Negociação de dívidas: Procon-SP lança central do superendividado

Confira aqui os últimos detalhes sobre a nova central do Procon-SP para que os consumidores possam negociar suas dívidas com mais facilidade a partir de agosto!

mulher em pé, segurando um notebook aberto e apontando o dedo para você

A negociação de dívidas é sempre um assunto que preocupa bastante os brasileiros, visto que atualmente temos quase 62 milhões de consumidores brasileiros com o nome negativado, segundo dados do Serasa, e mais de 30 milhões superendividados. 

O problema é que mesmo que a vontade de acabar com a dívida seja grande, em muitos casos, falta oportunidade de uma negociação com melhores condições, isto é, prazos de pagamento estendidos, com menores taxas de juros e com parcelas que caibam no bolso.

Dependendo do tipo de dívida, os juros são tão altos que em pouco tempo o consumidor se vê em “um beco sem saída”, tendo que infelizmente deixar a dívida em seu nome, como é o caso das dívidas com cartão de crédito e cheque especial.

Por isso, pensando em facilitar a vida dos brasileiros que buscam uma forma de regularizar a sua situação financeira, o Procon de São Paulo anunciou o lançamento de uma central para superendividados renegociarem seus débitos.

O serviço de negociação de dívidas funcionará através de plataforma online, que começará a funcionar já no mês de agosto. A medida foi pensada após a nova lei do superendividamento, sancionada semana passada.

Como funcionará a negociação de dívidas na central do Procon-SP?

Os consumidores que desejam pagar suas dívidas e limpar o nome poderão preencher um breve formulário, declarando sua atual condição de superendividamento.

É considerado superendividado toda a pessoa que tem débitos em atraso em seu nome e não consegue pagar o valor acordado com o credor sem colocar em risco sua subsistência.

Ou seja, é escolher entre pagar uma dívida ou botar comida na mesa e pagar as despesas básicas, como contas de água e luz.

Além disso, durante o preenchimento do cadastro, será preciso informar quais são seus credores, ou seja, as empresas que você está devendo, bem como o atual valor da dívida e uma sugestão de como poderá fazer o pagamento em até cinco anos.

Por meio desse cadastro prévio, a empresa credora será convocada, para que analise a proposta de renegociação, aprovando um plano que atenda tanto às suas necessidades quanto a do consumidor.

Caso o credor não concorde com a oferta de negociação de dívida proposta pelo superendividado, os documentos serão encaminhados à Defensoria Pública, que poderá ingressar com uma ação judicial, para formalizar o pedido de renegociação.

Vantagens de negociar suas dívidas através dessa central

De acordo com Fernando Capez, diretor executivo do Procon/SP, a central de renegociação de dívidas oportunizará a resolução do problema de forma mais ágil e menos burocrática.

Inclusive, por meio da central gratuita e 100% online, o superendividado não precisará ter custos adicionais, como é o caso de quem contrata um advogado para renegociar os débitos pendentes.

Além disso, esse serviço facilitará o processo de negociação, dando ao consumidor superendividado a chance de aproveitar os direitos garantidos na nova lei.

Então, a nova central de renegociação de dívidas do Procon/SP é uma ótima maneira para você que está com o nome negativado conseguir pagar seus débitos sem comprometer seu orçamento, voltando a ter o nome limpo e crédito no mercado.