5 excelentes investimentos isentos de imposto de renda

Veja neste guia rápido quais são os investimentos de renda fixa que não descontam imposto, ou seja, o rendimento é só seu!

conceito de soluções de lucro de mãos de crescimento de negócios simbolizando os investimentos de renda fixa isentos de imposto de renda

Embora muitos investidores iniciantes não façam a mínima ideia, saiba que existem bons investimentos isentos de Imposto de Renda (IR), ou seja, é possível ganhar dinheiro sem precisar pagar tributo por isso.

E sabe o que é melhor do que isso? Além de serem isentos de imposto, também são opções muito rentáveis, pois costumam render acima da inflação.

Por isso, para aproveitar a “onda” da Taxa Selic em alta, que valoriza e aumenta os rendimentos dos investimentos em renda fixa, separamos para você uma lista com as cinco melhores aplicações isentas de tributação! Vamos conferir?!

5 melhores investimentos de renda fixa isentos de imposto de renda

Seja para começar a investir seu dinheiro, sair da poupança que tem baixa rentabilidade ou até mesmo para diversificar a sua carteira de ativos, é fato que com a atual Selic, os investimentos em renda fixa estão em alta.

Por isso, nada melhor do que ficar atento às opções que podem trazer mais dinheiro para o seu bolso, certo?

Só para ter uma noção do quão desagradável pode ser a tributação, o investidor pode chegar a pagar alíquota de até 22,5% de imposto em um investimento.

Então, para ficar com 100% do lucro do seu investimento, confira a seguir quais são os cinco melhores investimentos de renda fixa sem tributação!

1 – LCI

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são ótimas opções de renda fixa com rentabilidade acima da média. Basicamente, ao comprar uma LCI, o investidor empresta dinheiro para o banco e como recompensa, recebe juros por isso.

Esse tipo de investimento é bem semelhante ao CDB, porém, com a diferença de que neste caso você está financiando projetos do banco voltados ao setor imobiliário.

CONHECER MAIS SOBRE LCI

2 – LCA

Outro tipo de investimento isento de imposto de renda e que tem boa rentabilidade são as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Essa modalidade é igualzinha ao investimento em LCI, com a diferença de que se trata de uma aplicação voltada ao setor do agronegócio.

Assim, o dinheiro que você empresta ao banco é investido em projetos ligados ao agronegócio.

CONHECER MAIS SOBRE LCA

3 – CRI

O Certificado de Recebíveis Imobiliário (CRI) também é uma ótima opção de investimento que não cobra imposto de renda e embora o nome pareça complicado, saiba que é uma aplicação bem fácil.

Imagine uma construtora que vende imóveis na planta. Para receber o dinheiro mais rápido, ela contrata uma empresa que transforma essas dívidas (recebíveis) em um título, o CRI.

É nisso que você está investindo o seu dinheiro, ou seja, em um título que gera o direito de crédito a você investidor.

4 – CRA

O Crédito de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é semelhante ao investimento em CRI, mas com a diferença de que o título é voltado para o setor do agronegócio.

Basicamente, ao investir o seu dinheiro em um título CRA, você está comprando uma dívida de pagamento do setor agrícola, sendo recompensado com juros.

Mas, atenção, pois é importante lembrar que, diferente de um CDB, LCI e LCA, o investimento em CRI e CRA não tem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Sendo assim, se o banco que você investiu seu dinheiro e emitiu o título vir a decretar falência, infelizmente, o investidor fica no prejuízo.

Mas, por ser um investimento de risco um pouco mais elevado, a rentabilidade é maior. Tudo depende do seu perfil de investidor e do risco que está disposto a correr.

CONHECER MAIS SOBRE CRA

5 – Debêntures Incentivadas

As debêntures são aplicações de renda fixa parecidas com os CDB’s, mas em vez de títulos de dívidas de bancos, trata-se de dívidas de empresas.

Essas são emitidas por empresas do ramo da infraestrutura, tais como construções de estradas, ferrovias e aeroportos, com a finalidade de arrecadar recursos para tais projetos.

Contudo, atenção, pois nem todas as debêntures são isentas do pagamento de imposto de renda, apenas as incentivadas, também conhecidas como debêntures de infraestrutura.

CONHECER MAIS SOBRE DEBÊNTURES

Conclusão

Portanto, agora você já sabe quais são os investimentos isentos de imposto de renda, não é mesmo?

Todas as cinco opções mencionadas aqui, além de ter ótima rentabilidade para a renda fixa, também são tipos de aplicações seguras, pois a chance de perder dinheiro é muito baixa em comparação aos investimentos em renda variável.

Por isso, diga adeus a Poupança, que, normalmente, perde dinheiro para a inflação! Aproveite a alta da Selic para diversificar sua carteira de ativos e assim conseguir obter um maior lucro em seus investimentos!