O que é o mercado de ações?

Você sabe o que é o mercado de ações? Neste guia, vamos lhe explicar tudo sobre como ganhar dinheiro com ações!

gráfico de ações

É bem provável que você já tenha ouvido falar do mercado de ações, não é mesmo? Afinal de contas, no noticiário é comum se ouvir esse termo, que, muitas vezes, parece distante da realidade de boa parte das pessoas.

No entanto, ele é facilmente acessado, especialmente por aqueles que desejam grandes oportunidades no quesito rentabilidade financeira.

Porém, com os altos ganhos também surgem os riscos, por isso é tão importante entender sobre esse mundo.

Sendo assim, para lhe ajudar, abaixo estão todas as informações que você precisa saber sobre o mundo das ações. Confira!

Afinal, o que é o mercado de ações?

É importante começar compreendendo do que se trata esse mercado, que basicamente consiste em um ambiente na qual empresas de capital aberto realizam as negociações referentes aos seus patrimônios.

De forma geral, as operações de compra e venda ocorrem em uma bolsa de valores, mas também podem acontecer nesse mercado de balcão, onde as companhias fazem a vendas dos seus ativos aos investidores.

Como você já deve ter visto no noticiário e até mesmo na internet, mudanças econômicas, políticas e movimentações de grandes empresas causam reações na bolsa de valores.

Por conta disso, o medo de investir em ações é algo ainda bastante presente, porém muitas pessoas estão buscando compreender como funciona esse mercado tão dinâmico.

Afinal de contas, existem altos e baixos, porém, na prática, com conhecimento certo, é totalmente possível ir em busca de boas oportunidades para que o risco seja amenizado.

E como funciona?

Uma maneira bem simples de entender a dinâmica desse mercado é comparando-o a uma feira. Contudo, ao invés de existir mercadorias dos mais diferentes tipos, as empresas ofertam ações, que também são conhecidas como “papéis”. Logo, isso quer dizer que elas buscam fazer a negociação de uma pequena fração do patrimônio que construíram.

Dessa maneira, quanto maior for o interesse dos compradores, mais dinheiro as companhias são capazes de arrecadar e maior é o seu valor de mercado também.

Ao fazer a aquisição de ações de uma determinada empresa, é natural que o investir acredite que aqueles papéis vão valorizar, assim ele consegue obter a rentabilidade, vendendo por um preço maior do que adquiriu.

Então, é importante compreender que essa é uma negociação que ocorre na bolsa de valores, chamada de B3 aqui no Brasil.

O que são as ações?

As ações fazem referência a uma parte do capital das empresas ou sociedades anônimas. Assim, elas representam um pequeno pedaço da companhia que fez essa emissão.

Dessa maneira, quem detém os papéis são chamados de acionistas e possuem direitos segundo o número de ações que possuem.

Portanto, é importante saber que as ações são consideradas investimentos da renda variável, uma vez que a obtenção dos dividendos depende do desempenho da empresa.

Assim sendo, o mercado de ações sofre variações por causa de vários fatores, o primeiro deles é a questão da oferta e da procura. Quando existem muitas pessoas querendo fazer a compra de um papel, o preço natural vai subir. Por outro lado, se muitas pessoas desejam fazer a venda, o valor cai.

E, como mencionado, há também impactos externos, como movimentação política e econômicas.

Objetivos do mercado de ações

Embora seja possível perder ou ganhar dinheiro com o mercado das ações, o objetivo não está ligado a volatilidade, salvo aqueles investidores que realizam operações de curto prazo, como Day Trade e swing trade, por exemplo.

De forma ampla, a compra e venda de ações cumprem funções diferentes dentro da economia, para as empresas e até mesmo para os investidores.

Para as empresas

A empresa pode fazer uma oferta de ações, em busca de se capitalizar, conseguindo recursos para fazer novos investimentos e até mesmo expandir a área de atuação ou até mesmo quitar dívidas e melhorar a saúde financeira.

Dessa forma, a companhia desenvolve as condições para o crescimento, produzindo mais, gerando renda e, a partir disso, se torna mais atraente para os investidores.

Para os investidores

O mercado de ações possibilita que o investidor consiga um bom negócio, obtendo lucro e rentabilidade, sem participar das questões burocráticas da empresa, como administração e gestão da mesma, por exemplo.

E como investir no mercado de ações?

É muito fácil começar a investir no mercado das ações. Veja como começar agora mesmo!

Abra a conta em uma corretora

A abertura de uma conta em uma corretora é o primeiro passo para você começar a investir na bolsa de valores.

Ao contrário do que se acredita, é muito fácil fazer a abertura da conta, visto que muitas instituições permitem que esse procedimento seja feito pela internet.

Escolha suas ações

Após a abertura da conta você deve fazer o envio do dinheiro a qual será usado para realizar a aplicação.

Em seguida, você deve escolher quais ações vai adquirir. Para fazer boas escolhas, pesquise sobre a empresa que deseja aplicar e não sinta vergonha de buscar ajuda de profissionais experientes.

Faça a aplicação

Para finalizar, você deve fazer a aplicação, que, geralmente, é feita na plataforma de investimento da corretora.

Por conta disso, é importante investir através de uma plataforma de fácil uso, simples e intuitiva. Assim você consegue focar no que importa: o seu dinheiro.

Conclusão

Investir no mercado de ações é uma excelente opção se você tem em mente a rentabilidade.

Contudo, é essencial ter cuidado, visto que há muitas oscilações existentes dentro da bolsa de valores.

No entanto, com um pouco de estudo e conhecimento é possível amenizar os riscos existentes.