Mais de 10 milhões de brasileiros já entregaram a declaração do imposto de renda 2021

Até o momento, mais de 10 milhões de pessoas já fizeram a sua declaração do imposto de renda, fique atento para não perder o prazo e acabar se complicando com a Receita!

duas pessoas mexendo no computador

O prazo para a declaração do imposto de renda é sempre uma das preocupações dos contribuintes, afinal, o atraso na declaração acarreta em multa, que varia entre R$165,74 até 20% sobre o valor do imposto devido à Receita Federal, acrescido de juros de mora. 

Por isso, muitos brasileiros já trataram de prestar contas à Receita, no qual nesta segunda-feira (5 de Abril) mais de 10 milhões de contribuintes já tinham entregue suas declarações do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) referente ao ano anterior (ano-base 2020). Dessas, 37 mil foram entregues via certificado digital.

Entretanto, quem precisa declarar imposto de renda 2021 tem até o dia 30 de Abril, ou seja, faltando menos de um mês para o fim do prazo, apenas 30% do número de contribuintes esperados para o ano fizeram suas declarações.

Sendo assim, como você já sabe: “tempo é dinheiro” e seja para evitar pagar multa ou para antecipar a restituição do imposto, é preciso ficar de olho no calendário. Nesse sentido, saiba que você pode contar com o sistema da Receita Federal para enviar a sua declaração do imposto de renda durante 20 horas por dia.

Caso tenha dúvidas ou não esteja conseguindo fazer a sua declaração, no site oficial da Receita você encontra informações sobre como preencher imposto de renda 2021, bem como pode consultar as regras com relação às despesas que podem ou não ser usadas para a dedução.

Possível alteração no prazo para a entrega da declaração do imposto de renda

Até agora, o prazo final para o preenchimento do imposto de renda é até às 23h59min59s do dia 30 de abril, conforme o horário de Brasília. Porém, há grandes chances de que a data mude, pois semana passada a Câmara de Deputados aprovou um projeto para estender o prazo final.

O Projeto de Lei número 639 prevê que as declarações possam ser entregues até o dia 31 de Julho. Mas, por enquanto, ainda não está nada definido, uma vez que a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

 Se o prazo para declaração do imposto de renda for alterado, nada muda com relação às outras datas já definidas no cronograma. 

Assim, o calendário de restituição do IR segue o mesmo, com o pagamento do primeiro lote já sendo feito agora no mês de Maio.

Além disso, o Projeto de Lei 639/21 autoriza o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até o dia 31 de Julho, sem a incidência de juros ou penalidades.

Onde procurar ajuda?

Quem declara imposto de renda sempre tem dúvidas, independentemente de quantas vezes já tenha feito isso.

Porém, este ano, em decorrência da pandemia e das medidas sanitárias de isolamento social, o atendimento presencial da Receita está suspenso. 

Assim, caso você precise de uma orientação na hora de como preencher imposto de renda 2021, a alternativa este ano é recorrer a página “Meu Imposto de Renda”. 

Essa página foi elaborada pela própria Receita Federal e serve para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. 

Além disso, casos simples podem ser resolvidos na opção de “Ajuda” no próprio programa de envio da declaração do imposto de renda.

Já se o caso é mais complexo, uma boa alternativa é baixar o documento “Perguntão”, que contém mais de 700 dúvidas respondidas de forma bem detalhada.

Se ainda assim você permanecer com dúvidas, é possível solicitar o atendimento via site, na opção “Fale Conosco” ou através do plantão virtual de faculdades.

Não é preciso pagar um contador para ter ajuda profissional na declaração do imposto de renda

Nem todos os contribuintes sabem como fazer declaração do imposto de renda e acabam recorrendo à contadores para realizar o serviço.

Mas, saiba que você não precisa pagar para ter ajuda profissional, pois você pode contar com o auxílio de estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis de diversas faculdades do Brasil.

Inclusive, é possível agendar videoconferências com esses profissionais para tirar suas dúvidas e orientá-lo no preenchimento da declaração do imposto de renda.