O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou recentemente que haverão novas regras para empréstimo consignado em 2022, já a partir do dia 01 de janeiro. Ou seja, o público consignado (servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas e trabalhadores no regime CLT conveniados) terão que ficar atentos.
Para saber quais serão as mudanças na solicitação de crédito consignado no próximo ano, continue conosco que te daremos todos os detalhes a seguir, para não restarem dúvidas sobre o assunto!
Novas regras para empréstimo consignado em 2022
Segundo o INSS, algumas mudanças propostas para o crédito consignado já passam a valer a partir do primeiro dia de 2022. Confira a seguir quais são as novas regras!
Margem do consignado
Por conta da pandemia, a margem consignável passou de 35% para 40%, contudo, só vale até a data de 31/12/2021. Até o momento o público consignado poderia solicitar crédito com até 35% de margem mais 5% via cartão de crédito consignado.
Entretanto, a partir de 01/01/2022 o limite do empréstimo consignado volta a ser de 35%, sendo 30% válido para a solicitação de crédito e mais 5% para uso no cartão de crédito.
Suspensão das parcelas do empréstimo consignado do INSS
As pessoas que já têm empréstimos consignados em andamento, ainda podem pedir a suspensão de até quatro parcelas, porém só até o dia 31/12/2021.
Já a partir do próximo ano, o serviço de suspensão das prestações não será mais oferecido por todas as instituições bancárias.
Por isso, no ano que vem, se você precisar pedir para dar uma pausa nas parcelas de seu empréstimo, terá que verificar com seu banco ou financeira a possibilidade.
Empréstimos que um beneficiário do INSS pode pedir simultaneamente
Até o momento, quem solicita um empréstimo consignado do INSS, pode ter direito até 9 créditos ativos ao mesmo tempo, em diferentes instituições financeiras, desde que o valor das parcelas não sejam superiores a 40% do valor do benefício/salário recebido.
Contudo, uma das novas regras para empréstimo consignado INSS em 2022 é com relação a esse limite, que fica valendo somente até o dia 31/12/2021.
Tempo de parcelamento do empréstimo
Com a pandemia, o INSS liberou um maior prazo de pagamento para aqueles que solicitaram crédito consignado.
Antes, o cliente podia dividir o valor em até 72 meses, mas agora o prazo é de até 84 meses, o que representa sete anos.
Entretanto, nada muda nesse sentido, ou seja, em 2022 continua valendo a ampliação do tempo de parcelamento do empréstimo consignado.
Além disso, vale lembrar que as parcelas do crédito consignado são pagas de forma diferente dos outros tipos de empréstimo, como o pessoal e o crédito com garantia.
No consignado, o cliente deixa seu salário como garantia de pagamento e assim, o valor das prestações é descontado automaticamente todos os meses de sua folha de seu salário/benefício.
Vale a pena fazer um empréstimo consignado?
Com o anúncio das novas regras para empréstimo consignado INSS em 2022, muitas pessoas estão se questionando se continuará valendo a pena solicitar esse tipo de crédito.
Bom, mesmo com a margem consignável menor, a não possibilidade de suspender parcelas e a redução no número de crédito simultâneo, saiba que essa ainda é uma das melhores opções de crédito do mercado brasileiro.
Os empréstimos consignados são os que têm as menores taxas de juros (entre 0,70% e 1,89% ao mês), perdendo apenas para os empréstimos com garantia de imóvel e veículo.
Além disso, é o tipo de empréstimo que costuma oferecer o maior tempo de pagamento, o que pode ser ótimo para o bolso do cliente, principalmente quando o valor solicitado é maior, pois assim as parcelas não ficam altas e não pesam no orçamento.