIX por aproximação: assim como acontece nos pagamentos com cartão de débito e crédito, está se estudando a possibilidade de que o usuário possa pagar com o PIX apenas aproximando seu celular da maquininha de cartão
- PIX no débito automático: será possível agendar o pagamento de contas básicas de consumo, como água e luz através da função do PIX no débito automático
- PIX internacional: o Banco Central está estudando uma maneira de que os usuários do PIX possam realizar transferências de dinheiro para o exterior e o melhor sem custo
Então, gostou de saber mais sobre o PIX Crédito? Saiba que esse será um excelente serviço financeiro, que com certeza ajudará bastante os brasileiros na hora de realizarem seus pagamentos!